O que é jurimetria no direito?
Basicamente, é a estatística aplicada ao direito.
Você já ouviu falar em jurimetria?
Se você ainda não ouviu falar ou quer aprender mais a respeito o seu lugar é aqui.
O direito é uma ciência que está em constante evolução e transformação. Baseado nisso, as ciências jurídicas contam com mecanismos ligados às exatas. Por sua vez, as áreas das exatas auxiliam na informação de soluções mais sólidas para o direito.
Apesar de ser uma área abstrata, vem carregada de inúmeras possibilidades. Surge então a jurimetria, área de conhecimento que envolve o direito e a estatística.
Neste texto você lerá:
- O que é jurimetria?;
- Aplicações da jurimetria;
- Pilares da jurimetria;
- Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ).
O surgimento da jurimetria veio a agregar. Já que o conhecimento dos fatores sociais facilitou a análise dos cenários sociais para o meio jurídico.
O que é jurimetria?
Consideramos a estatística aplicada ao direito.
A jurimetria nada mais é do que uma nova área de atuação.
É uma nova área de conhecimento que acompanha as necessidades da advocacia no país. Assim, ela vai conferir a probabilidade ao estudo dos acontecimentos jurídicos embasados pelo direito.
Portanto, é considerada uma métrica do judiciário.
O seu objetivo é obter uma compreensão dos acontecimentos sociais e oferecer soluções para o embasamento de uma decisão judicial.
Ela também verifica o impacto que as decisões judiciais causam na sociedade. Ainda, aumenta a capacidade de conhecimento sobre os elementos de um processo judicial, facilitando os argumentos do procedimento, indicando como pode ser resolvido.
Ou seja, vai além do que conhecemos do direito “tradicional”. Acontece um envolvimento muito maior e estatístico na solução dos casos.
Aplicações
A jurimetria pode ser aplicada de várias formas, veja as principais.
• Servir de base para justificar as decisões dos gestores públicos: definir, com estatísticas, o conhecimento de como as leis são interpretadas. Com isso, será possível prever a impacto da ação tomada na sociedade;
• Servir de base para decisão de julgadores: avaliar como os julgadores serão interpretados pela sociedade;
• Servir de base para decisões empresariais: visão geral dos processos e gastos. Oferecendo, previsibilidade. Dessa forma, permitindo analisar problemas e propondo alternativas para a sua resolução;
• Servir para decisões de advogados: por meio da jurimetria, o advogado conquistará compreensão e a visão de diversas interpretações dos processos jurídicos . Com isso, mais chances de sucesso. Vai possibilitar à sociedade a compreensão da interpretação e aplicação das leis, auxiliando no equilíbrio das oportunidades e dos interesses dentro da sociedade.
Pilares
A jurimetria é dividida em três pilares principais que veremos a seguir:
1. Atuação legislativa e a gestão pública
Na área legislativa o foco é na avaliação técnica e o estudo dos peritos sobre a situação. Com a análise o legislador tem a base para a criação das leis e legislação mais atuais. Exemplo prático é o estudo das informações em sistemas de bancos de dados de instituições públicas que permitem analisar a situação econômica atual do país. Com esse conhecimento, é possível elaborar uma legislação mais próxima à realidade da nossa sociedade. A jurimetria vai contribuir diretamente para as decisões a serem tomadas.
2. Decisão judicial
No caso do juiz, ele consegue avaliar um processo os diversos pontos de vista. Não só fatores humanos, mas também os sociais são avaliados com base legal. A jurimetria funciona então como uma métrica. Ela irá auxiliar o julgador a compreender os casos sob diversos pontos de vista. Usará de métodos que permitem prever variados cenários e decisões. Agrega conhecimento por meio da análise de possibilidades com o objetivo de ajudar a decidir a melhor solução. Como objetivo, mensurar as possibilidades da situação e detalhar tudo para o juiz.
3. Instrução probatória
O uso de métodos de jurimetria, durante a instrução probatória auxilia o litigante a tomar conhecimento das suas chances de sucesso no processo. Trata-se do uso de mecanismos de argumentação baseados em modelos estatísticos que ajudam a realizar a quantificação jurídica de determinada situação.
Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ)
A Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) é a entidade responsável pela administração, apoio e incentivo da utilização dos métodos de estatística aliados ao direito.
A instituição é formada por profissionais pertencentes a várias áreas, dentre elas a engenharia.
Com isso podemos concluir que, a jurimetria é um método surpreendente. Auxiliando a gestão e o desempenho dos advogados. Sendo assim, um mecanismo essencial para o desempenho mais acertado e estratégico do profissional.
Good respond in return of this question with solid arguments and describing all regarding that.