Prospecção de clientes na advocacia: o que não se pode fazer no seu escritório? Essa questão deixa diversos advogados com dúvidas sobre o que deve se evitar no momento de atrair o público, já que existem algumas regras a se respeitar.
E para evitar que o seu escritório não desrespeite o que se estabelece pelo Código de Ética da OAB, produzimos este artigo. Aqui, você vai conhecer o que se proibe, e assim pode adequar sua estratégia para atrair o público de forma correta. Venha conferir!
É permitido fazer a prospecção de clientes na advocacia?
Permite-se que se faça a prospecção de clientes na advocacia, porém, é preciso que se esteja atento a alguns pontos. Isso porque, o Código de Ética da OAB prevê que os advogados que irão realizar esse processo precisam respeitar algumas regras.
Criaram-se Essas diretrizes para garantir que não ocorra a mercantilização da profissão de advogado. Dessa forma, acaba protegendo os profissionais do ramo, garantindo que não acabem tendo que competir em um mercado desigual e que precariza a profissão.
Em todo caso, abaixo listamos alguns dos principais pontos que devem se evitar pelo seu escritório, segundo o Código de Ética. Confira!
- Anúncios em meios de comunicação;
- Mencionar cargos;
- Citar valores;
- Estar em desacordo com a sobriedade exigida pela advocacia;
- Importunar com o envio de correspondências;
- Publicar métodos de trabalho de colegas;
- Fazer promoção pessoal;
- Incentivar litígio.
1. Anúncios em meios de comunicação
Os anúncios precisam de atenção especial por parte dos advogados quando estamos falando sobre prospectar clientes. Isso porque, além de se “barrar” alguns canais serem, ainda existem regras a se seguir nos próprios anúncios.
Alguns pontos para se ficar atento durante a realização de um anúncio são os seguintes:
- Não se permite anunciar o nome do advogado em adesivos colados em automóveis;
- Não se permite realizar publicidade junto de outras atividades profissionais, relacionadas ou não;
- Não se permite fazer anúncios em rádio, televisão, outdoors ou outras mídias semelhantes;
- Não se permite fazer uso do nome fantasia durante qualquer anúncio.
2. Mencionar cargos
Também não se permite mencionar cargos já ocupados, ou ainda funções públicas exercidas, com o intuito de ganhar prestígio e clientes. Além disso, também não se pode usar patrocínios recebidos para demonstrar “autoridade” ou maior credibilidade.
Além disso, utilizar aspectos mercantilistas em seus anúncios também não é algo permitido para prospectar clientes. É essencial estar ciente de que a sua linguagem não pode estar direcionada apenas para captar um público maior, mas sim, para informar.
3. Citar valores
Proibe-se que o advogado divulgue valores de serviços para atrair o público com base nos preços praticados por seu escritório. Além disso, tabelas, gratuidades, honorários, e formas de pagamentos aceitas também são informações que não se deve divulgar.
Além disso, não se permite que o advogado fale sobre a estrutura física do escritório com o intuito de atrair mais pessoas. Deve se fazer a prospecção de clientes na advocacia de forma informativa e sem induzir o público por conta de bens materiais conquistados.
4. Estar em desacordo com a sobriedade exigida pela advocacia
A imagem que um advogado deve transmitir ao realizar o seu trabalho é o de sobriedade, assim como a Justiça exige. Por esse motivo, não se permite utilizar desenhos, logos, cores ou outras mídias que não estejam de acordo com a sobriedade exigida.
Além disso, fazer uso de símbolos utilizados pela OAB também não é uma prática permitida, pois pode induzir o público a fechar contratos com você. É necessário atuar de maneira séria e usando imagens que não manipulam o público de maneira geral.
5. Importunar com o envio de correspondências
Veda-se o envio de correspondências para muitas pessoas de uma única vez, caso o objetivo seja atrair mais pessoas. Proíbe-se a prática, que no meio digital é conhecida como “spam”, pelo Código de Ética, e por isso, não se deve adotar pelo seu escritório.
É claro que se o objetivo da correspondência é atualizar clientes sobre um processo, isso não é um problema. Porém, quando estamos falando sobre prospecção de clientes na advocacia, não se permite esse tipo de prática e vai causar problemas para o escritório.
6. Publicar métodos de trabalho de colegas
Falar sobre os métodos de trabalho utilizados por seus colegas de profissão também não é algo permitido pelo Código de Ética. Ou ao menos isso deve se evitar em palestras em entrevistas, para que advogados não acabem sendo prejudicados por seu modo de atuar.
Seja para evitar julgamentos, ou ainda tornar a atuação de advogados um “espetáculo”, essa postura é vedada pela OAB. Criticar ou ainda detalhar métodos de trabalho de seus colegas não é ético e pode acabar prejudicando pessoas que estão apenas trabalhando.
7. Fazer promoção pessoal
Não se permite práticas que façam uso de expressões que promovem a sua imagem profissional ou pessoal. Além disso, participar de debates que tenham o caráter sensacionalista, para “espetacularizar” a profissão, também é proibido pelo Código de Ética da OAB.
8. Incentivar litígio
Incentivar litígio não é algo permitido pelo Código de Ética, para não ajudar na promoção, mesmo que indireta, dos serviços advocatícios. Assim como as outras diretrizes apresentadas, essa regra não deve ser desrespeitada de maneira alguma.
Como me manter atualizado sobre o que não é permitido?
Nos tópicos acima, citamos os principais pontos de proibição que estão expostos no Código de Ética. Porém, nem todos foram abordados, e por mais que sejam mais raros de serem desrespeitados, ainda assim, é importante a leitura das diretrizes.
Para conhecer todos os pontos que não podem ser ignorados, o mais indicado é ler o Código de Ética da OAB. O documento conta com tudo o que você precisa saber sobre o assunto e garante que o seu escritório irá agir de forma correta.
Para se manter atualizado, é interessante sempre verificar o documento e estar atento aos portais de notícia do meio. As atualizações não são feitas com grande frequência, contudo, ainda assim, é importante estar sempre atento em relação a essa questão.
Como atrair clientes para o escritório?
Como vimos, a prospecção de clientes na advocacia precisa seguir uma série de parâmetros estabelecidos pela OAB. Porém, se engana o advogado que acha que isso impede que os escritórios não possam dialogar com o público.
Algumas dicas que podem ser adotadas pelo seu escritório para atrair mais clientes, respeitando o Código de Ética, são as seguintes:
- Faça postagens de caráter informativo nas redes sociais e em outros canais utilizados por seu escritório;
- Tenha constância nos materiais publicados, o que ajuda a aumentar sua relevância;
- Busque se especializar em uma área específica do Direito, para se tornar uma referência e, consequentemente, prospectar mais clientes;
- Participe de palestras e eventos que possam aumentar a sua rede de contatos.
Como você pode ver, existem diferentes formas de realizar a prospecção de clientes na advocacia. De toda forma, não deixe de considerar estratégias que possam ajudar seu escritório, desde que não desrespeitem o Código de Ética.
A advocacia digital pode ajudar na prospecção de clientes?
Como vimos, a prospecção de clientes na advocacia pode contar com alguns empecilhos, porém, ainda é possível realizá-la. Com a modernização do seu escritório, levando ele de vez para a era da advocacia digital, essa tarefa se torna mais fácil.
Para isso, você pode contar com o sistema ADVBOX CRM, que ajuda a organizar o seu escritório de forma mais produtiva. Dessa maneira, você garante uma boa produtividade mesmo trabalhando em regime home office, além de diversas funcionalidades.
Além disso, você ganha a oportunidade de acompanhar a jornada do cliente de dentro da plataforma. Seja para aumentar a sua produtividade, ou para captar um público mais amplo, essa ferramenta facilita o serviço da sua equipe.
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