Como inovar na advocacia?

Como inovar na advocacia? Nesses tempos fluidos, ser inovador pode significar tão somente ser mais humano

 

Por Maruzza Teixeira

 

Inovação é uma das palavras da moda, nos dias de hoje. Difícil encontrar por aí quem não fale da necessidade de “inovar dentro da empresa” ou “de ser um profissional com perfil inovador”. Mas, antes de tudo, é preciso esclarecer que, quando falamos em inovação, não estamos nos referindo apenas a aspectos tecnológicos.

Não podemos negar que avanços como a internet, smartphones trouxeram mudanças significativas no modo de vida das pessoas, mas inovar vai além disso.

Se na raiz da palavra inovação já se percebe o seu vínculo com “o novo” ou “a novidade”, é preciso esclarecer que não necessariamente isso tem a ver com o que não existia antes, mas com o que se percebe de forma diferente.

Em outras palavras: é preciso que as pessoas identifiquem que algo mudou.

Um exemplo bastante recorrente diz respeito à maneira como consumimos bens culturais, como filmes e músicas. Se antes íamos às locadoras e lojas de disco, hoje temos tudo ao alcance de nossas mãos. E esse é o aspecto mais importante de todo esse processo: somos diferentes agora!

Como inovar na Advocacia: Somos diferentes agora!

Isso significa que não lidamos mais com determinadas situações como lidávamos antes. É preciso, portanto, ter o claro entendimento que a relação entre um cliente e seu advogado não é mais a mesma porque as pessoas já não são as mesmas.

Se antes o advogado era o detentor de saberes e seu cliente era conduzido por ele. Hoje é possível ter acesso a todo tipo de informação, bastando estar conectado à internet para isso.

O que significa que, quando um cliente chega até você – o que pode ocorrer virtualmente, graças às possibilidades da advocacia 4.0 – ele já pode ter uma noção do que precisa.

É claro que isso pode nos deixar um pouco inseguros, afinal, nosso conhecimento e práticas podem ser confrontados a todo momento.

Por isso, leva vantagem quem conseguir entender melhor o comportamento das pessoas. Essa deve ser. Então, uma característica do advogado que pretende inovar no seu trabalho: ser mais humano.

E uma das formas de fazer isso é ter presença digital.

Conhecer as novas formas de vinculação, por meio das redes sociais, é um passo importante para sobreviver nesse mundo hiperconectado. Por outro lado, é preciso extrapolar esses laços – por vezes fracos – e conseguir enxergar, de fato, o outro.

E enxergar o outro às vezes é tão somente ter a tecnologia como aliada e entregar a ele informação de fácil assimilação.

Nesse caos que, por vezes, se torna a internet.

Entender as suas dificuldades, seus medos, suas necessidades.

Explicar, por exemplo, quais os benefícios do INSS a que um segurado pode ter direito, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
Se antes o conhecimento era de domínio de poucos, hoje ele precisa ser expandido. E é assim que se pode estabelecer relações de confiança nesses tempos tão fluidos e tornar-se realmente inovador.

Assim, está explicado como inovar na advocacia hoje.

Software de Gestão de Escritórios

Esteja atento também as facilidades de um bom software jurídico. Saiba mais em ADVBOX.

1 comentário em “Como inovar na advocacia?”

  1. I’ve been browsing online more than 2 hours today, yet
    I never found any interesting article like yours. It
    is pretty worth enough for me. In my opinion, if all website owners and bloggers
    made good content as you did, the net will be a lot more useful than ever before.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *