O que é e para que serve a criação de conteúdo na advocacia?

A criação de conteúdo na advocacia se tornou indispensável para todos os profissionais e escritórios que desejam ser notados pelo público e vender os seus serviços. Com o avanço da sociedade e da tecnologia, as maneiras de se fazer marketing mudaram drasticamente.

Isso significa que não adianta mais apenas apresentar o escritório e anunciar os serviços que oferece. É preciso criar um relacionamento e conquistar a confiança do público-alvo antes de vender.

Dentre as diversas possibilidades, a  criação de conteúdo na advocacia é uma das estratégias de marketing que mais se destaca nessa nova era. Acompanhe a leitura, entenda do que se trata e como fazer de forma eficiente no seu escritório! 

O que é marketing de conteúdo?

Primeiramente, é preciso conhecer o marketing de conteúdo para entender como as companhias, independente do mercado em que atuam, fazem a publicidade dos seus negócios. 

Quando um escritório busca informações sobre marketing, muito provavelmente se depara com esse termo. De modo geral, marketing de conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para o público-alvo do negócio. O objetivo é auxiliar essas pessoas em toda a jornada de compra, atraindo-as de forma natural e espontânea para o funil de vendas

O intuito é educar as pessoas para que elas conheçam, confiem e tenham uma marca ou empresa como referência na área, além de fazê-las se tornar clientes. 

Na prática, os conteúdos podem ser de diferentes formatos. Os mais comuns são: artigos de blogs, vídeos, postagens em redes sociais, imagens, podcasts, dentre outros. 

Essa estratégia é extremamente eficiente porque as pessoas estão a todo instante consumindo conteúdos. Você mesmo, durante o dia, pesquisa nos mecanismos de busca sobre vários assuntos e se depara com conteúdos que lhe entreguem as repostas que procura.

É por isso que o marketing de conteúdo é considerado a moeda de troca do século XXI. As pessoas passam a conhecer e confiar no seu escritório por meio dos conteúdos gratuitos que disponibiliza. 

Devido a isso, está superando táticas de marketing mais tradicionais, oferecendo uma maneira inteligente de se conectar com os clientes em potencial sem parecer que está vendendo um produto ou serviço.

Com essa estratégia, o seu escritório pode atrair, engajar e reter um público por meio do oferecimento de conteúdos relevantes e de qualidade. 

Conheça mais sobre essa estratégia no artigo abaixo:

O que é criação de conteúdo?

A criação de conteúdo é o combustível do marketing de conteúdo. Produzir conteúdo significa, na prática, oferecer conteúdos, não importa o formato ou plataforma, que sejam úteis e relevantes para o seu público-alvo. Assim, é possível atrair mais clientes em potencial para o negócio.

Outro objetivo de criar conteúdos para as diversas redes é aumentar a presença do negócio na internet e se posicionar como uma autoridade no segmento de atuação. 

Os escritórios de advocacia podem fazer isso para conseguirem ser vistos como referência na área de atuação e aprimorar o brand-awareness

Ao criar artigos, postagens, vídeos, dentre outros formatos, que ajudem o usuário a solucionar um problema, aprender sobre algo ou descobrir uma demanda, é possível se aproximar dele sem ser invasivo, como ocorre nas estratégias de marketing tradicionais. 

Dessa maneira, o internauta pode ver o seu escritório como um aliado que o ajudou, sem pedir algo em troca. Assim, ele passa a confiar e lembrar do escritório toda vez que precisar recorrer a um assunto relacionado à área de atuação do negócio. 

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Por que é importante investir na criação de conteúdo na advocacia?

Infelizmente, é possível encontrar diversos advogados autônomos e escritórios que não investem na produção de conteúdo.

Contudo, existem alguns fatores que demonstram que é extremamente fundamental investir na criação de conteúdo na advocacia. Abaixo, veja 3 dos principais.

Mercado competitivo

O mercado jurídico está bastante competitivo. Em um dos países em que mais existem advogados por habitantes, é importante buscar maneiras de se diferenciar. 

A criação de conteúdo na advocacia é a principal ferramenta que existe atualmente para chamar a atenção das pessoas e demonstrar o seu conhecimento e experiência. 

Outrossim, com a quantidade de negócios querendo vender produtos e serviços, destaca-se quem consegue conquistar a atenção por meio de conteúdos direcionados para o público certo.

Avanço da internet na vida das pessoas

Em uma sociedade cada vez mais conectada e tecnológica, é indispensável ter presença na internet. Inclusive, os escritórios que ainda não realizam táticas para estarem no mundo digital tem grandes chances de cair no esquecimento. 

Todavia, não basta apenas ter um site e um perfil nas redes sociais. A criação de conteúdo na advocacia é o que fará a sua exposição aumentar e fazer o seu escritório chegar no público que deseja.

Pessoas criam relacionamentos com marcas e empresas antes de comprar

Por fim, a criação de conteúdo na advocacia é indispensável para que o escritório crie um relacionamento com os possíveis clientes antes de fechar contratos de honorários. 

As pessoas não são seres passivos no processo de compra de um produto ou serviço. Com a internet, elas gostam de criar um relacionamento com as marcas e empresas antes da decisão de compra. 

Nessa era da internet, o escritório que se relaciona e passa confiança para as pessoas consegue ter mais chances de sucesso. 

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Quais são as vantagens de investir em uma estratégia de criação de conteúdo na advocacia?

Existem diversas vantagens de se investir em uma estratégia de criação de conteúdo na advocacia. Veja abaixo os benefícios disso para o seu negócio!

Possibilidade de investir em diferentes formatos

A primeira vantagem do marketing de conteúdo é que ele permite a criação de conteúdos em diversos formatos. Assim, o seu escritório pode variar e se manter presente em diversas mídias e plataformas.

Baixo investimento

A criação de conteúdo na advocacia não exige grandes investimentos. Você mesmo pode começar a criar textos e postagens para as redes sociais do escritório ou buscar freelancers e agências que podem lhe auxiliar nisso.

Sobre isso, confira o artigo abaixo:

Ajuda no posicionamento do escritório

Além de ajudar a aumentar a visibilidade do escritório na internet, a criação de conteúdo na advocacia é fundamental para posicioná-lo no mercado. 

Dessa forma, a estratégia precisa ser pensada para demonstrar autoridade nas áreas de atuação e principalmente, diferenciar o escritório dos concorrentes. 

Atrai mais clientes

Diversas empresas dos mais variados segmentos comprovam que a criação de conteúdo, quando feita de maneira correta, ajuda a atrair mais clientes. 

Inclusive, existem exemplos de escritórios de advocacia que conseguiram aumentar a carteira de clientes com essa estratégia. 

Educa o público

A criação de conteúdo na advocacia deve ser feita para educar o público e ensinar sobre os seus serviços e áreas de atuação. Quando as pessoas estão mais educadas sobre algo, maiores as chances delas de adquirir o seu serviço.

Além disso, quando elas passam por esse processo de aprendizado com você, mais ela cria confiança no seu negócio e maiores as probabilidades de contratá-lo em vez de recorrer ao seu concorrente.

O que o Código de Ética diz sobre a criação de conteúdo na advocacia?

Muitos advogados têm medo de iniciar estratégias de marketing digital. Isso ocorre principalmente pelo desconhecimento do que é permitido e proibido pelo Código de Ética.

Felizmente, os advogados podem realizar diversas táticas para conseguir se posicionar na internet sem sofrer sanções por isso. 

Conforme as diretrizes sobre a publicidade na advocacia, a criação de conteúdos educativos é totalmente permitida. Contudo, o objetivo é sempre educar e informar.

Dessa forma, o seu escritório pode sim investir em marketing de conteúdo e utilizar as diversas redes para isso. O único cuidado que deve-se ter é evitar publicações que caracterizem a mercantilização da profissão.

Para saber mais sobre isso, veja a live do Fome de Saber em que o CEO da ADVBOX, Eduardo Koetz, conversa com convidados sobre essas alterações que possibilitaram a aplicação do marketing na advocacia!

Como criar conteúdo para o escritório de advocacia?

Existem três possibilidades para o seu escritório iniciar na criação de conteúdo. Confira quais são e as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Por conta própria

A primeira maneira de investir em criação de conteúdo na advocacia é você e a sua equipe mesmo iniciarem a produção.

Ou seja, você ou algum membro da equipe pode começar a criar artigos e postagens para as redes sociais (os 2 formatos mais simples para iniciar) e publicá-los com uma certa constância. 

Os prós disso é que o escritório pode investir na educação nessa área e ter os conhecimentos necessários para produzir esses conteúdos.

Por outro lado, há 2 contras. O primeiro é que esse trabalho toma muito tempo do profissional, que não poderá focar no seu trabalho relacionado à advocacia. O segundo é relacionado ao tempo para aprender tudo o que é necessário para criar os conteúdos, visto que adquirir as habilidades essenciais pode demorar.

Contratação de freelancers

A segunda maneira de iniciar a criação de conteúdo na advocacia é contratando freelancers de produção de conteúdo. Inclusive, muitos escritórios terceirizam esse trabalho para esses profissionais.

Essa é a maneira mais comum das empresas manterem as suas mídias sempre atualizadas com conteúdos novos. 

A vantagem é poder terceirizar o trabalho sem sobrecarregar alguém da equipe. Por outro lado, a desvantagem está em procurar profissionais que escrevem artigos na sua área de atuação. Em muitos casos, contar com redatores generalistas pode não resultar em bons conteúdos.

Agência

Outra alternativa disponível no mercado para ajudar as empresas a criarem conteúdos são as agências. Existem aquelas focadas em um único mercado e as que oferecem esse serviço para inúmeros nichos.

A vantagem é que elas podem fazer grande parte do trabalho por você. Assim, elas podem se encarregar, por exemplo, da criação da persona, do calendário editorial, da pesquisa por palavras-chave, criação de pautas e produção dos artigos. 

Os contras, por outro lado, é que muitas delas podem ter dificuldades de entender o seu negócio e enfrentar problemas com as entregas dos conteúdos, visto que muitas também trabalham com freelancers para isso.

Contratação

Por fim, o próprio escritório pode investir em profissionais para realizar esse trabalho. A vantagem é poder contar com produtores de conteúdo dentro da própria equipe. As desvantagens estão em procurar por profissionais bons e realizar todo o processo de recrutamento e seleção, que pode demorar. 

O que preciso saber para criar conteúdos de qualidade?

A princípio, muitos profissionais podem pensar que para produzir conteúdo, basta criar um blog e escrever artigos dos assuntos que o escritório trabalha. 

Esse é um grande erro que muitos acabam cometendo. Para ter uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente e que traga resultados, é preciso muito planejamento e estudo.

Para iniciar, é preciso aprender sobre diversos assuntos e técnicas indispensáveis para fazer a estratégia funcionar. Algumas delas são:

  • Search Engine Optimization (SEO);
  • Escrita voltada para a web;
  • Persona e público-alvo;
  • Psicologia das cores para criação de postagens;
  • Branding;
  • Funcionamento das redes sociais;
  • Storytelling;
  • Funil de vendas;
  • Inbound marketing, etc.

Ou seja, é preciso muito conhecimento para fazer uma estratégia funcionar. Por causa disso, é comum que os escritórios contem com profissionais especialistas nisso, geralmente freelancers.

Vale mencionar também que, além dos tópicos acima, é preciso estudar o funcionamento de cada uma das redes sociais que for utilizar para divulgar conteúdos. 

Por fim, se for criar conteúdos em formatos de vídeo e áudio, por exemplo, será necessário investir em equipamentos e conhecimentos em filmagem e edição, além de softwares para realizar esses trabalhos. 

Como montar uma estratégia de conteúdo?

A criação de conteúdo na advocacia exige um planejamento completo para garantir eficiência na estratégia como um todo. Confira os passos abaixo.

Objetivo

O primeiro passo é entender o que você almeja com a criação de conteúdo. Na advocacia, os objetivos principais geralmente são: atrair mais clientes, se posicionar como uma autoridade no ramo e se destacar dos concorrentes. Pense no seu objetivo para focar em uma estratégia sem desviar do que é importante.

Persona 

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O maior erro dos escritórios de advocacia e profissionais autônomos é achar que podem prestar serviços para todos. Ninguém vende para todo mundo. 

Mesmo que você queira atender um público amplo, é fundamental pensar para quem deseja direcionar o seu conteúdo. Por exemplo, um blog com artigos na área trabalhista que direciona o post tanto para o empregado quanto para o empregador apenas confundirá a sua audiência.

Área de atuação

Mesmo que o escritório seja generalista, é preciso escolher uma área para se posicionar como especialista. Somente assim é que é possível passar autoridade.

Ademais, se posicionar em uma única área não prejudica a atuação do profissional. Ele pode continuar atuando em outros segmentos no seu dia a dia.

Como produzir

Após definir o seu objetivo, entender a sua persona e em qual área deseja se posicionar, agora é o momento de escolher como produzir os conteúdos. Conforme você viu, é possível contratar freelancers ou contar com uma agência para isso, por exemplo.

É necessário definir tudo isso, pois o orçamento pode se diferenciar consideravelmente entre as opções. 

Pesquisa de palavras-chave

Ao estabelecer a área em que o escritório deseja se posicionar e criar uma persona, é preciso pesquisar palavras-chave para criar os conteúdos. 

De modo resumido, você deve encontrar os termos que ela utiliza para pesquisar os assuntos relacionados ao seu nicho. 

Calendário editorial 

A criação de conteúdo na advocacia deve ser constante. Assim, é preciso estabelecer uma frequência de postagem e mantê-la. Para isso, é preciso criar um calendário editorial, definindo quantas vezes por semana ou mês você publicará novos conteúdos. O ideal é que seja pelo menos uma vez por semana. 

No calendário, determine as datas de produção, correção e postagem dos conteúdos, bem como as palavras-chave a serem trabalhadas nesses dias. 

Metas

Por fim, é preciso estabelecer metas e KPIs para analisar os resultados. Uma estratégia de conteúdo é demorada. Isso significa que um artigo pode levar meses e até anos para ser ranqueado ou trazer visitas para o seu site. 

Devido a isso, evite criar apenas metas de curtíssimo prazo. Alguns exemplos de metas podem ser: quantidade de contatos, quantidade de contratos fechados, quantidade de acessos e visitas ao site, dentre outros.

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