Atendimento jurídico online: como funciona? Dicas para aplicar no seu escritório

Desde o início da pandemia de coronavírus, que começou em março de 2020, certamente você alterou a maneira como contrata e realiza alguns serviços que fazem parte do seu dia a dia.

Na sua carreira como advogado não é diferente e, se você ainda não realiza o atendimento jurídico online, talvez essa possa ser uma maneira interessante para alcançar novos públicos e aumentar a carteira de clientes do escritório. 

Com a popularização de recursos de comunicação digital como o WhatsApp, Zoom, Google Meets, as reuniões online tornaram-se ainda mais fáceis e com a possibilidade de um agendamento rápido e eficiente. 

Porém, antes de começar a oferecer o atendimento jurídico online para seus clientes, é importante que você entenda exatamente como funciona e conheça todas as vantagens de implementar esse benefício. 

Como faço para falar com advogado online?

Essa é uma das perguntas que os advogados que estão online mais recebem dos seus clientes. É importante que, ao começar a oferecer atendimento jurídico online, você estabeleça os métodos de atendimento com toda a equipe.

Recomendamos que você e seus colegas de escritório utilizem as mesmas ferramentas para garantir uma padronização durante as consultas. 

Estabelecer um atendimento jurídico online pode garantir ainda mais produtividade para a equipe do escritório. Para acompanhar os ganhos em produtividade, recomendamos a utilização de um software jurídico.

Quando o escritório conta com uma ferramenta planejada pensando na realidade de advogados, fica muito mais fácil acompanhar o trabalho de todo o grupo. 

A ADVBOX, por exemplo, oferece, entre seus recursos, a metodologia de Taskscore.

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A ferramenta permite que as tarefas de cada processo sejam quebradas em atividades menores e, a cada etapa cumprida o advogado confirma a entrega daquela etapa. 

Em um atendimento jurídico online o uso da metodologia pode auxiliar na organização e compartilhamento do status de cada demanda com gestores do escritório e outros integrantes da equipe que poderão ser envolvidos no trabalho. Ou seja, mesmo com o atendimento acontecendo de forma digital, todos ficam sabendo das etapas e os combinados. 

Com o taskscore, além de permitir que as consultas jurídicas aconteçam de forma muito mais organizada com os clientes, também torna mais fácil o trabalho da equipe de advogados em qualquer lugar do mundo.

Essa realidade tornou-se ainda mais comum depois da pandemia de Coronavírus que permitiu que muitos profissionais passassem a trabalhar fora dos escritórios, adotando o home office como uma realidade. 

Outro ponto fundamental que você deve levar em consideração ao iniciar um atendimento jurídico online é ter ferramentas que vão facilitar etapas importantes de acompanhamento do processo. Por exemplo:

  • Um software jurídico que permite o envio digital de boletos de cobrança;
  • Um ambiente seguro e em nuvem para que você possa acessar os dados dos clientes de onde precisar;
  • Uma ferramenta que permita compartilhar as informações com toda a sua equipe;
  • Possibilidade de enviar mensagens automatizadas para os clientes para a atualização sobre a ação.

Para entender como uma ferramenta pode auxiliar o seu atendimento jurídico online teste a ADVBOX durante 7 dias gratuitos.

Quais os benefícios de fazer o atendimento jurídico online?

Agora que já falamos sobre como você e seu escritório devem se organizar para iniciar o atendimento jurídico online, chegou a hora de destacar os benefícios de iniciar essa estratégia com seus colegas. 

1. Satisfação dos clientes

Esse é um dos pontos principais. Investir no atendimento jurídico online é uma maneira que o seu escritório pode encontrar para oferecer uma experiência inovadora para o cliente. Afinal, com um atendimento virtual seu cliente ganha em praticidade e conforto, eliminando a necessidade de encontros presenciais recorrentes. 

Além da consulta jurídica, também é possível que o seu escritório estenda todo o atendimento com o cliente para os meios digitais. Com uma ferramenta de software jurídico é possível, por exemplo, padronizar o envio de mensagens por e-mail ou SMS para seus clientes todas as vezes que houver alguma alteração ou andamento no processo. 

Essa ação certamente facilitará muito o entendimento do cliente durante toda a ação e acompanhamento do escritório e minimizará a necessidade de reuniões constantes.

2. Conquiste mais clientes

Com a possibilidade de atendimento jurídico online você quebra barreiras geográficas e amplia o alcance do seu escritório.

De maneira geral, ao contar somente com o escritório físico, seus clientes se restringem à população da sua cidade e arredores. Já com o atendimento online, é possível receber pessoas em todo país e, até mesmo, brasileiros que vivem no exterior mas que têm pendências judiciais no Brasil.

Com esse alcance você aumenta a receita do escritório a partir de um investimento baixo. Com poucos funcionários, um site e estratégias de marketing jurídico para a divulgação dos seus serviços, já se pode realizar o atendimento na internet. 

3. Reduza gastos e ganhe segurança

Além de beneficiar o cliente com uma experiência prática na hora de um atendimento jurídico online, as reuniões digitais também garantem segurança e economia para advogados. 

Imagine trocar horas no trânsito para encontrar um cliente e os riscos de todo o percurso até chegar lá, por fazer a reunião online e resolver as principais questões a partir do seu home office ou do escritório. 

Você reduz custos operacionais, ganha tempo e ainda pode trabalhar com horários flexíveis, garantindo mais comodidade tanto para clientes quanto para profissionais. 

Mas lembre-se de que, ao fazer o atendimento jurídico online, busque estar em um ambiente adequado, com boa iluminação, sem ruídos externos e dedique toda a sua atenção ao caso do cliente. Com essas dicas aplicadas na prática temos certeza que o seu trabalho online será um sucesso. 

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