Você sabe como prestar um atendimento jurídico à distância de qualidade no seu escritório? Essa prática está se tornando mais comum no mercado atual, porém, muitos advogados não sabem como se portar no ambiente online.
Por esse motivo, preparamos o texto abaixo, falando mais sobre como prestar o atendimento jurídico à distância com qualidade. Além disso, você também vai conhecer as vantagens que essa prática pode trazer para o seu escritório. Boa leitura!
O que é o atendimento jurídico à distância?
Antes de mais nada, precisamos falar sobre o que é o atendimento jurídico à distância para os seus clientes. Basicamente, estamos falando sobre um modo de atuação onde o seu negócio funciona de maneira online, ou seja, é um escritório digital.
Aqui, é importante entender que o seu escritório vai funcionar de maneira digital, e não apenas tirar dúvidas ou oferecer parte dos serviços. Aqui, não é necessário nem mesmo que se tenha um endereço fixo para atender presencialmente.
De toda forma, essa forma de atuar no mercado torna possível usufruir de uma série de benefícios interessantes. A modernidade torna possível melhorar a gestão do seu escritório e otimizar o seu funcionamento de maneira geral.
Quais são os benefícios do atendimento à distância?
Adotar o atendimento jurídico à distância no seu escritório torna possível usufruir de uma série de benefícios. Abaixo, vamos listar alguns dos principais que podem ajudar o seu negócio a se destacar ainda mais dentro do mercado jurídico. Confira!
1. Menos custos para o escritório
Ao investir no atendimento jurídico à distância, o seu escritório não precisa disponibilizar uma sede física para os seus clientes. Isso, por si só, já é o suficiente para apresentar uma boa economia em relação ao aluguel de algum espaço.
Contudo, também não será necessário investir na compra de equipamentos para arquivar documentos, por exemplo. Tudo se armazenará digitalmente, e, com a ajuda da Business Intelligence, utilizado de maneira mais efetiva pela sua equipe.
Em todo caso, tornar o seu escritório digital é capaz de fazer com que os custos do seu estabelecimento diminuam consideravelmente. Se você procura meios para economizar, a migração para o digital pode ser o que precisa.
2. Horário flexível
Quando falamos sobre flexibilidade de horário como um dos benefícios, estamos nos referindo ao lado do cliente na relação com o escritório. Isso porque, como funcionam digitalmente, é possível agendar reuniões em horários mais acessíveis, por exemplo.
Essa prática garante que o seu escritório vai estar sempre disponível e dando ao cliente aquilo que ele precisa. Atender as necessidades do seu público é algo que vai destacar o seu escritório no mercado, excelente para prospectar clientes.
De toda forma, isso também ajuda o seu time a organizar horários em que é necessário trabalhar. A sua jornada de trabalho não precisa ser a convencional se os seus compromissos só estão agendados em determinado momento do dia.
3. Organização de documentos e registros importantes
Um tormento comum que os advogados precisam lidar é com a procura de documentos físicos para o andamento de processos. Por mais que o arquivo esteja organizado, muitas vezes, essa tarefa leva tempo e pode se tornar extremamente cansativa.
Porém, ao investir no atendimento jurídico à distância, você, consequentemente, vai contar com um arquivo digital. Por meio dele, o seu time ganha a oportunidade de pesquisar pelo nome do documento que precisa, o que diminui bastante o tempo de busca.
Todos os seus documentos podem ser armazenados em ambiente digital, o que facilita a realização de boa parte do seu trabalho. Isso otimiza o tempo da equipe e garante que o seu time tenha condições de prestar um serviço de qualidade e velocidade.
Como oferecer atendimento jurídico à distância no escritório?
Agora que já sabemos o que é o atendimento jurídico à distância, além de conhecer seus benefícios, vamos falar sobre a sua implementação. Por meio dela, é possível usufruir de todas as vantagens que listamos em nosso artigo.
De toda forma, colocando as dicas abaixo em prática, a sua tarefa de adotar esse tipo de atendimento se torna mais simples. Contudo, não deixe de fazer adaptações de acordo com a realidade atual do seu escritório. Confira!
1. Tenha o básico para exercer seu trabalho
Para prestar um atendimento jurídico à distância, você precisa ter o básico para exercer a sua profissão mesmo atuando de casa. Essa é uma das etapas que precisam ser analisadas quando falamos sobre como gerir um escritório home office.
De toda forma, é necessário contar com equipamentos básicos como computador, telefone para atendimento e conexão estável com a internet. Além disso, um ambiente quieto, que dê condições de trabalho para o advogado também é essencial.
Em todo caso, reserve um espaço para que suas atividades profissionais possam ser feitas sem maiores problemas. Dessa maneira, é possível garantir o mesmo funcionamento de um escritório que funciona de forma presencial.
2. Estabeleça uma linha de comunicação com a equipe
Se você não trabalha de maneira totalmente autônoma, o seu escritório vai precisar estabelecer uma boa comunicação entre a equipe. Para isso, o seu time pode utilizar de alguns meios que facilitam a troca de mensagens.
Realizar ligações, ou ainda videoconferências, são boas formas de garantir uma boa comunicação entre toda a equipe. Além disso, os emails também funcionam muito bem para transmitir mensagens para todo o seu time de uma única vez.
Em todo caso, não deixe de implementar uma comunicação multilateral no escritório, para garantir o melhor funcionamento do seu negócio. Quando todos entendem como as coisas estão acontecendo, a tendência é que o seu fluxo de trabalho melhore.
3. Conte com ferramentas digitais ao seu lado
Para garantir o melhor funcionamento possível para o seu escritório digital, é necessário contar com ferramentas ao seu lado. Essas ferramentas serão responsáveis por armazenar seus documentos e ajudar a garantir uma boa produtividade para o seu time.
O Google Drive, por exemplo, é uma excelente alternativa para arquivar documentos importantes, de forma organizada, para o seu escritório. Utilizar esse tipo de ferramenta faz com que você não tenha que ter um arquivo físico em casa.
Em todo caso, não deixe de utilizar ferramentas que facilitam o seu trabalho para garantir uma maior fluidez das suas atividades. Atuando online, contar com esses aliados é essencial até mesmo para garantir que seu trabalho possa ser realizado.
4. Crie metas a serem alcançadas pela equipe
Outra forma de garantir um bom atendimento jurídico à distância é criando metas para que a sua equipe as alcance. Aqui, é interessante que você tenha um número X de tarefas a serem realizadas todos os dias, para garantir um bom funcionamento.
Para isso, ferramentas de pontuação por tarefas, como o sistema ADVBOX, podem ser muito úteis. A ferramenta contabiliza pontos de acordo com o trabalho do seu time, o que garante uma remuneração justa e metas transparentes para toda a equipe.
Em todo caso, não deixe de criar metas e garantir que deu à sua equipe condições de alcançar o que é esperado. Com uma direção a ser seguida, a tendência é que o seu time produza mais, por entender que são objetivos que podem ser alcançados.
5. Não deixe de utilizar um software jurídico
Nossa última dica para você oferecer atendimento jurídico à distância de qualidade é contar com um software jurídico. Uma ferramenta como o sistema ADVBOX ajuda o seu escritório a otimizar o fluxo de trabalho e a organizar os processos de maneira digital.
Além disso, o software ainda conta com um sistema de pontuação por tarefas, o que ajuda a criar metas e controlar a produção da sua equipe. Ferramentas que auxiliam a alcançar uma boa produtividade, mesmo de maneira online, são indispensáveis.
De toda forma, é essencial que você conte com um software jurídico que irá ajudar o seu escritório a atuar à distância de maneira eficiente. Não perca a oportunidade e teste o sistema ADVBOX agora mesmo para transformar o seu negócio!
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