Inbound marketing vs outbound: Existe um mais importante que o outro? Vale a pena usar essas estratégias separadas? A verdade é que não há um melhor que o outro – e você pode, sim, usá-los em separado. Porém, o grande poder está em utilizá-los em conjunto nas suas estratégias de marketing e vendas.
Imagine que você tem um time que faz captação ativa de clientes, indo atrás deles de forma estratégica, com técnicas de outbound e de vendas. Agora, imagine que, junto dele, tem uma equipe que disponibiliza iscas digitais, para o potencial cliente aprender e, quem sabe, virar lead – e, depois disso, um cliente.
As duas estratégias, juntas, são formas poderosas e eficazes de alcançar e engajar seu público-alvo. Portanto, para desenvolver uma estratégia de marketing bem-sucedida, é preciso compreender a diferença entre elas – e suas peculiaridades.
É por isso que, neste artigo, exploraremos as diferenças entre inbound marketing vs outbound, com exemplos práticos, para você aplicar à realidade do seu escritório jurídico. Então, se o tema lhe interessa, aproveite e confira!
Como aplicar o marketing em um escritório?
Para aumentar a visibilidade e melhorar os resultados do seu escritório, você pode aproveitar diversas estratégias de marketing – que nada mais é do que colocar o cliente no centro de tudo que você faz, e entregar-lhe soluções sob medida.
Nesse sentido, dentre essas estratégias, competem entre si de forma acirrada inbound marketing vs outbound – mas já adianto que todas as duas são poderosas.
Então, sem ficar preso aos termos, inicialmente, você pode aplicar em seu escritório:
- A criação de conteúdos relevantes em blogs;
- A participação em eventos;
- A presença nas redes sociais;
- O SEO – otimização para mecanismos de busca;
- A publicidade online educativa;
- Pode palestrar em conferências, workshops e webinários, para demonstrar sua expertise e construir credibilidade;
- Pode aproveitar newsletters, e-mail marketing na advocacia e outros canais para manter contato com clientes antigos e, também, construir novos relacionamentos duradouros;
- Pode solicitar avaliações e depoimentos de clientes satisfeitos para divulgar e, com ajuda deles, construir uma reputação sólida;
- Entre outras estratégias de marketing.
Sendo assim, para que possamos entrar nos conceitos, você pode imaginar o inbound marketing como um marketing de atração, enquanto o outbound é uma forma de prospecção ativa.
Então, além dos anúncios online, temos no outbound marketing: E-mails e mensagens personalizadas e, também, ligações telefônicas – estes três, apenas com o consentimento do potencial cliente.
Já no inbound marketing, você disponibiliza iscas aos potenciais clientes, fazendo com que sejam atraídos até você – seja por meio de conteúdos relevantes em blogs, com convite para baixar e-books e informativos; seja através de webinários e eventos online, com conteúdos de valor, que resolvem um problema do prospecto.
A ideia contida nisso é gerar reciprocidade: O desejo, no cliente, de retribuir. E, tendo dito isso, vamos nos aprofundar um pouco mais nas diferenças entre eles.
Qual é a diferença entre inbound e outbound marketing?
Entenda abaixo a diferença entre inbound marketing vs outbound:
1. Inbound marketing
A atenção do público vale ouro atualmente – e é muito disputada. Nesse contexto, o inbound marketing surge como uma solução se usado corretamente.
Isso porque, ao invés de tentar chamar a atenção dos potenciais clientes de forma intrusiva, o inbound marketing busca estabelecer uma conexão autêntica por meio de conteúdo relevante e valioso.
Isso significa que os escritórios podem direcionar seus esforços para oferecer informações que despertem interesse e, também, forneçam soluções reais para os problemas enfrentados pelo público-alvo da advocacia.
Assim, indo além da atração de clientes, os escritórios constroem uma base sólida, com relacionamentos pautados em confiança e lealdade – e que perduram no tempo.
2. Outbound marketing
Enquanto o inbound marketing se concentra em atrair naturalmente os clientes por meio de conteúdo relevante, o outbound marketing é mais direto.
Aliás, durante anos, os anúncios, as ligações telefônicas e o e-mail foram os pilares do marketing.
No entanto, em um ambiente digital, essa estratégia precisa ser dosada: Ela pode ser vista como intrusiva, porque o outbound muitas vezes interrompe as atividades cotidianas dos consumidores – e ninguém gosta de anúncios, no sentido literal da palavra.
Então, é preciso abusar da criatividade e usar o outbound de forma estratégica, seguindo as normas da OAB, com anúncios educativos, interessantes e criativos, juntamente, é claro, das táticas de inbound. Quando você acerta, o sucesso fica cada vez mais tangível.
Quais os tipos de inbound no marketing?
Conforme já mencionado, dentro do inbound marketing há uma gama de estratégias à disposição dos escritórios de advocacia para atrair e envolver o público-alvo.
Inclusive, entre essas estratégias, vale destacar alguns tipos principais de inbound marketing que podem ser interessantes para os escritórios jurídicos.
São eles:
1. Produção de conteúdo relevante
A criação e postagem regular de conteúdo de valor é uma das pedras angulares do inbound marketing para escritórios.
Inclusive, isso pode ser feito em uma variedade de formatos, como blogs, vídeos no YouTube, aulas gravadas ou ao vivo, infográficos, e-books, e muito mais.
Nesse sentido, oferecendo informações valiosas sobre questões legais, tendências e direcionamentos práticos, seu escritório comunica autoridade e expertise no segmento em que atua.
Dessa forma, você contribui para conquistar a confiança e credibilidade perante o público-alvo.
2. SEO (Search Engine Optimization)
Apesar das mudanças e do advento da Inteligência Artificial nos mecanismos de buscas, o SEO ainda desempenha um papel importante no inbound marketing. Afinal, ele continua auxiliando os escritórios de advocacia a aumentarem sua visibilidade online e atraírem tráfego orgânico para seus sites.
Nesse contexto, ele consiste em otimizar o conteúdo e implementar todas as práticas recomendadas para melhorar o ranking nas buscas, seja nas plataformas de pesquisa e de vídeos, seja nas redes sociais.
Com isso, você garante que os potenciais clientes possam encontrar facilmente seu escritório quando procurarem por serviços jurídicos, aumentando significativamente as chances de vendas no final da jornada do cliente.
3. Social media marketing e presença nas redes sociais
As redes sociais oferecem um espaço no local mais movimentado do mundo – a internet – para donos de escritórios compartilharem conteúdo e interagirem com o público-alvo.
E, além de tudo, as redes sociais ampliam o alcance da mensagem e permitem que você engaje com a audiência, descobrindo as dores do público e mantendo contato com potenciais clientes e clientes antigos.
Mas, aqui, vale ressaltar que não se trata de postar qualquer conteúdo: As redes sociais são muito dinâmicas; então, o conteúdo precisa transmitir sua personalidade, seus valores, do que você gosta e não gosta, suas crenças e propósito de vida.
Dessa forma, você promove seu conhecimento e expertise se conectando com o público-alvo – e, assim, fortalece relacionamentos com potenciais clientes, podendo construir uma comunidade valiosa em torno do seu negócio.
Lembrando que as avaliações e os depoimentos de clientes satisfeitos também são conteúdos e contribuem para criar uma reputação sólida, certo? Tudo isso, juntamente ao contato próximo com o potencial consumidor, faz a diferença.
4. Palestras, workshops e webinários
Aqui, me refiro tanto a dar palestras em conferências, workshops e webinários, para demonstrar sua expertise e construir credibilidade, quanto a se colocar em uma posição de expectador nesses eventos.
Ambas as formas contribuem para gerar networking, algo que é extremamente valioso em todas as áreas – e no meio jurídico não seria diferente.
Então, aproveite, acompanhe a agenda de profissionais e escritórios que costumam realizar eventos como estes, tendo em mente que eles são poderosos canais de atração de potenciais consumidores, no presente ou no futuro.
Afinal, o networking realizado hoje pode (e geralmente o faz) render frutos até mesmo inesperados com o passar do tempo.
5. Envio de newsletters
Você pode enviar periodicamente e-mails aos seus prospectos, ou leads – aqueles que aceitaram receber informações suas por e-mail.
São as chamadas newsletters. E, nelas, você pode chamar atenção para uma mudança na legislação, comunicar a importância de se atualizar nesse sentido e, também, citar as implicações que essa mudança (ou a não atualização) traz para o advogado ou escritório.
Todas as estratégias citadas acima são comprovadamente eficazes, principalmente se você consegue aplicá-las seguindo um planejamento, com o correto monitoramento.
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É exemplo de inbound marketing?
Um exemplo de inbound marketing é a criação de um blog jurídico, com artigos postados de forma consistente (periódica), sobre questões legais relevantes para seu público-alvo.
Por exemplo, um escritório especializado em direito empresarial poderia criar conteúdo sobre as novas leis, dicas para proprietários de empresas e insights sobre como lidar com questões legais difíceis.
Fornecendo informações úteis a ponto de gerar um ganho para o público-alvo, o escritório pode atrair potenciais clientes de forma constante – e estabelecer sua credibilidade como especialista no segmento.
O que faz o outbound?
Enquanto o inbound marketing se concentra em atrair clientes potenciais de forma orgânica, através da criação de conteúdo relevante e educativo, os profissionais de outbound marketing adotam uma postura mais proativa, buscando alcançar o público-alvo de forma mais direta.
Entenda quais são as principais táticas de outbound marketing que você pode utilizar no seu escritório:
1. Anúncios online
Os anúncios online aumentam a visibilidade do seu escritório, colocando-o diante de potenciais consumidores quantas vezes forem necessárias, dentro da legislação.
Nesse contexto, para não ferir as normas da OAB, você pode focar em anúncios informativos, que gerem valor ao público que os recebe. Afinal, as pessoas geralmente não gostam de anúncios.
No entanto, se a publicidade gerar-lhes ganhos e conectar com o que elas sentem, abordando suas dores, elas serão impelidas a retribuir a você.
2. E-mails personalizados
O e-mail marketing, além de estreitar os laços com o público através do relacionamento, também oferece possibilidade de segmentação e automação.
Aliás, é muito importante que você segmente o seu público-alvo, baseando-se nas características que cada categoria de público tem em comum. Afinal, isso personaliza sua mensagem, fazendo com que o potencial cliente se sinta ouvido.
Assim, ao segmentar sua lista de e-mails com base em alguns critérios (localização, tipo de caso ou interesse específico, por exemplo), você pode personalizar o conteúdo dos e-mails, para atender às necessidades individuais de cada grupo.
Quais são os 4 pilares do inbound marketing?
Os quatro pilares fundamentais do inbound marketing são:
1. Atrair
A atração consiste em criar e distribuir conteúdo relevante, que responda às perguntas, às dores do público; resolva os problemas e as necessidades específicas de potenciais clientes.
Por exemplo, um escritório de advocacia especializado em direito do trabalho pode criar artigos, vídeos ou informativos sobre questões comuns enfrentadas por empregadores e funcionários.
Dessa forma, isso atrai a atenção de quem busca orientação jurídica nessas áreas, posicionando o escritório como autoridade e uma fonte confiável de informações.
2. Converter
A conversão é o processo de transformar visitantes do site em leads qualificados.
Ou seja, em pessoas interessadas nos serviços do escritório, dispostas a fornecer suas informações de contato em troca de conteúdo premium ou recursos adicionais.
Por exemplo, um e-book sobre as últimas mudanças nas leis tributárias pode ser oferecido em troca do endereço de e-mail do visitante.
Assim, esse conteúdo exclusivo demonstra o conhecimento e a experiência do escritório, além de ajudar a construir uma lista de leads que podem ser nutridos ao longo do tempo.
3. Relacionar
O relacionamento se concentra em nutrir esses leads qualificados e convertê-los em clientes pagantes.
Isso envolve a implementação de estratégias de marketing de relacionamento, como e-mails de nutrição, webinários ou consultas gratuitas, que ajudam a educar e orientar os leads sobre como o escritório pode resolver seus problemas jurídicos específicos.
Por exemplo, um escritório de advocacia pode oferecer uma consulta inicial gratuita para discutir as questões trabalhistas enfrentadas por uma empresa, gerando valor antes mesmo de ser contratado.
4. Vender
A venda é a etapa final do ciclo de inbound marketing, mas o foco, além de vender, está em oferecer experiências excepcionais e suporte contínuo aos clientes existentes.
Isso promove a fidelidade do cliente e estimula o boca a boca positivo, além das recomendações para novos negócios.
Por exemplo, um escritório de advocacia pode fornecer um serviço personalizado de acompanhamento pós-contrato, enviar informativos com atualizações legais relevantes, ou oferecer eventos exclusivos, como seminários ou workshops, para manter o relacionamento e garantir a satisfação do cliente a longo prazo.
Entendeu que, na batalha inbound marketing vs outbound, é você quem ganha, principalmente utilizando as duas estratégias em conjunto?
Construa relacionamentos e gere um impacto positivo para você e para os clientes
Construir um relacionamento recíproco parte do princípio de que o cliente vem em primeiro lugar. Indo além, ele está no centro de tudo – inclusive, esta é uma visão (ou uma orientação) de marketing.
Dessa forma, ao colocar o cliente no centro da estratégia de marketing, numa disputa acirrada entre inbound marketing vs outbound, os escritórios de advocacia se tornam mais potentes; atraem e convertem leads de forma mais eficaz, geram vendas e, principalmente, constroem relacionamentos duradouros com os clientes.
Assim, geram um impacto positivo em sua reputação e no ambiente ao redor, além de favorecer o crescimento e a geração de riquezas, não apenas no sentido monetário.
Espero que você tenha compreendido: Ao equilibrar as estratégias inbound e outbound de maneira inteligente, você pode maximizar a visibilidade do escritório, alcançar um público mais amplo, vender mais e se estabelecer como líder em seu segmento.Esse conteúdo te ajudou? Aproveite e confira como o software ADVBOX pode contribuir com suas estratégias de marketing.
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