Descubra como fazer um plano de marketing bom e eficiente!

Trabalhar o marketing em um escritório de advocacia é fundamental, claro, sempre respeitando as normas impostas pela OAB. E principalmente, sabendo das limitações, se mostra necessário planejar as ações para atingir os objetivos.

Além disso, um bom plano de marketing pode atrair mais clientes para seu escritório e alavancar o seu negócio. Contudo, como já dito, é importante que se mapeie as ações que se tomarão, para não que não se ultrapasse os limites éticos e se consiga êxito.

Portanto, neste texto você descobrirá o que é definitivamente um plano de marketing, quando elaborar e quais os passos para fazer um bom planejamento.

É permitido o marketing jurídico?

Antes de entender o que é e como fazer um plano de marketing, é necessário saber como a OAB vê o marketing. 

Apesar de muitos advogados pensarem que não, é possível trabalhar com marketing, mas seguindo algumas limitações impostas pelo Provimento 94/2000.

O provimento autoriza uma publicidade informativa que une o anúncio da identificação pessoal e curricular, áreas ou matérias jurídicas de exercício preferencial, horário de atendimento, etc. 

Com isso, você pode aplicar esse marketing em cartões de visita e de apresentação, menção em anuários profissionais da área de atuação e outros.

Por fim, permite-se que se website com fotos compatíveis à atividade e se veicule anúncios na internet, seguindo as mesmas limitações das revistas e jornais especializados.

Agora que você sabe as limitações da OAB, vamos entender o que é o plano de marketing.

O que é um plano de marketing? 

Um plano de marketing é um planejamento estratégico em relação a ações e campanhas de marketing que se executarão. 

Ao invés de seguir caminhos aleatórios, criar conteúdos sem propósitos ou seguir tendências do mercado, todas as atividades passam por esse planejamento.

O principal objetivo desse plano é garantir a organização de todo o processo, permitindo que os colaboradores entendam suas funções, tenham metas bem definidas e saibam monitorar os resultados.

Portanto, o plano de marketing funciona como um guia para que todos na equipe saibam suas responsabilidades e ações necessárias. 

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Quando fazer um plano de marketing?

Não existe um momento exato para elaborar um plano de marketing, contudo existem algumas épocas que o planejamento pode ser mais eficiente. Começo de mês, de trimestre ou de ano são datas que podem marcar início de ações novas.

O ideal é que se comece um plano com novas medidas antes de ter outras ações ativas, para não haver desperdício de tempo e dinheiro.

Por que fazer um plano de marketing?

Um dos principais motivos para você fazer um plano de marketing é para o crescimento do negócio, conseguindo atrair mais clientes. E isso é fundamental em um escritório de advocacia.

Com um planejamento bem pensado você conseguirá definir um direcionamento estratégico para sua equipe. Com o plano, todos conseguirão entender suas funções e responsabilidades dentro do marketing.

A partir disso, todos da equipe entenderão o impacto das ações deles e responsabilidades no resultado final, além de conseguirem trabalhar de forma integrada.  

Com o plano você também conseguirá reduzir custos desnecessários, deixando de utilizar plataformas que não fazem sentido ou ações que não gerem resultados positivos. 

O plano de marketing tem como um dos seus objetivos evitar os desperdícios e otimizar os resultados. Com o planejamento é possível estudar quais as melhores ações a se tomar para conseguir alcançar os objetivos.

Além disso, você conseguirá avaliar os resultados de forma precisa, para entender os erros e acertos, e com isso conseguir otimizar.

E por fim, você conseguirá alcançar mais clientes e se estabelecer no mercado!

Para isso, você deve seguir alguns passos fundamentais na construção do seu plano de marketing. 

Quais os passos para fazer um plano de marketing? 

Agora que você já sabe o que é, quando e porquê, é hora de descobrir os passos para de fato fazer um plano de marketing.

1. Conheça seus clientes

Para começar a planejar as ações de um plano de marketing, você precisa conhecer quem é o seu cliente. 

É necessário descobrir qual o público que seu escritório vai atender, quais as necessidades do cliente e de que forma você poderá atendê-lo. Essas e outras dúvidas e características devem ser descobertas.

Conhecendo de fato o seu público alvo, você poderá planejar ações com o objetivo de atraí-lo e torná-lo seu cliente.

2. Defina seus objetivos

Após a definição do público-alvo, é hora de decidir os objetivos do seu escritório com o plano de marketing. Você deve entender o que deseja alcançar de uma forma geral.

Com isso, você determinará pequenas metas para atingir o objetivo final. Com pequenas etapas a serem compridas é mais fácil dividir isso para o dia a dia. 

Contudo, é importante definir um objetivo maior a se cumprir em um determinado período. 

3. Analise seus concorrentes

Outra etapa é a avaliação dos trabalhos dos seus concorrentes. É importante entender como os escritórios de advocacia trabalham, o que oferecem, e até de que forma é feito o marketing jurídico deles.

A partir disso, você conseguirá mapear melhor as próprias ações de marketing, além de também entender como progredir com o negócio. 

4. Escolha suas estratégias

Após definir seus objetivos e analisar a concorrência, é hora de planejar a sua estratégia. Nesse sentido, você irá determinar as ações a serem tomadas baseadas nas suas metas.

Nesse ponto, é importante você descobrir quais as plataformas que mais fazem sentido para o seu escritório, e quais as ferramentas você deve utilizar nas suas práticas.

Com isso, você começará a validar as ações a serem tomadas e a utilização ,e manutenção, das ferramentas escolhidas. Por fim, você terá uma estratégia definida. 

5. Estabeleça um cronograma

Com a estratégia pensada, você deve definir um cronograma para as ações e um planejamento do que deve ser feito a cada dia. É importante monitorar o tempo utilizado para cada prática, e claro, monitorar os resultados. 

6. Monitore os resultados

A última, mas não menos importante, etapa a seguir é o monitoramento dos resultados. O diferencial no marketing digital é exatamente conseguir os dados e números alcançados com suas ações.

A partir dessa monitoria, você identifica quais ações estão dando certo, quais plataformas estão conseguindo melhores resultados e aquilo que não está bom e precisa melhorar.

É um trabalho fundamental para conseguir atingir os objetivos finais, permitindo correções durante o plano. Sem esse monitoramento, você pode desperdiçar recursos e tempo de trabalho.

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