Atualmente já não é possível contar apenas com a sorte para conseguir novos clientes. Ou seja, é necessário ter uma estratégia de marketing para poder se manter no mercado de trabalho e conseguir prosseguir.
E na era da internet é onde encontramos as melhores oportunidades para promover qualquer tipo de negócio, especialmente se for uma advogado. Adwords para advogados é uma ótima maneira de conseguir mais clientes.
O Adwords para advogados é uma estratégia de marketing jurídico que oferece benefícios para os profissionais de advocacia.
Uma das principais vantagens que se destacará nesse post é como o Adwords facilita a chance do seu site de ficar em primeiro lugar nas pesquisas do Google.
Afinal, quando se pesquisa algo no Google, o que irá chamar atenção, na maioria das vezes, serão os primeiros colocados.
Um detalhe que merece se compartilhar é o fato de que desde de 2018 o Adwords passou a se chamar Google Ads, porém, ainda pode se utilizar o nome Adwords para Advogados.
Outro ponto a se destacar é que o Adwords para advogados traz mais visibilidade para o seu escritório. Ou seja, é uma estratégia de marketing jurídico para advogados que nunca sairá de moda.
Com isso em mente, iremos falar um pouco mais sobre Adwords para advogados e como é uma ferramenta essencial para o seu marketing jurídico.
Além disso, traremos dicas sobre como utilizar o Adwords para conquistar as suas metas o mais rápido possível
Como usar Google Ads para advogados?
Antes de aprofundar no tema, é importante que se explique exatamente o que é Adwords para advogados.
Em termos simples, essa é uma plataforma disponibilizada pelo Google que permite criar anúncios sobre o seu negócio nos seguintes canais de comunicação:
- Youtube;
- Gmail;
- Playstore;
- Redes de Display;
- Google Shopping;
- Rede de pesquisa.
O Adwords para advogados funciona da seguinte forma: coloca-se crédito na plataforma Google, logo em seguida, se disponibilizará palavras-chave que permitem que se crie campanhas segmentadas para que, assim, se atraia mais clientes ou espalhe mais conhecimento.
Lembrando que há palavras positivas e negativas, ou seja, faça uma pesquisa das palavras que deseja associar com a sua marca e as que não são necessárias.
Como se disse dito acima, o Adwords para advogados requer uma estratégia, além de comunicação com o seu mercado e público alvo. Uma boa comunicação com os seus leitores ajuda na captação de clientes.
Por isso é bom que se ressalte que o Adwords para advogados não é para se usar levianamente. É necessário que se tenha uma estratégia de marketing jurídico para que assim as suas palavras chaves ofereçam mais chances de sucesso.
É permitido fazer anúncio patrocinado de seu escritório de advocacia?
Muitas profissões seguem regras e códigos de acordo com as respectivas áreas de trabalho e não é diferente com a carreira de advocacia.
Muitos advogados acreditam que usar o Adwords para advogados não é permitido, porém, não é apenas possível, como está de acordo com as normas da OAB.
A OAB não permite que se venda os serviços como se fossem produtos, pois um serviço de advocacia não é a mesma coisa que uma loja oferecendo uma promoção de sabonete. No entanto, é aceitável criar posts informativos sobre a área em que o advogado atua.
E para auxiliar a vida dos advogados nesse quesito, foi criado o provimento 205/2021 que concede o uso do marketing jurídico. Contudo, estabeleceram-se alguns limites que devem ser respeitados:
- Não se pode criar conteúdos que provoquem a mercantilização do exercício da profissão de advogados;
- Não se pode criar chamadas de ação apelativas;
- Não se pode fazer captação de novos clientes de forma explícita;
- Não se pode oferecer serviços que não estejam na sua área de profissão.
Como fazer Tráfego pago para advogados?
Não há mistério para usar o Adwords para advogados. Em primeiro lugar, é preciso criar um anúncio na plataforma e, assim, começar a fazer a divulgação. Os anúncios podem ser vídeos, fotos, textos ou uma mistura dos 3.
Pode-se dividir o Adwords para advogados da seguinte maneira:
- Os donos de sites parceiros disponibilizam os seus espaços para anúncios e controlam o que pode se exibir nos sites;
- Os anúncios que possuírem os maiores lances terão maiores chances de serem exibidos no site. Para isso, se realiza um leilão em tempo real e os anúncios com maior receita são os vencedores;
- Os donos do site recebem o pagamento. Ele se faz através do Google e não é necessário que o advogado entre em contato direto com o dono do website.
Porque um advogado precisa de tráfego?
Como falamos acima, o Adwords para advogados é uma ferramenta do Google, além de ser uma das opções mais rentáveis para o Marketing jurídico. Acompanhe a seguir algumas outras vantagens:
- Cerca de 97% da receita do Google vem exclusivamente pelo Google Ads;
- É possível criar leads em grandes quantidades com o Google Ads;
- O SEO, embora útil, perde espaço para o Google Ads;
- 65% dos usuários que veem os anúncios estão dispostos a comprar os serviços ou produtos oferecidos;
- 80% das compras de um certo tipo de serviço ou produto acontecem pelo Google.
Além isso, é possível que se meça o nível de sucesso da sua campanha, pois o Google disponibiliza métricas para se estudar o que está dando certo e o que precisa de melhoria.
Como fazer marketing digital na advocacia?
Como mencionamos antes, é vital que conheça o seu público alvo para assim utilizar o Adwords para advogados e montar uma estratégia de marketing jurídico.
Com certeza você não será o único advogado nesse país, por isso, é necessário saber como se destacar e se comunicar com os seus possíveis clientes.
Faça um bom alinhamento, ou seja, se você é um advogado não faz sentido se alinhar com sites de beleza ou entretenimento.
Ou seja, não adianta pensar que se um site tem mais seguidores e engajamento será perfeito para o seu anúncio. O seu anúncio e o site precisam estar em harmonia em relação a mensagem ou então irá confundir os seus leitores.
Faça um estudo da palavra chave. Para utilizar Adwords para advogados é preciso saber qual palavra chave utilizar, pois palavras como “advogado” ou “escritório” pois são muito genéricas e podem acabar fazendo com que você perca dinheiro sem necessidade.
Negative palavras chaves, basicamente são palavras que você não quer que sejam associadas ao seu anúncio porque podem prejudicar a sua estratégia.
E segmente a sua campanha, ou seja, pense nas informações que você possui do seu público alvo. Onde moram? Quanto ganham? O que precisam? E uma vez que tenha as respostas para essas perguntas o seu anúncio terá mais chances de ser um grande sucesso.
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