As melhores estratégias para fidelizar clientes no seu escritório de advocacia

As 6 melhores estratégias para fidelizar clientes no seu escritório de advocacia

Para qualquer negócio se manter saudável no mercado é necessário acompanhar como está o número de pessoas que utilizam o serviço oferecido.

No universo dos escritórios de advocacia não é diferente: fidelizar clientes e atrair novos para a empresa faz parte de uma preocupação importante em um plano focado na gestão de qualidade.

Com a concorrência aumentando, advogados de todas as áreas precisam pensar como manter clientes fiéis aos seus serviços. Afinal, clientes satisfeitos com o atendimento, além de retornarem ao escritório sempre que precisarem, também costumam ser os melhores “porta-vozes” do seu trabalho. 

Você já deve ter ouvido que a publicidade “boca a boca” é uma das mais efetivas. Por isso, se você entende que precisa fidelizar clientes mas precisa de mais informações para melhorar as estratégias nesse sentido, continue lendo esse post. 

A primeira dica que vamos te dar é: esteja sempre se atualizando na área que trabalha.

Você deve dominar a área jurídica em que atua e transmitir a segurança sobre esses conhecimentos para seus clientes. Mostre que você fez um curso de atualização ou participou de um congresso. Apresente aos clientes que aquilo que você aprendeu fará diferença no atendimento dos casos. 

Ao começar com esse passo você perceberá que seus clientes sentirão ainda mais confiança em seu trabalho e, certamente, estarão dispostos a permanecer com o seu escritório em outras necessidades. 

Por que a qualidade no atendimento pode fidelizar clientes?

A primeira estratégia desse post destaca o seu constante aprendizado. Mas agora vamos falar um pouco sobre a importância de um atendimento de qualidade para fidelizar clientes. 

Esse é um assunto extenso, mas que pode ser resumido com comunicação assertiva. Ao receber o cliente em seu escritório pratique técnicas de escuta ativa.

Esse método consiste em colocar todos os sentidos para absorver o que está sendo dito naquela conversa. Ou seja, vai muito além de escutar com os ouvidos. 

Deixe que o cliente apresente todas suas questões, observe suas reações corporais, analise cada detalhe com atenção e retire de cena qualquer outra atividade que possa tirar sua atenção da conversa.

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Tenha empatia e olhe nos olhos da pessoa para que ela sinta ainda mais confiança de trazer o caso para o seu escritório. Métodos de escuta ativa estão cada vez mais sendo usados por advogados com o objetivo de garantir uma aproximação com clientes.

Repita essas técnicas todas as vezes em que precisar falar com as pessoas. E, ainda quando pensamos em fidelizar clientes, é importante estabelecer como será a comunicação durante todo o acompanhamento do processo. 

A importância do primeiro contato

Essa diretriz precisa ser alinhada desde a primeira conversa que você tem com o cliente e será decisiva para evitar ruídos na comunicação e futuras insatisfações. Por exemplo, você pode determinar um período do dia que estará disponível para responder as perguntas que forem enviadas. 

Ou ainda pode deixar pré-agendadas reuniões periódicas para que o cliente tire suas dúvidas sobre o andamento do processo.

Lembre-se: tudo deve ser combinado previamente e, se for necessário alterar alguma questão ao longo do caminho, isso também precisa ser comunicado. 

Para facilitar a etapa da comunicação com clientes, seu escritório jurídico pode contar com um software específico que fará a organização e facilitará o acompanhamento de agendas com as pessoas envolvidas no processo, além de criar alertas para você não perder prazos importantes.

Quais as dicas para fidelizar seus clientes?

A comunicação é uma dica central para que você consiga fidelizar clientes.

Mas existem mais alguns insights que o seu escritório pode aplicar com o objetivo de garantir que essas pessoas mantenham sempre os seus serviços como a primeira opção quando houver necessidade. Tome nota das nossas dicas.

Coloque a tecnologia ao seu lado: automatize processos

Ao contar com um software de gestão de escritórios de advocacia você consegue automatizar o relacionamento com clientes.

Por exemplo, com a ADVBOX é possível enviar e-mails e mensagens SMS todas as vezes que acontecer alguma movimentação referente ao processo. Dependendo das necessidades do cliente, essas notificações podem ser enviadas até mesmo por meio das redes sociais. 

Todo esse trabalho é automatizado e poupa muito tempo do atendimento no escritório.

Com as informações que chegam em tempo real e detalhadas para o cliente, muitas reuniões para tirar dúvidas simples podem ser evitadas. Você pode testar o software da ADVBOX gratuitamente por 7 dias e comprovar na prática os benefícios.

Mantenha cadastros organizados

Saiba quem são seus clientes e mantenha as informações deles atualizadas. Nome, data de nascimento, cidade, áreas que costuma procurar atendimento e outras informações gerais sobre o perfil das pessoas que estão no seu escritório.

Esses dados precisam estar organizados para que você possa mostrar aos clientes que está com foco no caso e se preocupa com a pessoa. Por exemplo, você pode enviar uma mensagem quando o cliente estiver de aniversário. 

Além dessa aproximação, manter a planilha em dia te ajuda a conhecer de forma macro o perfil dos seus clientes. Com essas informações em mãos ficará até mais fácil visualizar novas pessoas que têm perfil para entrar na sua carteira de clientes. 

Não crie falsas expectativas

Esse ponto também envolve muito a comunicação com o objetivo de fidelizar clientes.

Sendo assim, não crie expectativas sobre o processo que talvez não possam ser cumpridas. Explique de uma maneira que seja de fácil compreensão tudo o que vai acontecer com o caso e destaque todos os riscos que poderão surgir no caminho. E lembre-se de documentar cada etapa dessas conversas. 

Como fidelizar clientes no Instagram?

Provavelmente você já ouviu falar que precisa estar no Instagram e em outras redes sociais para divulgar o seu trabalho como advogado.

Mas antes de começar a fazer marketing jurídico, é indispensável ter um planejamento e as estratégias de onde você quer chegar.

Tenha clareza sobre seu público e quais os conteúdos que serão relevantes para que você compartilhe com ele. Ao planejar essas publicações lembre que elas precisam ser interessantes tanto para prospectar novos clientes quanto para encantar aquelas pessoas que já estão com você. 

Outra estratégia interessante para fidelizar clientes é criar uma newsletter exclusiva. Você pode abrir esse espaço para trazer novidades do meio jurídico de forma fácil (lembre-se de garantir uma linguagem inclusiva para que todos possam compreender). 

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para se manter em contato com sua base de clientes.

Assim, mesmo quando essas pessoas não estiverem com algum processo ativo, elas continuarão recebendo informações suas e, quando precisarem novamente de um advogado, aumentam as chances de te procurarem para novas situações. 

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Vença os desafios de uma carteira de clientes saudável com nossas dicas para fidelizar clientes usando técnicas de comunicação assertiva