Você sabe como aumentar a carteira de clientes do seu escritório de advocacia? Processo essencial para que se promova o crescimento do seu negócio, o aumento da carteira precisa ser feito de forma concisa, utilizando-se as ferramentas certas ao seu lado.
Porém, nem todos sabem como aumentar a carteira de clientes, e, justamente por isso, produzimos este artigo. No texto abaixo, você vai aprender a realizar o procedimento, além de compreender a sua importância e outros pontos importantes sobre o tema. Confira!
O que é uma carteira de clientes para advogados?
Antes de falarmos sobre como aumentar a carteira de clientes, vamos falar sobre a carteira em si. Basicamente, estamos nos referindo a pessoas e empresas que já fizeram contato com o seu escritório, seja fazendo negócios ou tirando dúvidas.
Por isso, é importante que se mantenha um banco de dados com informações atualizadas sobre cada um desses indivíduos. Dessa forma, você pode usar essas informações para entrar em contato em outro momento, aumentando suas chances de prospecção.
Ou seja, uma carteira de clientes é uma forma do seu escritório fazer um controle dos contatos que têm disponível. Sejam aqueles que contratam seus serviços com frequência ou não, ainda assim, esses dados são importantes para os advogados.
Por que é importante manter uma carteira de clientes?
Como vimos, a carteira de clientes está voltada para a utilização dos dados de quem já entrou em contato com o seu escritório. Porém, essas informações não podem ficar paradas, já que a relação com o potencial cliente não pode parar ali.
Imagine que alguém lhe contatou para tirar uma dúvida e então o primeiro contato se encerrou ali. Neste momento, se você fez a captação de dados, você já tem algumas informações interessantes para tentar um contato futuro com esse potencial cliente.
Nutrir esse relacionamento com informações que podem ser valiosas, pode ajudar a fortalecer o vínculo entre as duas partes. Dessa maneira, alguém que não é um cliente ativo, pode acabar se tornando, aumentando sua carteira.
Além disso, também é interessante manter a relação com os clientes já ativos, para, quem sabe, aumentar o número de serviços prestados. Ou seja, de maneira direta, podemos dizer que a carteira de clientes ajuda o seu escritório a vender mais.
Como montar sua própria carteira de clientes para o escritório?
Abaixo, vamos listar algumas dicas para te ajudar a montar a sua carteira de clientes. Após a criação, podemos falar sobre o aumento dela, mas antes, é preciso conseguir consolidar alguns clientes para que sua estratégia tenha sucesso. Confira!
1. Defina a persona do escritório
A persona do escritório é um cliente fictício, porém, baseado em dados concretos coletados pelo seu escritório. Conta com nome, renda mensal, objetivos, problemas, e, por meio desses e de outras informações, você entende como ajudá-lo.
Definir uma persona é essencial para descobrir com quem o seu escritório está falando, e, em muitos casos, ajustar a linguagem já é um passo grande. De toda forma, esse processo é essencial para quem quer dialogar de forma mais assertiva com o público.
A definição da persona é indispensável para uma estratégia de aumento de carteira de clientes que seja eficiente. Conseguir fazer com que o público se mantenha interessado no que você pode oferecer é um desafio que, com os dados certos, é possível superar.
2. Concentre esforços na prospecção
Essa é, possivelmente, a etapa mais complicada de todo o processo, porém, é indispensável para o sucesso da sua estratégia. A prospecção de clientes é o que vai fazer com que a sua carteira de clientes aumente de fato.
Em um primeiro momento, você pode utilizar da internet para que a sua prospecção seja feita, já que os gastos são menores. Inclusive, quando uma estratégia digital é bem elaborada, ela costuma trazer excelentes resultados.
Em todo caso, a prospecção de clientes é a forma do seu escritório conseguir atingir um público maior. Como estamos falando sobre aumentar a sua carteira de clientes, essa é uma etapa essencial para o sucesso da sua estratégia.
3. Faça uso de estratégias de marketing digital
Como já citamos na prospecção, o marketing digital pode ser de grande ajuda para escritórios que queiram se destacar. Por meio de ferramentas disponíveis na internet, advogados podem atingir um público mais amplo no mercado.
Contudo, é preciso estar atento a alguns pontos, já que a propaganda permitida para advogados não pode ser feita de forma tradicional. Não é permitido divulgar valores de honorários ou oferecer serviços diretamente, por exemplo.
Em todo caso, é sempre interessante verificar o Código de Ética da OAB para estar atento sobre o que é permitido e o que deve ser evitado. De toda forma, não deixe de fazer uso de canais que possam ajudar o seu escritório a se destacar.
4. Esteja presente em eventos do ramo
Estar presente em eventos voltados para advogados também é uma boa forma de aumentar sua carteira de clientes. Isso porque, por mais que clientes possam não frequentar esses espaços, é por lá que você pode firmar parcerias que abrem portas.
A conversa com outros profissionais do ramo também pode ajudar a enxergar o mercado de outra maneira. Seja com dicas para marketing de advogados, ou ainda com a ligação direta com outros clientes, essa conversa é sempre positiva para os participantes.
Como aumentar a carteira de clientes do advogado?
Enfim, vamos falar sobre como aumentar a carteira de clientes, algo essencial para o sucesso do seu escritório. Abaixo, vamos listar algumas dicas que podem facilitar o procedimento, garantindo o melhor posicionamento do seu escritório.
Em todo caso, confira algumas dicas valiosas sobre como aumentar a carteira de clientes dentro do universo jurídico!
1. Invista no digital
Se você procura por como aumentar a carteira de clientes, a sua resposta pode estar no ambiente digital. Criar um site, utilizar estratégias de marketing jurídico voltadas para a internet, entre outras técnicas do tipo, podem ajudar no seu sucesso.
A advocacia digital está se popularizando cada vez mais, graças à toda praticidade que proporciona a todos os lados dessa relação. O cliente consegue contratar os serviços de casa, e o advogado conta com a possibilidade de atender um público mais amplo.
De toda forma, criar um blog para postar conteúdo, utilizar as redes sociais, entre outros meios de comunicação, é sempre bem-vindo. O importante é ser visto e demonstrar que o seu escritório é uma autoridade no assunto, o que atrai público.
2. Amplie o network do seu escritório
Outra forma de aumentar a carteira de clientes é ampliando a sua rede de contatos, ou seja, o seu network. Participar de eventos e palestras, por exemplo, pode te colocar em contato com potenciais clientes e parceiros que ajudam a alavancar o escritório.
Além disso, você pode utilizar ferramentas digitais para aumentar a sua rede, como o LinkedIn, por exemplo. Por meio da plataforma, você consegue se conectar com profissionais do ramo, podendo se desenvolver em uma relação de crescimento.
Em todo caso, o seu escritório precisa ser visto, seja na internet, ou em eventos feitos de forma presencial. Estar presente e conseguir criar vínculos é algo importante para quem deseja aumentar a sua carteira de clientes.
3. Utilize um CRM
Utilizar o CRM da ADVBOX é uma excelente forma de aumentar a sua carteira de clientes. Por meio de um sistema de gerenciamento de atendimento ao público, é possível otimizar todo o funcionamento do seu escritório de advocacia.
Por meio do CRM da ADVBOX , o seu escritório consegue realizar as seguintes tarefas:
- Organizar dados de pessoas que entraram em contato com o escritório, facilitando um contato futuro;
- Montar uma sequência de etapas para que o atendimento seja feito de forma lógica e padronizada;
- negociar e fechar contratos de maneira simples e em uma plataforma intuitiva;
- Integrar as funcionalidades a outras ferramentas de marketing, como RD Station, por exemplo;
- Acompanhar toda a jornada do cliente, aumentando suas chances de sucesso;
- Mensurar a produtividade do seu time, também verificando o quanto cada funcionário está produzindo de maneira individualizada.
Como você pode ver, é possível organizar todo o processo de captação de clientes, além de ajudar a aumentar a sua produtividade. O CRM da ADVBOX é uma excelente ferramenta para quem está querendo entender como aumentar a carteira de clientes.
Aproveite agora mesmo para promover o crescimento do seu escritório testando o CRM da ADVBOX!
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