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Como utilizar o Inbound Marketing na advocacia?

Você sabe o que é Inbound Marketing e como utilizar na advocacia? Conhecer estratégias que podem ajudar na prospecção de clientes, feita da forma correta, é sempre algo importante para facilitar o crescimento do seu escritório.

Contudo, para que isso seja possível, é preciso conhecer o Inbound Marketing, além de dicas para colocá-lo em prática. No texto abaixo, você vai compreender como se põe essa estratégia em ação e o que se deve evitar em sua elaboração.

Boa leitura!

O que é Inbound Marketing na advocacia?

Antes de mais nada, é importante entender o que é Inbound Marketing, e como ele se relaciona com a advocacia. Basicamente, estamos falando de uma estratégia de atração de potenciais clientes, por meio de conteúdo postado na internet.

Esses posts contam com conteúdo relevante e têm alta qualidade, para informar os seus potenciais clientes de forma correta. Além disso, é preciso que se leve em consideração quem é seu público-alvo, como se fará o conteúdo, entre outros pontos.

É interessante entender que, diferente das estratégias tradicionais, o Inbound Marketing faz com que o cliente vá até o seu escritório de advocacia. Por meio de ferramentas digitais, ele pode encontrar os seus conteúdos e, ele mesmo, te contatar.

Tudo isso sem a necessidade de investir em anúncios invasivos, sejam eles dentro ou fora da internet. De toda forma, as estratégias de Inbound Marketing podem criar uma ponte entre você e seus clientes, tudo isso com base em conteúdos de qualidade.

Como criar estratégias de Inbound Marketing para advogados?

Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre como criar estratégias de Inbound Marketing para seu escritório de advocacia. Ao seguir as dicas você deve encontrar menos dificuldade em fazer uso dessa técnica que pode ajudar a destacar o seu escritório. Confira!

1. Conheça o alvo

É muito importante que você conheça o público-alvo do seu escritório de advocacia, para direcionar a produção de conteúdo. Se você é especialista em Direito da Família, por exemplo, o público que você pretende atrair são famílias.

Dessa maneira, você consegue utilizar uma linguagem que seja mais amigável com famílias, por exemplo. Além disso, produzir material voltado para um nicho específico pode ajudar a tornar a sua presença mais relevante para quem procura por esses serviços.

Além disso, ainda no exemplo do Direito da Família, você consegue definir qual espaço seria o mais indicado para se comunicar. Existem grupos familiares que utilizam mais o Facebook do que outras redes sociais, por exemplo.

De toda forma, não deixe de produzir conteúdo voltado para alguém, pois é preciso se comunicar com algum grupo de potenciais clientes. Seja em blogs, Instagram, ou outra plataforma, é preciso que se tenha um público-alvo definido.

2. Planeje o conteúdo

Criar um calendário editorial é essencial para garantir o sucesso da sua estratégia de Inbound Marketing. Definir temas, datas de postagens, além de planejar quais serão as pautas produzidas de fato, é algo indispensável para qualquer escritório.

Além disso, é importante que se faça um planejamento de palavras-chave, para que se defina os temas que se abordarão nas postagens. Plataformas como o Google Keyword Planner podem ajudar a encontrar os termos que podem facilitar com que seu escritório se destaque.

Em todo caso, planejar o que será feito é de extrema importância para que a sua estratégia traga resultados. Investir em palavras-chave com alto volume de busca, por exemplo, é um bom caminho a ser seguido para atrair um público mais amplo.

3. Aprofunde o seu conhecimento sobre técnicas de SEO

SEO é um conjunto de técnicas que visam ajudar a tornar a sua produção de conteúdo mais relevante. Utilizar as palavras-chave com maior volume de busca dentro de um texto informativo, por exemplo, se encaixa como uma dessas técnicas.

Além disso, apresentar conteúdo de qualidade, dividir o texto em tópicos, definir um título interessante, são outras técnicas. Ao notar que tudo isso foi feito em um texto, motores de busca como o Google, por exemplo, o indicam acima de outros menores “relevantes”.

Em todo caso, utilizar SEO na advocacia, para quem produz conteúdo para escritório, é essencial para o desenvolvimento do seu escritório. A sua presença digital tende a crescer quando as técnicas são aplicadas de forma correta em um calendário estruturado.

4. Preze pela qualidade

Por fim, tão importante quanto todos os outros pontos que apresentamos aqui, não deixe de produzir conteúdo de qualidade. É preciso sanar as dúvidas dos seus leitores quando se produz um texto, sempre abordando os pontos mais relevantes.

Sanar as dúvidas, e conseguir reter a atenção do público acabam sendo reconhecidos como indícios de que o seu texto conta com qualidade. Dessa forma, as chances dele ser recomendado para um novo leitor aumenta, o que aumenta o tráfego do seu portal.

Dessa forma, a qualidade acaba sendo um aliado poderoso quando falamos de tornar o seu escritório mais relevante na internet. Lembre-se de que utilizar macetes para tentar criar um “atalho” para se destacar, em muitos casos, não substitui a qualidade.

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Quais são os 3 pilares do Inbound Marketing para advogados?

O Inbound Marketing conta com três pilares centrais: lugar, tempo e conteúdo. Isso porque, é importante entregar o conteúdo certo, no momento correto da pesquisa, e utilizando o canal mais relevante para o seu público.

Porém, já vimos durante as dicas de criação de estratégias de Inbound Marketing, formas de abarcar esses três pilares. O conteúdo de qualidade, por exemplo, diz respeito à forma como os seus posts irão atingir o seu público.

Com o planejamento do seu calendário de postagens, também é possível aumentar as chances de acertar o lugar e tempo para atingir o público. Em todo caso, o objetivo é fazer com que o seu escritório seja encontrado da forma mais simples possível.

De toda forma, o marketing digital é uma poderosa ferramenta de atração dentro do ambiente online, e por isso, não deve ser ignorado pelo seu escritório. Investir em estratégias do tipo pode trazer excelentes resultados para advogados.

Existem regras para a promoção de serviços advocatícios?

É permitido que escritórios de advocacia utilizem o Inbound Marketing, mas a propaganda deve ser feita de forma correta. Isso porque, segundo o Código de Ética e Disciplina da OAB, existem práticas que devem ser evitadas quando falamos sobre promover serviços.

De maneira geral, podemos dizer que a publicidade advocatícia deve ser meramente informativa, para que não mercantilize a profissão. Seja para envio de emails, postagens em redes sociais ou blogs, todo o material deve seguir essas regras.

Além disso, é interessante saber que determinadas práticas são proibidas, sendo as principais:

  • Divulgar valores honorários, descontos do escritório, formas de pagamento aceitas, seja de maneira direta ou indireta;
  • Citar que tem determinadas especializações sem contar com certificação específica;
  • Postar informações que podem causar dano ao leitor, induzindo ao erro;
  • Fazer promessas de resultados que não podem ser garantidos;
  • Usar expressões que comparam ou autoengradecem o advocacia, persuadindo o leitor;
  • Incitar que o cliente entre com ações por meio de postagens, o que ajudaria na captação de clientes por parte do escritório.

Como conferir os resultados das minhas estratégias?

Além de implementar as estratégias de Inbound Marketing, também é importante que as métricas sejam acompanhadas. Saber quantas pessoas acessam o site, abrem emails, entre outras informações, é essencial para ajustar seu plano de ação.

Para isso, existem ferramentas que ajudam na visualização de dados concretos, que ajudam a sua tomada de decisão. Dessa maneira, é possível garantir que sua estratégia está ajustada e os resultados devem surgir para o seu escritório.

Além disso, o uso do software jurídico ADVBOX, por exemplo, pode ajudar a tornar seu escritório mais eficiente em todos os aspectos. Seja para realizar o controle de produtividade do time, ou para outras tarefas, a ferramenta pode ser útil.
Aproveite a oportunidade e teste o software jurídico ADVBOX para trazer de vez seu escritório para a era da advocacia digital!

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