Podcast jurídico: vale a pena investir nessa estratégia?

Criar um podcast jurídico pode ser uma maneira interessante de aumentar a exposição de um escritório de advocacia. Além de poder ensinar o público, é possível ganhar visibilidade entre outros escritórios, o que pode ser muito vantajoso para conseguir parcerias.

O aumento da procura por conteúdos em áudio cresceu significativamente. Dessa forma, quem aposta nesse formato pode se diferenciar no mercado. 

Nesse artigo, você aprenderá as vantagens de criar um podcast jurídico e verá dicas para elaborar o seu! Acompanhe!

O que vem a ser um podcast?

Primeiramente, é importante entender o que é um podcast antes de saber das vantagens de criar um para o seu negócio. 

De maneira simples, um podcast é um programa de áudio que é divulgado em plataformas específicas para conteúdos nesse formato. Assim, o público pode ouví-los quando acessar a internet.

A palavra é a combinação de IPod (aparelho que possibilita ouvir áudio da Apple) e broadcast, que é a distribuição de conteúdo de rádio ou TV. 

O termo surgiu no início dos anos 2000. Contudo, o primeiro episódio de podcast que ficou disponível no Brasil foi apenas em 2004. No decorrer dos anos, esse formato de conteúdo foi se popularizando ainda mais. 

Isso porque eles são simples de consumir. Os episódios ficam disponíveis sob demanda em plataformas de áudio, fazendo com que as pessoas os escutem onde, quando e na hora que desejam. Além disso, é possível ouvir quantos podcasts desejar na velocidade que achar conveniente. A maioria deles são disponibilizados gratuitamente ao público.

Os podcasts são populares no mundo todo. No Brasil, já existem inúmeros deles com temas diversos. Os mais populares geralmente falam sobre sociedade, cultura, saúde, religião, comédia, educação ou estilo de vida. 

Ademais, podem ser de diferentes formatos. Existem os que são apresentados por um único locutor, os feitos como entrevista, reportagem, conto de história, análise, aula, dentre outros. 

O tamanho também pode variar consideravelmente. Os podcasts entre 15 e 30 minutos costumam fazer mais sucesso. Entretanto, existem programas que duram horas, podendo passar de 5 horas e ainda assim manter uma grande audiência.

Por que criar um podcast jurídico é interessante?

Com a evolução do marketing, tornou-se indispensável para as empresas, independente do seu mercado de atuação, criarem conteúdos para educar a audiência e aumentar a sua exposição. 

Isso é importante principalmente por causa da influência da internet na vida das pessoas, a qual se tornou o principal meio de pesquisa sobre marcas, produtos e serviços, bem como para se relacionar com o público.

Desse modo, uma estratégia de marketing de conteúdo digital pode envolver diversos formatos, como: postagens em redes sociais, artigos em blogs, vídeos no YouTube e principalmente, conteúdo em áudio, como o podcast.

Então, os escritórios de advocacia também podem variar nas suas postagens. Inclusive, usar um conteúdo pronto e adaptá-lo para outros formatos de modo a se enquadrar nas outras mídias é uma maneira interessante para aumentar a visibilidade e fazer a mensagem chegar em ainda mais pessoas.

Ou seja, se você já entrega artigos no blog do escritório, pode utilizá-los para fazer postagens nas redes sociais, vídeos em um canal no YouTube e episódios de um podcast.

Assim, aumenta-se o brand-awareness do escritório, melhora a exposição na internet e cria-se a oportunidade de aumentar a carteira de clientes e transformar-se em uma autoridade no mercado.

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Investimento em Marketing Jurídico

Os advogados podem criar um podcast jurídico?

Quando se fala em marketing e publicidade na advocacia, é comum focarem as discussões em relação aos sites, blogs, canais no YouTube, redes sociais e anúncios pagos. Dessa forma, pouco se ouve sobre os podcasts. 

Afinal, será que os advogados podem criar um podcast jurídico? A resposta é: sim. Da mesma forma que esses profissionais podem criar conteúdos em blogs e redes sociais, eles também podem apostar no formato em áudio.

Contudo, a regra é a mesma para os outros canais e tipos de conteúdo. Se for feito para educar o público ou passar informações gerais sobre o escritório, isso é totalmente permitido. O que é vedado pelo Código de Ética é a mercantilização da advocacia. 

Isso significa, por exemplo, que você pode criar conteúdos em áudio que explique os direitos das pessoas ou ensine sobre a sua área de atuação. No entanto, não pode fazer promoções de serviços ou chamar clientes para contratarem os seus serviços jurídicos. 

Para saber mais sobre o que é permitido ou vedado no marketing jurídico, confira o artigo abaixo:

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Para que um podcast jurídico pode ser útil?

Criar um podcast jurídico pode ser útil para os mais diversos fins. Engana-se quem pensa que ele serve apenas como uma estratégia de marketing com o intuito de atrair clientes para o escritório. Veja abaixo as diversas utilidades de um podcast jurídico para a sua advocacia! 

Aumentar a visibilidade do escritório

A primeira e mais óbvia das utilidades de um podcast jurídico é justamente melhorar a estratégia de marketing do escritório, aumentando a sua visibilidade. 

Isso faz com que o negócio esteja presente em mais de um local, aumentando as chances de se tornar conhecido pelo público.

Dessa forma, o escritório pode conseguir mais clientes, abarcando desde pessoas que ouviram o podcast e indicaram para conhecidos até indivíduos que entraram em contato porque gostariam de saber mais sobre o assunto do episódio que escutaram.

Networking

Além de ser uma estratégia de marketing para atrair clientes, o podcast jurídico pode servir para melhorar o networking do escritório. Isso significa que outros advogados podem escutar os episódios do seu podcast e entrar em contato para parcerias ou negócios futuros.

Fortalecimento da imagem

O podcast jurídico pode fortalecer a imagem do escritório, tanto entre o seu público-alvo quanto entre os seus concorrentes. Isso porque, ao demonstrar conhecimento, tanto as pessoas quanto outros profissionais da área podem ver o seu negócio como uma autoridade no mercado.

Educação

Por fim, o podcast jurídico pode abrir portas para os profissionais da equipe que fazem os episódios na área da educação. Dessa forma, podem conseguir convites para dar aulas em cursos de graduação e pós-graduação, ministrar palestras e workshops, dentre outras possibilidades.

Inclusive, você pode ser convidado para falar em outros podcasts de outros temas com audiências maiores, principalmente nos que utilizam o formato de entrevista. Assim, a visibilidade pode aumentar ainda mais. 

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Quais são as vantagens de criar um podcast jurídico?

A princípio, você verificou que criar um podcast jurídico para o público-alvo do escritório pode fortalecer a estratégia de marketing, aumentando a visibilidade e atraindo mais clientes. Contudo, não se resume a somente isso. Confira abaixo alguns benefícios de criar um podcast jurídico!

Conteúdo de fácil consumo

Enquanto que os outros formatos, como texto e vídeo, exigem uma atenção do telespectador ou leitor, os conteúdos em áudio podem ser consumidos de forma mais simples.

Desse modo, as pessoas podem ouvir os episódios que desejam enquanto realizam outras atividades, como: dirigir, organizar e limpar a casa, executar tarefas mais simples no trabalho, exercícios físicos, dentre outras.

Inclusive, é comum as pessoas escutarem podcasts em momentos em que estão executando outras atividades.

Vale lembrar também que, infelizmente, o hábito da leitura é escasso no Brasil. As pessoas preferem ouvir do que ler.

Formato popular

Enquanto alguns especialistas em marketing dizem que o formato em vídeo é tendência, o áudio também vem se tornando muito popular.

Os podcasts estão crescendo mundialmente de maneira intensa. Assim, cada vez mais marcas, conglomerados de mídias, empresas de tecnologia e produtores de conteúdo estão apostando neles. 

Inclusive, esse formato já é querido por muitas empresas, como Nubank, PepsiCo e Banco Original, que apostam nele para chegar em mais pessoas. Além disso, grandes podcasts conseguem muitos patrocínios de marcas devido ao formato ser popular. 

No Brasil, esse formato está cada vez mais presente no cotidiano da população. Conforme estudo desenvolvido pelo Grupo Globo e pelo Ibope, entre 2019 e 2020, o país ganhou mais de 7 milhões de ouvintes de podcasts.  

Outro levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), demonstra que houve um crescimento de mais de 132% do consumo de podcasts no pós-pandemia. De acordo com o Cetic, cerca de 41 milhões de brasileiros escutam programas de áudio.

Em suma, o podcast é muito popular e existem chances de se ter um bom número de ouvintes.

Poucos fazem

Ao pesquisar sobre podcasts, você perceberá que poucos escritórios de advocacia investem nesse formato. Logo, é possível se destacar, visto que o seu escritório não enfrentará muita concorrência. 

Muitos deles são criados com o intuito de educar advogados ou atualizar sobre novidades no Direito, como é o caso do JurisCast e do Saindo da Caverna.

Podcasts voltados para o público em geral são ainda mais difíceis de encontrar. Logo, pode ser uma possibilidade de se diferenciar. 

Disponibilização gratuita

Por fim, você pode disponibilizar os episódios do seu podcast de forma gratuita em diversas plataformas, como Deezer, Spotify, Google Podcasts, dentre outras. Assim, mais pessoas podem ter acesso ao seu conteúdo, aumentando a sua audiência.

Como criar um podcast jurídico para o seu escritório?

Após entender as vantagens e as utilidades de um podcast jurídico, aproveite e veja as 4 etapas para criar o seu na prática!

1. Planejamento

Da mesma forma que um blog e uma estratégia de conteúdo nas redes sociais precisa de planejamento, o podcast também. Sendo assim, você precisa pensar em diversos pontos antes de iniciar as gravações. Confira alguns deles abaixo:

  • Público: para quem você deseja gravar? Se o objetivo é atrair potenciais clientes para o escritório, pense na sua persona;
  • Concorrência: quais são os escritórios que gravam podcasts para a persona deles? Em quais áreas eles atuam? Pesquise sobre os seus concorrentes para encontrar maneiras de se diferenciar;
  • Tema: você pode falar sobre assuntos da área de atuação do escritório ou escolher apenas um único tema, como: divórcio, aposentadoria, etc.
  • Conteúdo: é preciso pensar no tema de cada episódio e planejar cada uma deles, inclusive o roteiro;
  • Formato: pode ser feito em formato de entrevista, storytelling, informativo, dissertativo, debate, dentre outros. Escolha o melhor para o seu caso e pense no que a sua persona prefere;
  • Personalidade: o podcast pode ser em tom de brincadeira, de conversa e usar termos específicos que farão parte da personalidade dele;
  • Frequência: pense em quantos episódios a sua equipe consegue entregar por semana ou por mês;
  • Voz: pense em quais serão os profissionais responsáveis pelos episódios e se terá convidados em cada um deles. Se tiver mais de uma área, é possível escolher um advogado responsável por cada uma, por exemplo. Se houver convidados, pense em quais serão e converse antecipadamente com eles;
  • Roteiro: deve-se planejar a criação do roteiro do podcast, a vinheta, as apresentações, dentre outras questões.  

Esses são apenas alguns aspectos que você precisa pensar no momento de planejar o podcast jurídico do escritório.

2. Gravação

O momento da gravação deve ocorrer após os responsáveis pelo áudio treinarem e definirem o tom de voz do podcast. 

Nessa etapa, é preciso escolher um local silencioso e calmo para garantir que o som tenha qualidade. 

Embora seja possível gravar com microfones mais simples ou até com o celular, o ideal é que a sua equipe invista em equipamentos mais profissionais para conseguir deixar o áudio com qualidade.

Caso o seu intuito seja fazer podcasts e gravá-los para colocar no YouTube, o que é muito comum nos que utilizam o formato entrevista, é preciso também pensar em equipamentos de gravação de vídeo.

3. Edição

Após as gravações dos episódios, o terceiro passo é utilizar um software para editá-los e incluir, por exemplo, vinhetas, sons diversos, dentre outros. O mais conhecido é o Audacity, mas existem outros. 

4. Publicação

Por fim, você precisa definir as plataformas para publicar os podcasts. As mais comuns são as plataformas de streaming Spotify, Deezer e Soundcloud. É possível adicioná-los no Youtube, mesmo que não possuam vídeo. 

Muitos podcasts estão presentes em mais de uma plataforma. Logo, busque diversificar e não utilize somente uma delas.  

Em síntese, criar um podcast jurídico pode ser muito vantajoso para os escritórios de advocacia. Além de aumentar a visibilidade do escritório e ser uma maneira de diferenciá-lo dos demais, pode ser uma maneira divertida de ensinar o público e até de aprimorar os conhecimentos. Portanto, vale a pena planejar o seu!

E se você gostou desse artigo, aproveite e confira como criar um funil de vendas na advocacia!

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