O trabalho em um escritório de advocacia é constante: são prazos que não podem ser perdidos, atenção a uma infinidade de detalhes e estratégias. E, entre todas essas atividades, o gerenciamento do relacionamento com o cliente não pode ser esquecido.
Podemos dizer que manter um contato sólido e uma boa comunicação com os clientes é decisivo para que o seu escritório permaneça competitivo no mercado. Fidelizar as pessoas que já contam com seus serviços é importante para que os clientes busquem seu escritório sempre que precisarem e, além disso, indiquem seu trabalho para outras pessoas.
Quando você faz um bom gerenciamento do relacionamento com o cliente ainda reduzem as chances de inadimplência e as pessoas encontram no seu trabalho uma referência de confiança.
Por isso, te convidamos a continuar lendo esse conteúdo. Nele vamos te dar dicas sobre como começar a fazer o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou, se você já tem estratégias em prática, que tal descobrir novas possibilidades?
Você já ouviu falar sobre CRM, por exemplo? Se esse assunto ainda é uma novidade para o seu escritório, confira nesse post como contratar uma plataforma de customer relationship management vai auxiliar a manter clientes e evitar perdas.
O que é o gerenciamento do relacionamento com o cliente?
O gerenciamento do relacionamento com o cliente envolve uma série de fatores e, de forma geral, começa com uma boa comunicação. Esse é o primeiro passo para que você e seus clientes possam ter uma longa parceria.
Sabemos que muitas vezes os termos utilizados no Direito não são de fácil compreensão para as pessoas. Por isso, entenda que para manter um contato saudável com os clientes você precisa que eles estejam informados sobre o andamento de seus processos e, acima de tudo, consigam entender o que está acontecendo.
Essa é uma etapa primordial do gerenciamento do relacionamento com o cliente e realizá-la com a ajuda de um software jurídico pode tornar todo o processo mais simples.
Com uma ferramenta, como é o caso da ADVBOX, é possível padronizar o envio de mensagens a partir do andamento dos processos. Clientes informados com uma comunicação clara sentem-se valorizados pelo advogado e escritório. Além disso, você reduz uma quantidade significativa de reuniões.
Ao estabelecer uma boa comunicação com seus clientes você já deu um passo muito importante para fazer o gerenciamento do relacionamento com o cliente. Para que esse processo aconteça da melhor maneira anote mais essas dicas:
- Determine horários/dias que você estará disponível para tirar dúvidas;
- Estabeleça um meio para que essa comunicação aconteça: e-mail ou mensagens por WhatsApp, por exemplo;
- Ouça feedbacks dos clientes e busque aprimorar os pontos que receberem críticas;
- Estabeleça uma conversa sincera com seus clientes: na advocacia nem sempre é possível ganhar uma ação. Esteja próximo a seus clientes e identifique quais as melhores soluções para cada caso.
Que tecnologia gerencia os relacionamentos com os clientes?
Agora que você já anotou dicas gerais para fazer o gerenciamento do relacionamento com o cliente, vamos entender mais sobre como a tecnologia pode auxiliar advogados a promover a gestão das suas contas.
Além da comunicação, a organização é base para que aconteça o melhor acompanhamento dos seus clientes. Com um software jurídico o seu escritório de advocacia reúne em uma única ferramenta todos os dados dos clientes.
Dessa forma é possível encontrar os dados dos processos em um único ambiente que pode ser acessado de qualquer lugar. Além disso, um software jurídico, como a ADVBOX, garante que as informações sejam armazenadas em um espaço seguro.
O que é uma ferramenta CRM?
No começo desse conteúdo nós falamos sobre CRM, o customer relationship management. O termo aborda ferramentas e critérios que automatizam e permitem um melhor gerenciamento do relacionamento com o cliente.
A ADVBOX, por exemplo, funciona como um CRM completo desenvolvido pensando no mercado jurídico. Ao utilizar a ferramenta o atendimento no seu escritório ficará muito mais ágil e será possível otimizar muitas tarefas.
Nós já comentamos sobre a possibilidade de enviar mensagens automáticas para os clientes. Essa é uma das tarefas que o CRM pode fazer por você. Além disso, ao utilizar um sistema como esse em seu escritório é possível acompanhar cada etapa do cliente: desde a prospecção e fechamento de contrato até a renovação para próximas ações.
Tudo isso acontece de forma automática e muito segura.
O advogado pode, em um único painel, compreender como está cada etapa do processo de entrada de novos clientes até acompanhar métricas de desempenho e produtividade de todo o time [Leia mais sobre o tema no eBook de Produtividade e Autogestão na advocacia].
O gerenciamento do relacionamento com o cliente fica muito mais fácil quando o escritório conta com uma ferramenta de CRM.
A automação do atendimento é um grande diferencial para os escritórios e pode ser decisiva na hora do cliente optar por contratar seus serviços mais de uma vez.
Imagine que você pode, por exemplo, utilizar o CRM para automatizar o envio de mensagens de aniversário para seus clientes e até mesmo criar conteúdos de marketing jurídico específicos para pessoas com os mesmos interesses.
Não espere mais para contar com todos os benefícios que uma ferramenta de CRM pode oferecer para seu escritório de advocacia. Teste a ADVBOX gratuitamente por 7 dias.