Você conhece formas de prospectar novos clientes para quem é advogado iniciante? Sabemos que se inserir no mercado pode ser algo desafiador, porém, com a estratégia certa, essa tarefa se torna mais simples.
Por esse motivo, separamos algumas estratégias que todo iniciante deve conhecer para se destacar no mercado jurídico. Dessa forma, a sua inserção no mercado, e, consequentemente, a prospecção de clientes, serão mais efetivas. Boa leitura!
Qual a melhor maneira de prospectar novos clientes?
Abaixo, vamos falar sobre formas de prospectar novos clientes para o seu escritório de advocacia. Porém, é interessante citar que essas não são as únicas maneiras que o seu negócio tem de atrair o público.
Porém, levando em consideração que a internet hoje utiliza-se para se realizar quase tudo, pensar em estratégias voltadas para o digital é excelente. Contudo, sinta-se livre para apostar em outros métodos que você também já tenha familiaridade.
De toda forma, confira abaixo algumas dicas para você realizar a prospecção de clientes no seu empreendimento!
1. Invista no blog do escritório
Uma das formas de prospectar novos clientes para os advogados iniciantes é investir na criação de um blog. Esse tipo de canal é excelente para promover uma comunicação mais eficaz entre o seu escritório e o público de maneira geral.
O blog deve servir para que você poste conteúdos que irão munir o seu público de informações valiosas. Para isso, é preciso que o seu time de marketing escreva pautas de acordo com os temas que mais causam dúvidas entre potenciais clientes.
Quanto mais artigos que acabam com as dúvidas dos clientes você tiver, melhor será para o seu escritório. Essa prática vai ajudar o seu negócio a criar autoridade na internet, o que ajuda a destacar a sua presença em comparação com concorrentes.
Em todo caso, não deixe de postar conteúdo relevante para o público, pois é isso que faz com que os seus acessos aumentem. Quanto mais textos de qualidade tiver, maiores serão as chances de conseguir uma boa prospecção de clientes.
2. Aumente a sua rede de contatos
Entre as formas de prospectar novos clientes, uma das mais subestimadas é a de aumentar a sua rede de contatos. E quando falamos sobre isso, estamos também abordando a conexão criada com outros advogados, e não apenas com potenciais clientes.
Por exemplo, é possível que, com a parceria criada com outro advogado, você tenha acesso a um número maior de clientes. Seja pela oferta de descontos, ou indicação, ainda assim, é possível atingir um público mais amplo por conta disso.
Contudo, para aumentar sua rede de contatos, é necessário que você compareça em eventos e procure outras formas de se conectar. O LinkedIn, por exemplo, é uma excelente plataforma para conhecer outras pessoas que atuam na sua área.
Em todo caso, para advogados empreendedores, as conexões são indispensáveis para o seu sucesso no mercado. Por esse motivo, não deixe de estar presente em eventos e de se conectar com possíveis parceiros e clientes dentro dos canais digitais.
3. Crie estratégias de marketing jurídico
Apostar no marketing jurídico também é uma boa forma de prospectar novos clientes para o seu escritório. Seja com técnicas de SEO, criação de um site próprio, ou gerenciando suas redes sociais com postagens atrativas, tudo isso faz parte do marketing.
Porém, o marketing jurídico precisa de atenção especial por parte da sua equipe de maneira geral. Isso porque não permite-se que o seu escritório divulgue valores de serviços, entre outros pontos que iremos abordar mais à frente do nosso artigo.
Em todo caso, o marketing jurídico engloba várias das outras estratégias que estamos citando em nosso artigo. O interessante é que você perceba o quanto não se pode deixaressa área de lado e que conte com profissionais responsáveis exclusivamente para ela.
4. Esteja presente nos principais canais
Uma das formas de prospectar novos clientes mais eficazes é estando presente nos principais canais digitais. Isso porque são esses os canais que seu público utiliza para realizar buscas na internet, por exemplo.
O Instagram é um bom exemplo de canal utilizado por diversos profissionais do mercado para oferecer seus serviços. Você também pode usar a plataforma para divulgar materiais de qualidade para informar o seu público.
Quanto mais relevância você tiver, maiores são as chances de um potencial cliente entrar em contato. Contudo, é importante que se esteja atento com relação às normas permitidas pela OAB para se fazer propaganda no meio jurídico, assunto que trataremos mais tarde.
Em todo caso, estar no Google Place, Facebook, YouTube, e outros canais populares, é uma boa estratégia para o seu escritório. Postar conteúdo de qualidade nas plataformas que permitem que isso aconteça deve trazer frutos para o seu negócio.
5. Atue como um escritório digital
Ter um escritório digital é uma prática praticamente obrigatória para todos os advogados no mercado atual. Como boa parte das pessoas está conectada, e usa a internet para procurar prestadores de serviço, essa é uma oportunidade que não se pode desperdiçar.
Por esse motivo, é necessário adaptar o seu escritório para um cenário digital, utilizando um software jurídico para isso. Por meio desse tipo de ferramenta, você consegue organizar e agilizar processos mesmo dentro da internet, sem a necessidade de toda a papelada física.
Sabemos que será necessário um processo de adaptação por parte da equipe, mas a mudança é excelente. Contar com mais agilidade em procedimentos internos, além da possibilidade de automatizar tarefas, ajuda a tornar seu time mais produtivo.
Em todo caso, em um escritório que funciona de maneira mais fluida, a prospecção não se torna um problema a se enfrentar. Um empreendimento que funciona bem em uma das áreas, vai acabar tendo isso refletido nas outras.
Como fazer uma boa prospecção de clientes?
Como vimos, existem diferentes formas de prospectar novos clientes dentro do universo jurídico. Porém, é preciso que se esteja atento a algumas questões, pois o Código de Ética da OAB não permite todas as práticas.
Por esse motivo, é interessante que os responsáveis por montarem o marketing da plataforma estejam atentos às proibições. Dessa forma, é possível que se evite que o seu escritório seja penalizado por realizar ações que não se permite na prospecção.
São vários os pontos a se considerar, contudo, de maneira resumida, esses são os pontos que merecem maior atenção:
- O material divulgado deve ser sempre de caráter informativo, para elucidar as dúvidas dos leitores;
- Não é permitido mercantilizar a profissão de maneira alguma;
- É proibido que o advogado incentive os potenciais clientes a iniciarem um processo;
- A divulgação de honorários, ou ainda de informações falsas, também é proibida;
- Persuadir pessoas, ou ainda fazer promessas de vitórias, é uma prática que não é permitida.
Apesar de apresentarmos aqui os pontos principais a serem considerados, é interessante que você conheça todas as normas presentes na OAB. Essa prática traz mais segurança para a sua atuação e garante que a prospecção de clientes seja feita de forma correta.
Que ferramenta pode ajudar a tornar o meu escritório digital?
Como vimos nas formas de prospectar novos clientes, é recomendado que o seu escritório atue de maneira digital. Para isso, será necessário contar com uma ferramenta indispensável para o seu funcionamento: um software jurídico.
Por meio do sistema ADVBOX, por exemplo, você consegue garantir o funcionamento do seu escritório mesmo com todos trabalhando a distância. A plataforma, inclusive, conta com o taskscore ADVBOX, que permite controlar a produtividade de toda a equipe.
Além disso, o nosso software jurídico também conta com integração com o Poder Judiciário. Essa funcionalidade facilita na obtenção de informações importantes para o andamento de processos, agilizando a produtividade de todo o seu time.
Essas e outras funcionalidades podem ser usufruídas em nossa plataforma, que garante a boa adaptação do seu escritório ao cenário digital. Para advogados iniciantes, contar com ferramentas que facilitam o seu trabalho é importantíssimo.
Aproveite a oportunidade e teste agora mesmo o software jurídico ADVBOX para transformar trazer o universo digital para o seu escritório!
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