Como criar conteúdo para marketing digital jurídico

Como usar o LinkedIn no marketing de advogado?

Marketing advogado: você sabe como o LinkedIn pode ajudar a aumentar o alcance do seu escritório? As postagens neste canal podem alavancar a carreira de advogados e torná-lo uma referência dentro do seu nicho advocatício.

Porém, para que isso seja possível, é necessário entender a forma correta de se portar dentro do LinkedIn. No texto a seguir, você vai descobrir como se posicionar dentro deste canal para se tornar uma referência dentro da rede social dos profissionais. Confira!

Por que utilizar o LinkedIn no Marketing para advogados?

Utilizar o LinkedIn pode ser extremamente útil para quem está pretendendo crescer no mercado de trabalho. A ferramenta torna possível fazer marketing advogado, além de facilitar que você crie conexões com clientes e possíveis parceiros.

O LinkedIn é um canal voltado, exclusivamente, para o ambiente profissional, e por isso, trabalhadores podem tirar bom proveito disso. Tanto é que, nesse canal, não vemos tantos memes e brincadeiras como em outras redes sociais.

E como o objetivo é justamente desenvolver o lado profissional, nada melhor do que utilizar esse espaço para aumentar o alcance do seu escritório. No LinkedIn, você pode fazer conexões e postar materiais que vão te ajudar a se tornar mais relevante no mercado.

De toda forma, para que isso seja possível, é necessário que você poste os conteúdos certos. Além disso, definir o público, e trabalhar a sua imagem pessoal, também são pontos que não podem ser ignorados por usuários da rede.

Marketing advogado: como usar o LinkedIn a seu favor?

Enfim, vamos apresentar dicas de marketing advogado para você aplicar ao seu LinkedIn e conseguir aumentar o seu alcance. Em todo caso, com o direcionamento correto, seu escritório não deve enfrentar dificuldades para alcançar os resultados desejados. Confira!

1. Defina o público para quem você está produzindo

O primeiro passo para conseguir se fazer marketing advogado no LinkedIn é definir quem será o seu público-alvo. Dessa maneira, é possível definir quais materiais serão postados e qual será a linguagem que você irá abordar em seus materiais, por exemplo.

Se o objetivo for produzir conteúdo para outros advogados, não existe problema em utilizar termos mais técnicos. Porém, se a sua meta for conversar com o público em geral, é interessante que a sua postura seja mais amigável e descomplicada.

Em todo caso, com base na persona que você definir, é possível direcionar os seus esforços e conseguir elaborar melhor sua estratégia. É indispensável que o escritório escolha com quem conversar para não acabar dialogando com ninguém.

2. Estabeleça metas de crescimento a serem alcançadas

Para aumentar o alcance do seu escritório, é interessante contar com algumas metas em sua estratégia. Seja de curtidas, engajamento em geral, ou ainda para aumentar conexões, é preciso estabelecer números de acordo com a realidade do seu perfil.

Contar com uma meta de prospecção é essencial para que você consiga mensurar o sucesso da sua estratégia. Dessa forma, seu time entende o que está dando certo e o que não está, e consegue ajustar pontos para garantir o seu êxito.

3. Tenha atenção especial com a imagem que está transmitindo

O ambiente profissional não deixa muitas brechas para que as pessoas mostrem mais do seu perfil pessoal. Por esse motivo, é importante que a imagem transmitida para o público em geral seja resguardada e que se tenha algum cuidado com isso.

Não é recomendado postar fotos com a companheira(o), ou ainda fotos com crianças ou em momentos de lazer. O LinkedIn, como já dissemos, é uma rede profissional, e por isso, é mais interessante que uma imagem profissional seja transmitida.

Por mais que as pessoas gostem desse tipo de registro, ainda assim, pode ser que você perca oportunidades por esse motivo. Em todo caso, não deixe de se portar de forma correta também nas imagens, para transmitir profissionalismo.

4. Poste material de qualidade com frequência

Um ponto importante para quem deseja utilizar o LinkedIn como plataforma de divulgação é a qualidade do material. Não é interessante que você faça postagens apenas por fazer, mas sim, para agregar algum valor para quem irá consumir o conteúdo.

Por esse motivo, sempre preze pela qualidade, respondendo as principais dúvidas do público em relação a um determinado tema. Além disso, faça postagens com frequência, para garantir que será visto, e para a plataforma ajudar a te alavancar.

Em todo caso, as postagens no LinkedIn não podem fazer menção aos seus honorários, oferecer promessas falsas, entre outros pontos. A sua propaganda deve estar de acordo com o que é permitido pelo Código de Ética da OAB, e por isso, recomendamos a leitura.

5. Invista em aumentar sua rede de contatos

O LinkedIn é a rede social para se fazer conexões, seja com clientes ou com potenciais parceiros para o seu escritório. E aqui, não existe barreira para que novos contatos sejam criados, já que tudo pode ser feito com poucos cliques.

Basta visitar o perfil de uma pessoa e clicar na opção de se conectar para que novos laços sejam criados. Caso não conheça o indivíduo, basta enviar uma mensagem solicitando a conexão e deixando seus objetivos com a amizade clara para os dois lados.

Em todo caso, quanto maior a sua rede de contatos, mais relevante o seu perfil vai aparecer para outras pessoas. Quando falamos sobre marketing advogados, é interessante demonstrar que você tem bons números para sustentar seu trabalho.

6. Não deixe de completar o seu cadastro

Para garantir que o seu perfil será bem visto na sua estratégia de marketing advogado, é preciso que ele esteja completo. Por isso, não deixe de apresentar todas as informações que são relevantes sobre sua trajetória profissional e sua atuação dentro do mercado.

Além disso, não deixe de adicionar um pequeno resumo profissional na aba “Sobre”, para que as pessoas te conheçam em poucas palavras. Um perfil completo, com certificados, experiências profissionais, e que fale sobre você, é sempre positivo.

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As outras redes sociais também são úteis para advogados?

Além do LinkedIn, quando falamos sobre marketing advogado, outras redes sociais também podem ser úteis. São vários os canais disponíveis hoje, e todos eles, de alguma forma, podem acabar sendo de grande ajuda para os escritórios.

Porém, é interessante que você faça uma pesquisa com o seu público-alvo para descobrir quais dessas redes eles mais utilizam. Não adianta de nada investir esforços em um canal que não vai trazer o retorno esperado para o seu escritório.

De toda forma, alguns dos canais que também podem ser úteis para o seu escritório são os seguintes:

  • YouTube: os vídeos são excelentes formas de se explicar conceitos jurídicos, e por isso, investir no YouTube pode trazer bom retorno para a sua imagem;
  • Instagram: uma das redes sociais mais populares do país, o Instagram conta com milhões de usuários ativos e pode te ajudar a atingir um público mais amplo;
  • Facebook: por mais que tenha perdido espaço entre as redes mais populares atualmente, ainda assim, conta com um bom engajamento do público;
  • WhatsApp: é um excelente canal para se comunicar com seu público, facilitando na fidelização e crescimento do seu escritório.

Como um software jurídico pode ajudar no seu planejamento?

Quando falamos sobre marketing advogado, muitas vezes não percebemos o papel de um bom software jurídico nessa área. Porém, por conta dos recursos inteligentes que essas ferramentas têm, elas podem ser de grande ajuda para os escritórios.

O CRMBOX, da ADVBOX, por exemplo, facilita o seu planejamento quando falamos sobre atrair o público. Por meio dele, é possível fazer o cadastro e acompanhar a sua base de clientes de forma eficiente e transparente, facilitando suas ações.

Além disso, a ferramenta permite que você acompanhe onde cada um dos seus contatos se encontra na jornada de cliente. Dessa forma, o seu time ganha a possibilidade de criar ações direcionadas para grupos diferentes dentro da sua base.
Aproveite e teste o CRMBOX agora mesmo para transformar a realidade do seu escritório!

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