Você sabe como fazer prospecção de clientes para escritórios de advocacia? Entender como se faz o processo, e como atrair um número maior de pessoas, é essencial para garantir melhores condições financeiras para um escritório.
Contudo, nem todos os advogados sabem como realizar o processo de prospecção de clientes, e por isso resolvemos escrever este artigo. No texto abaixo, você vai descobrir como prospectar e como a advocacia digital pode te ajudar nesta tarefa. Confira!
O que é prospecção de clientes na advocacia?
Antes de falarmos sobre como fazer prospecção de clientes, precisamos entender o que é a prospecção de fato. Basicamente, estamos falando sobre a busca por clientes em potencial, ou seja, contatos que podem vir a fazer negócios com o seu escritório.
É por meio da prospecção de clientes que o escritório consegue criar e fortalecer uma relação com o público. Porém, é claro, para que isso aconteça, é preciso montar uma estratégia para atrair potenciais clientes para o advogado.
Em todo caso, a prospecção é essencial para o escritório que quer definir qual será o público que irá lidar no mercado. Além disso, também é a responsável por tornar possível o fechamento de contratos, logo, é importante também para as finanças.
O que não pode ser feito na prospecção de clientes?
Não se permite que os escritórios de advocacia façam qualquer tipo de propaganda, como ocorre em outros ramos do mercado. Se prevê no Código de Ética da OAB algumas diretrizes que se deve seguir à risca por advogados.
Isso porque, dessa maneira, evita-se a mercantilização da profissão, além de evitar que advogados mal intencionados lesem clientes. Em todo caso, recomenda-se que você consulte o Código de Ética para se inteirar sobre o que se permite ou não.
Porém, abaixo, vamos listar algumas das práticas que se deve evitar a todo custo ao fazer propaganda do escritório:
- Citar honorários, tabelas de preços, formas aceitas de pagamento, entre outras informações do tipo;
- Utilizar cores, figuras, desenhos ou outros aspectos visuais que não se apropriem ao meio advocatício;
- Falar sobre funções públicas, cargos já ocupados, entre outras relações do tipo que possam ajudar na captação de clientes;
- Utilizar a televisão, o rádio ou outdoors para anunciar seus serviços;
- Quebrar o sigilo profissional exigido para advogados;
- Divulgar a sua demanda ou a sua lista de clientes.
Como você pode ver, são muitos os cuidados a se tomar quando estamos falando sobre propaganda jurídica. Porém, é importante entender que não citamos todos, e por isso, é essencial a leitura completa do Código de Ética da profissão.
Como fazer prospecção de clientes para seu escritório?
Enfim vamos falar sobre como fazer prospecção de clientes para o escritório de advocacia. O processo, hoje, pode ser feito com o auxílio de ferramentas digitais que facilitam as etapas de atração de público, essencial para o seu sucesso.
De toda forma, confira os tópicos abaixo para conhecer dicas que vão facilitar a prospecção de clientes por parte do seu escritório!
1. Defina as ferramentas que vai utilizar
Quando falamos sobre como fazer prospecção de clientes, precisamos definir as ferramentas que serão utilizadas. Escolher as redes sociais que servirão de ponte para a relação com o público, por exemplo, faz parte dessa etapa de planejamento.
Além disso, definir se elas serão congregadas com outras plataformas também é um ponto importante. Fazer um post no Instagram direcionando para materiais em vídeo no YouTube é um exemplo de uso de mais de uma plataforma para alcançar seus objetivos.
Em todo caso, defina as redes sociais e outros canais que podem ser interessantes de acordo com o seu público. Faça pesquisas e descubra quais plataformas são mais utilizadas por pessoas que procuram pelos serviços do seu escritório.
2. Tenha constância nas publicações
Um ponto muito importante para garantir a sua relevância na internet, e, consequentemente, prospectar clientes, é a constância nas suas publicações. É essencial que o seu escritório tenha um calendário estruturado de postagens para tornar os canais movimentados.
Isso porque, vendo que as redes sociais ou o blog do seu escritório contam com postagens recentes, as pessoas entendem que o seu negócio está ativo. Entrar em um perfil e ver que o último post foi feito há meses não é um bom sinal do ponto de vista de um cliente.
De toda forma, monte um calendário de postagens para todos os canais utilizados, até para que as plataformas entreguem conteúdo para o público. Dessa maneira, você ganha autoridade na internet, facilitando o processo de prospecção de clientes.
3. Produza conteúdo com informações valiosas para o público
Um ponto indispensável quando estamos falando sobre como fazer prospecção de clientes é a produção de conteúdo. Como já citamos, é essencial que você escolha os canais corretos, além de contar com uma boa constância de posts na internet.
Contudo, também é essencial estar atento ao que é postado, ou seja, ao conteúdo a ser divulgado pelo seu escritório. É essencial que os artigos jurídicos do seu blog, por exemplo, contem com material de qualidade para sanar as dúvidas dos seus leitores.
Além disso, é interessante que as postagens nas redes sociais também sejam diretas para responder às questões do público. Quanto mais conteúdo de valor você gerar, maior será a sua visibilidade dentro das plataformas digitais para prospectar clientes.
4. Demonstre que é um especialista na sua área
Uma estratégia que costuma trazer bons resultados é a de investir em um nicho jurídico específico. Tornar-se um especialista em Direito da Família, por exemplo, pode ajudar seu escritório a se tornar uma referência dentro desse segmento, do ponto de vista do cliente.
Dessa maneira, quando surgirem questões a serem resolvidos nesse âmbito, o seu escritório ganha mais chances de fechar contratos. Sabemos que isso pode te impedir de aceitar outras oportunidades, porém, ainda assim, é um bom caminho a ser seguido.
Isso porque, é melhor se portar como um especialista em pelo menos uma área, do que não demonstrar grande domínio sobre nenhuma delas. Em todo caso, investir em um nicho específico é uma boa forma de chamar a atenção de potenciais clientes.
5. Exercite a sua rede de contatos
Outra forma de fazer prospecção de clientes é exercitando a sua rede de contatos, prática chamada de networking. Ter uma boa quantidade de contatos para serem acionados, seja para fazer parcerias, ou fechar contratos, é positivo para o seu escritório.
E para que isso seja possível, é indicado que o seu escritório esteja presente em eventos voltados para o ramo. Dessa forma, você pode ter contato direto com potenciais parceiros e clientes, o que ajuda no crescimento do seu negócio.
Em todo caso, seja para aumentar a carteira de clientes, ou ainda para ganhar conhecimentos, os eventos são excelentes aliados. Não deixe de participar dos que acontecerem em sua região ou de maneira remota.
A advocacia digital pode ajudar na prospecção de clientes?
Agora que já vimos algumas dicas de como fazer prospecção de clientes, precisamos falar sobre a advocacia digital. Como você percebeu, boa parte do processo de prospectar público passa por ferramentas que estão disponíveis na internet.
Sendo assim, é de extrema importância adequar o seu escritório à era digital, utilizando as tecnologias corretas. O ADVBOX CRM, por exemplo, é uma ferramenta que ajuda advogados a organizarem o escritório de maneira produtiva.
O sistema torna possível organizar os contatos de acordo com a etapa em que estão na jornada do cliente, por exemplo. Além disso, permite controlar a produtividade da equipe, tudo isso sem ser invasivo no espaço de cada um dos seus colaboradores.
Em todo caso, não deixe de aproveitar para conhecer a ferramenta e trazer o seu escritório para a era digital!
Mais conhecimento para você!
Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar: