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Outbound marketing: uma estratégia de resultados para seu escritório

Outbound marketing, mesmo com a ascensão de algumas táticas de prospecção passiva, ainda é importante e dá resultado.

Portanto, se você busca estratégias eficazes de marketing para fazer seu escritório se destacar e prosperar, precisa se atentar ao outbound marketing – uma forma de prospecção ativa.

Aliás, ele é uma ferramenta poderosa para atingir potenciais clientes e, também, expandir o alcance do seu escritório.

É pela eficácia dele que, neste artigo, exploraremos o significado do outbound, sua aplicação no contexto jurídico, e como os escritórios podem aproveitar ao máximo essa estratégia para impulsionar suas vendas e aumentar sua base de clientes.

O que significa outbound marketing?

O outbound marketing se refere às estratégias nas quais um negócio inicia o contato ou aparece para potenciais clientes de forma ativa, em vez de esperar que venham até ele.

E isso envolve a divulgação do escritório para potenciais consumidores, por meio de banners em sites, telemarketing, anúncios online, entre outros.

Nesse contexto, os anúncios online são poderosos e podem ser utilizados em conjunto com outras táticas, a fim de potencializar seus resultados no marketing jurídico.

Afinal, depois do primeiro contato com você e seu escritório, é importante que o potencial cliente visualize sua marca mais vezes até tomar uma decisão, por exemplo: Seguir o perfil ou entrar em contato com seu negócio.

O que faz o outbound?

O objetivo principal do outbound marketing é comunicar quais são os serviços oferecidos por seu escritório, a fim de torná-lo visível aos potenciais clientes e, assim, aumentar as chances de futuros negócios.

Ao contrário do inbound marketing, que se concentra em atrair clientes por meio de conteúdo relevante e educativo, o outbound marketing busca chamar a atenção do público-alvo de forma proativa, muitas vezes interrompendo sua atividade atual para apresentar uma oferta ou mensagem.

Por isso, você precisa realizar a prospecção de forma a gerar valor ao potencial cliente.

Inclusive, pode aproveitar os anúncios online, além de banners e pop-ups em sites relevantes para o público-alvo.

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Como fazer outbound marketing?

O outbound marketing continua sendo uma ferramenta valiosa para os escritórios jurídicos.

No entanto, para obter sucesso com essa forma de prospecção, você precisa adotar um planejamento.

Por isso, para criar e executar uma campanha de outbound marketing eficaz, siga estes passos:

1. Conheça profundamente seu público-alvo

Antes de iniciar qualquer campanha de prospecção, realize uma pesquisa aprofundada sobre seu público-alvo.

Isso envolve a compreensão de suas características demográficas, suas necessidades, desafios e preocupações específicas relacionadas à área jurídica. Inclusive, você pode definir uma persona específica.

Assim, ao ter uma compreensão clara do seu público-alvo, você personaliza sua mensagem e escolhe os canais de comunicação mais apropriados para alcançá-los.

Dessa forma, sua estratégia de outbound marketing será mais potente e direcionada, a ponto de se tornar mais eficiente e eficaz, evitando o desperdício de recursos.

2. Desenvolva uma mensagem personalizada

A mensagem transmitida em uma campanha de outbound marketing deve ser tanto cativante quanto educativa.

Por isso, eduque o público sobre problemas passíveis de solucionar com os serviços do seu escritório, para que, lá na frente, o cliente possa querer saber mais sobre os benefícios que ele lhes proporciona.

Assim, você gera valor resolvendo as dores do público-alvo.

Inclusive, sempre que possível, tente personalizar sua mensagem conforme os diversos segmentos de potenciais clientes que seu escritório possui – isso demonstra um entendimento genuíno das necessidades específicas de cada prospecto.

3. Escolha os canais de comunicação adequados

Considere as preferências e comportamentos de seu público-alvo ao determinar quais canais são mais eficazes para alcançá-los.

 Você pode mesclar estratégias como:

Anúncios online segmentados em plataformas como Google Ads e redes sociais, e e-mails personalizados, contendo informações valiosas e relevantes.

4. Mensure e otimize continuamente

A análise de dados é fundamental na melhoria do desempenho das ações de marketing – e, no outbound marketing, isso não seria diferente.

Por isso, você pode (e deve) analisar e monitorar métricas, como taxa de qualidade e taxa de alcance dos anúncios, e taxas de conversão.

Assim, com base nessas informações, você deve identificar padrões e tendências – e ajustar sua estratégia, a fim de maximizar os resultados.

Nesse sentido, pode testar diferentes enfoques, técnicas e canais de comunicação para otimizar continuamente o desempenho de suas campanhas de outbound marketing e atingir o sucesso desejado.

O que é outbound B2B?

O outbound B2B engloba as estratégias de outbound marketing direcionadas especificamente para organizações.

E, da mesma forma, pode incluir ligações e o envio de e-mails para empresas que possam precisar dos serviços do escritório.

Nesse sentido, o outbound B2B é especialmente relevante para escritórios jurídicos que visam fornecer serviços para outras empresas, corporações e outras organizações, em vez de ter uma carteira de clientes individuais (Pessoa Física).

Lembre-se de que, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, os prospectos precisam aceitar previamente o recebimento de e-mails e suas ligações, se não isso é considerado uma prática vedada.

Qual a diferença entre inbound e outbound marketing?

Embora inbound e outbound marketing compartilhem o objetivo de obter clientes e gerar vendas, existem diferenças entre eles.

O inbound marketing  engloba estratégias para atrair clientes de forma orgânica, por exemplo, criando conteúdo valioso e relevante. Já o outbound marketing se concentra em iniciar o contato com potenciais clientes por meio de mensagens ou ligações diretas e, também, atividades de divulgação ativa.

Nesse sentido, enquanto o inbound marketing tende a ser mais focado em educar e informar os clientes, o outbound marketing é, muitas vezes, mais direto, buscando chamar a atenção do público-alvo de maneira mais imediata.

O inbound é muito utilizado. Porém, ao contrário do que se pensa, o outbound marketing continua sendo uma estratégia valiosa para os escritórios que desejam expandir sua base de clientes e aumentar sua visibilidade no mercado.

Exemplos práticos com táticas de outbound marketing para aplicar em seu escritório

Fazer outbound marketing no escritório de advocacia pode ser um desafio, especialmente considerando as restrições impostas pelo Código de Ética da OAB e o Estatuto da OAB.

No entanto, existem algumas estratégias que podem ser adotadas de forma ética e legal para prospectar ativamente clientes para o escritório. 

Uma delas é a utilização estratégica das redes sociais. Entenda:

Utilização de redes sociais de forma estratégica

As redes sociais proporcionam uma atmosfera interessante para fazer outbound marketing de maneira ética.

Por meio delas, é possível participar de grupos de discussão relacionados ao Direito, responder perguntas de potenciais clientes e interagir de forma proativa com seu público-alvo.

Por exemplo, um advogado especializado em consumidor pode sanar as dúvidas do público nas redes sociais sobre os direitos dos consumidores – e oferecer orientação jurídica gratuita para aqueles que buscam assistência.

Então, além de comunicar o público-alvo sobre seus serviços através de anúncios nas redes sociais, você pode utilizar uma comunicação proativa nos comentários das publicações, no chat (o direct) e nos grupos (as comunidades).

Inclusive, sua estratégia de outbound pode se tornar ainda mais potente com um software completo como o da ADVBOX. Você já o conhece?

Uma estratégia valiosa para obter crescimento e maiores resultados

O outbound marketing continua sendo uma estratégia valiosa para os escritórios jurídicos que buscam crescimento e maiores resultados.

Inclusive, ele permanece sendo uma forma eficaz de iniciar o contato proativo com potenciais clientes, porque gera interesse e conscientização sobre os serviços oferecidos pelo escritório.

Nesse contexto, contando com um bom planejamento, personalização e mensuração das táticas, você pode maximizar os resultados da prospecção, alcançando potenciais consumidores e impulsionando suas vendas.

Aproveite e conheça o software da ADVBOX. Se você deseja potencializar seus resultados, não vai se arrepender!

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