Com as diversas inovações tecnológicas e o avanço da internet como protagonistas do cotidiano, tem se tornado cada vez mais comum o funcionamento de equipes a partir de um escritório digital.
Por causa disso, diversas áreas do mercado têm passado por adaptações a fim de aproveitar as possibilidades surgidas com todas essas mudanças. O meio jurídico também tem seguido esse caminho.
Hoje grande parte dos tribunais já digitalizaram muitos dos seus processos e audiências online. A advocacia digital também vem ganhando cada vez mais espaço conforme os advogados vão percebendo as vantagens trazidas pela adoção de um escritório digital.
No entanto, ainda são poucas as bancas que conseguiram realizar a migração digital e dispor de um escritório totalmente digital. É comum, inclusive, que esse processo assuste quem não é especialista no assunto e acabe afastando-o dessa nova realidade.
Sabendo disso, a ADVBOX desenvolveu o DIAGNÓSTICO RADAR. Esse projeto tem por objetivo auxiliar os gestores e advogados que desejam realizar essa migração e passar a usufruir de um escritório digital e de todas as possibilidades trazidas por ele.
Como implantar um escritório digital?
Por já atuar há vários anos no mercado da advocacia digital, a ADVBOX possui um conhecimento profundo sobre a área.
Nesse meio tempo já pôde auxiliar centenas de Bancas que almejavam realizar a transição do escritório físico para o escritório digital, permitindo que elas aproveitem todas as possibilidades trazidas pela aliança entre tecnologia e advocacia.
Dessa forma, o DIAGNÓSTICO RADAR foi pensado para ser uma experiência positiva e significativa, apresentando, para isso, todos os benefícios da transição digital. Para tornar todo o processo do DIAGNÓSTICO RADAR ainda mais enriquecedor contamos com o auxílio da consultora Amanda Tolazzi.
Com mais de 10 anos de carreira na área de inovação e gestão, Amanda tem vasta experiência com assessoria à empresas que buscam se renovar constantemente e se destacar no mercado e em sua área de atuação.
Aplicando todo seu conhecimento ao mercado jurídico, Amanda é capaz de impulsionar a transformação digital das equipes de advocacia e auxiliar na implementação do escritório digital almejado por muitos gestores.
O que é o DIAGNÓSTICO RADAR?
O DIAGNÓSTICO RADAR parte de uma análise realizada por nossa equipe de especialistas no fluxo de trabalho de clientes da ADVBOX. Após essa análise, é produzida e apresentada ao gestor do escritório uma cartilha onde são reunidas métricas referentes à maturidade digital da sua equipe.
Sendo assim, ele é indicado aos escritórios que já utilizam a ADVBOX, mas ainda não conseguiram digitalizar totalmente seus processos internos. Ou seja, equipes que ainda não descobriram todos os poderes trazidos pela implantação do escritório digital.
Todo gestor que, junto ao seu escritório, inicia a caminhada na advocacia digital percebe que sempre existem possibilidades para se ir além.
Quais as vantagens trazidas pelo escritório digital?
O aumento da produtividade e a melhora nas condições de trabalho da equipe são rapidamente perceptíveis, mas é possível perceber que ainda há muito a crescer com uma exploração aprofundada das funcionalidades trazidas pelo escritório digital.
Todavia, nem sempre fica claro ao gestor o que é preciso ser feito para dar continuidade ao processo de otimização digital, afinal, nem todos aqueles que atuam no mercado jurídico são grandes conhecedores da tecnologia.
Pensando nisso, a ADVBOX desenvolveu o DIAGNÓSTICO RADAR para tudo que aprendemos em todos esses anos de atuação no mercado da advocacia digital acessível a nossos clientes. Para isso, buscamos unir nossa expertise tecnológica ao conhecimento técnico jurídico dos gestores a fim de tirar o máximo de cada um.
Qual a importância do DIAGNÓSTICO RADAR?
A melhor forma de realizarmos uma tarefa sobre a qual não temos conhecimento é recebendo suporte de quem já entende do assunto. E, como dito antes, nem sempre o advogado gestor tem o conhecimento necessário para coordenar a transição para o escritório digital.
Esse é o principal motivo pelo qual o DIAGNÓSTICO RADAR se apresenta como uma ferramenta de extrema importância para todos aqueles que desejam integrar seus escritórios a um novo modelo de advocacia.
É muito importante frisar que durante a fase de desenvolvimento do DIAGNÓSTICO RADAR nossa equipe teve uma preocupação constante com o conteúdo que a ser abordado. Por isso, ele vai além da apresentação dos problemas encontrados e aborda as possíveis soluções.
Além disso, nos preocupamos de forma constante com a adequação de nossos clientes às novas funcionalidades tecnológicas, pois entendemos que essa é a melhor maneira de garantir a sobrevivência de um escritório em um mercado cada vez mais competitivo.
O DIAGNÓSTICO RADAR é, como dito anteriormente, o primeiro passo da migração para o escritório digital, além de também dar início ao desenvolvimento da cultura data driven a partir da utilização do Business Intelligence (B. I.).
O que é data driven?
O conceito de Data driven diz respeito a processos organizacionais orientados por dados. Ou seja, quando o escritório define suas metas e decide as decisões tomadas com base em dados. O mais comum e indicado é que esses dados sejam obtidos através de análises de métricas sobre o mercado em que se está inserido.
Os dados geradores de métricas também podem ser obtidos com base nos próprios clientes do escritório. Isso é muito importante principalmente no momento de tomar decisões com relação a processos internos da Banca. Dessa forma, com base no comportamento dos clientes, é possível prever as demandas futuras.
Por esse motivo, apresentar a cultura data driven aos escritórios é fundamental. A partir dessa implementação, o escritório será capaz de definir suas próprias metas e saber o que precisa ser feito para atingi-las da maneira mais ágil e com uma quantidade mínima de riscos.
O que é Business Intelligence (B. I.)?
O Business Intelligence (B. I.), ou Inteligência de Negócios em português, por sua vez, é o processo de coleta de dados a serem utilizados pela empresa ou escritório.
O B. I. já é muito utilizado no mundo empresarial, e com o avanço da tecnologia digital está se tornando cada vez mais comum no mundo jurídico.
É importante deixar claro que o B. I. não é uma ferramenta em si, mas um conceito. Sua aplicação se dá através de diversas tecnologias desenvolvidas especificamente para isso. Sendo assim, seu objetivo é complementar ao da cultura de data driven.
A coleta e análise de dados proporcionadas pelo B. I. permite que se encontre informações concretas sobre um determinado assunto ou problema que deve ser solucionado, por isso sua importância. Ou seja, com ele é possível ter acesso até mesmo a pequenos detalhes que estejam interferindo nos resultados obtidos pelo escritório.
O que é avaliado com o DIAGNÓSTICO RADAR?
O DIAGNÓSTICO RADAR utiliza a metodologia da maturidade digital para para avaliar 112 marcos de sucesso das 7 áreas que compõem o escritório digital. Assim, é possível estabelecer métricas que apontam com exatidão o nível de maturidade digital da equipe do escritório.
Com essas métricas nossa equipe é capaz de guiar o gestor e sua equipe na direção necessária para realizar as adaptações necessárias para que a migração digital se realize de maneira satisfatória.
Essa avaliação abrange tanto o back office quanto o front office do escritório, em uma atuação completa e muito abrangente. Além disso, ela tem como base as 4 fases do escritório digital.
Quais são as 7 áreas do escritório digital?
O escritório digital é constituído pelas áreas de Marketing, Negociação e Fechamento, Atendimento Pós-Venda, Produção Jurídica, RH/Produtividade, Controladoria e Financeiro.
Durante a apresentação do DIAGNÓSTICO RADAR é apresentado ao gestor as possíveis melhorias a serem realizadas em cada uma dessas áreas para garantir a completa otimização do escritório digital.
Essas melhorias são detalhadas para cada uma das fases e ao apresentar, o gestor tem a oportunidade de esclarecer possíveis dúvidas que surjam. Ou seja, o DIAGNÓSTICO RADAR assume também um importante papel pedagógico.
Quais são as 4 fases do escritório digital?
As 4 fases do escritório digital são adoção, engajamento, otimização e expansão. Cada uma delas traz características específicas que apontam o grau de maturidade digital do escritório.
- ADOÇÃO: Início da implantação das ferramentas de trabalho digitais e da eliminação dos fluxos físicos.
- ENGAJAMENTO: Fluxo de trabalho totalmente digital e inserido na rotina de trabalho de toda a equipe.
- OTIMIZAÇÃO: Série de melhorias de alto impacto que elevam o nível da qualidade da produção e da gestão jurídica.
- EXPANSÃO: Humanos e tecnologia em uma ampla integração e capazes de adentrar um ciclo virtuoso de crescimento intenso e ganhos em escala.
Com isso, é possível desenvolver uma estratégia exclusiva para cada equipe apontando o caminho a ser seguido em direção à próxima fase do escritório digital.
Qual o passo a passo do DIAGNÓSTICO RADAR?
Para iniciar o DIAGNÓSTICO RADAR, nossa equipe acessará a conta do cliente interessado em realizar a migração para o escritório digital e fará a aplicação do checklist dos Marcos de Sucesso das fases de Adoção e Engajamento.
Ao todos, são analisados 112 marcos, domínio e habitualidade na rotina do fluxo de trabalho do escritório e da sua gestão. Após a análise, são produzidos um relatório completo e uma nota baseada na fase em que o escritório se encontra (de 1 a 10), além da geração do RADAR DO ESCRITÓRIO DIGITAL.
Após isso, é marcada uma reunião devolutiva, a fim de explicar os pontos fortes da rotina de trabalho e da gestão, assim como mostrar quais são os pontos de atenção e que precisam de melhoria.
O que é abordado na reunião do DIAGNÓSTICO RADAR?
A reunião realizada com o gestor é oferecida gratuitamente e tem a finalidade de conhecer o fluxo de trabalho da equipe e compreender quais são as necessidades que o escritório possui para a realização da transição para o escritório digital.
Essa compreensão do fluxo de trabalho se dá com base no relatório apresentado anteriormente ao gestor e possibilita ao gestor compreender tudo que foi apreendido por nossa equipe durante a análise.
Para isso, nosso consultores abordam possíveis adaptações em cada uma das áreas do escritório digital de forma detalhada para que o gestor seja capaz de refletir sobre sua adoção e as melhorias trazidas por ela.
Quais as possibilidades apresentadas para o front office do escritório?
Otimizar a agilidade de processos de front office da Banca é uma das principais vantagens da implantação do escritório digital. Por esse motivo, durante o DIAGNÓSTICO RADAR são apresentadas as modificações que podem conduzir a equipe nesse caminho.
Assim, são descritas possibilidades para a implementação ou melhoria do marketing jurídico ideal, com enfoque para a utilização das redes sociais e a possibilidade de conhecer a perfil de cliente ideal para o escritório, a fim de otimizar a prospecção de clientes.
Além disso, é interessante observar que uma das grandes diferenças do escritório digital para o tradicional é a importância dada ao atendimento ao cliente. Com isso, nossos consultores demonstram quais estratégias podem ser adotadas pela equipe para garantir seu destaque perante as demais bancas.
E como o back office é impactado pelo DIAGNÓSTICO RADAR?
O incremento na qualidade da produção jurídica é a principal diferença percebida após a implantação do escritório digital e, por esse motivo, recebem a atenção devida durante o DIAGNÓSTICO RADAR.
Caso ainda não seja utilizado pelo escritório atendido, o sistema RIDT (Recebe Intimação, Distribui Tarefas) é apresentado com a demonstração de todas as possibilidades apresentados por ele.
Também aborda-se a centralidade que a comunicação multilateral tem para o escritório digital e como a padronização de processos internos afeta os resultados obtidos pela banca.
Qual o resultado final do DIAGNÓSTICO RADAR?
O DIAGNÓSTICO RADAR é marcado por um intenso aprendizado e uma evolução significativamente positiva para todo o escritório, para a equipe e para o gestor.
Todo gestor sabe que a melhor forma de fazer seu escritório crescer é investindo em inovações e na formação de seus colaboradores, essa é a única maneira de garantir que as otimizações atingidas não serão temporárias.
Como já dito anteriormente, no DIAGNÓSTICO RADAR compartilhamos toda a expertise com relação à implantação do escritório digital que adquirimos em todos esses anos trabalhando com a advocacia digital.
Essa é a garantia de que seu escritório estará preparado para enfrentar todos os obstáculos trazidos pelas mudanças pelas quais o mundo está passando.
Quer vivenciar essa experiência? Entre em contato com um dos nossos consultores para mais informações do DIAGNÓSTICO RADAR!