A qualidade técnica e a ausência de erros é o que diferencia bons escritórios de advocacia. Desse modo, ter um revisor de peças na equipe é fundamental para que a equipe alcance a qualidade exigida na sua produção jurídica.
Ter um profissional capacitado ocupando essa função é a maneira mais efetiva de atingir o patamar das grandes bancas e alcançar visibilidade em um mercado jurídico cada vez mais concorrido.
Mas você sabe o que é um revisor de peças?
Acompanhe esse artigo para aprender tudo sobre esse cargo e descobrir como otimizar o trabalho realizado por seu escritório.
Boa leitura!
O que faz um revisor de peças?
O revisor de peças tem a responsabilidade de rever todos os documentos preparados pela equipe de advogados antes enviá-los ao tribunal, aos clientes ou a qualquer outra parte.
Ou seja, esse profissional tem como função garantir que todos os documentos sejam produzidos de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis, bem como que nenhum erro seja cometido durante o seu processo de confecção.
Além disso, ele também deve assegurar que todos os documentos sejam escritos usando a terminologia correta e que todos os termos e frases estejam adequados ao contexto em que estão sendo aplicados.
Ademais, também cabe ao revisor de peças certificar que a escrita esteja usando a ortografia e a gramática corretas.
O trabalho desse profissional também inclui a verificação de todos os fatos contidos nos documentos para garantir que nenhuma informação seja omitida ou incorreta.
Em outras palavras, cabe a ele garantir que o escritório sofra consequências negativas advindas da produção de documentos e evitar retrabalho para os demais profissionais do time jurídico.
Finalmente, o revisor de peças também deve certificar a entrega dos documentos dentro do prazo estabelecido. Assim, é compreensível que sua atuação está diretamente ligada à controladoria jurídica.
Como se faz a revisão?
Como visto, a revisão de peças é uma etapa muito importante no fluxo de trabalho de um escritório de advocacia.
É a parte do processo de formação de uma peça jurídica onde se examina a qualidade do trabalho realizado e se certifica de que os argumentos contidos na peça são legais e juridicamente válidos.
Dessa forma, o revisor de peças deve ser um advogado experiente, que possua um conhecimento aprofundado das leis e da jurisprudência, de forma a garantir que o trabalho seja feito de acordo com os padrões profissionais.
Além disso, é interessante que esse profissional detenha conhecimento sobre a boa produção de textos, como questões gramaticais, e saiba avaliar a coesão e a coerência do documento produzido. Assim ele é capaz de realizar uma análise efetiva e identificar erros provenientes de diversas fontes.
Isto é, essa análise deve ser feita com base em uma série de critérios, tais como a consistência, a clareza, a coerência e a adequação da peça.
A fim de elaborar uma revisão adequada, o revisor de peças precisa examinar o documento em busca de erros, pontos fracos ou inconsistências e, caso seja necessário, ele pode sugerir alterações ou ajustes a serem realizados.
Por fim, o profissional responsável deve aprovar a peça quando considerá-la adequada para a sua finalidade.
Em síntese, a revisão de peças é uma etapa essencial para o aumento da qualidade do trabalho realizado em um escritório de advocacia, possibilitando que todas as peças sejam apresentadas de forma clara, coerente e consistente com os princípios da lei e deve ser levada em conta na estrutura da controladoria jurídica.
Quais são as principais funções da controladoria?
Cada vez mais escritórios de advocacia têm adotado a controladoria jurídica como uma forma de aumentar a eficácia e a eficiência das suas operações jurídicas. Isso se dá principalmente pela remodelação pela qual o mercado jurídico está passando nos últimos anos.
A fim de atender a essas exigências, a controladoria jurídica assume a responsabilidade de gerenciar e supervisionar os processos e procedimentos do escritório de advocacia e garantir que todo o fluxo seja executado de maneira eficiente.
Confira a seguir as principais funções exercidas pela controladoria jurídica!
1. Gestão de custos
Uma das principais funções da controladoria jurídica é a gestão de custos.
O controlador deve estar ciente dos custos relacionados ao trabalho jurídico, como honorários advocatícios, custas judiciais e despesas gerais. Além disso, a controladoria jurídica deve monitorar esses custos para garantir que os processos e serviços sejam executados de forma eficiente.
2. Monitoramento de processos
Outra função importante da controladoria jurídica é o monitoramento de processos.
A equipe da controladoria jurídica deve monitorar todos os processos judiciais e extrajudiciais em que o escritório de advocacia está envolvido. Ou seja, monitorar o progresso dos processos para garantir que sejam completados dentro dos prazos estabelecidos e que todas as exigências legais sejam atendidas.
3. Controle de registros
Além disso, a controladoria jurídica é responsável por manter os registros do escritório de advocacia atualizados e precisos.
Ela deve manter registros de todos os clientes, processos, documentos judiciais e contratos. Esses registros são essenciais para garantir que o escritório de advocacia esteja em conformidade com todas as leis e regulamentos e para fornecer informações relevantes para os clientes.
4. Políticas de conformidade
Por fim, a controladoria jurídica é responsável pela implementação de políticas de conformidade.
O controlador jurídico deve monitorar os processos para garantir que todas as políticas e regulamentos sejam seguidos e que o escritório de advocacia esteja em conformidade com a legislação aplicável.
Em outras palavras, a controladoria jurídica e a revisão de provas são elementos essenciais de qualquer escritório de advocacia.
Eles ajudam a garantir que todos os processos sejam executados de maneira eficiente e proporcionar o aumento da qualidade da produção da equipe jurídica. Bem como, proporcionar à Banca um crescimento exponencial e saudável.
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