O mkt jurídico, ou marketing jurídico, revolucionou a publicidade dentro do âmbito jurídico. Ao pensar em propaganda jurídica, você deve lembrar da famosa “indicação”, certo? As coisas mudaram e tudo ficou mais fácil.
Os advogados migraram para o digital e agora é mais simples para você encontrar um bom profissional de Direito, além de descobrir suas qualidades e que tipo de autoridade possui.
Os advogados digitais podem utilizar do mkt jurídico para fazer publicidade, desde que de acordo com as normas, e fazer a captação de clientes. Mas o que é marketing? E, principalmente, o que é marketing jurídico?
Venha descobrir nesta publicação que a ADVBOX preparou para você!
O que se faz no marketing?
Marketing é um conjunto de estratégias focado na fidelização de clientes, seja sobre um produto, serviço ou sobre a marca de um negócio.
É um processo que tem como objetivo identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente através do lucro.
O marketing utiliza das necessidades do ser humano para entender suas carências e descobrir um meio de supri-las. O marketing utiliza o desejo como uma ferramenta para o seu emprego.
Segundo Philip Kotler, o marketing é:
A ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com lucro.
Ou seja, o marketing é uma forma de “suprir necessidades gerando lucro”.
1. A origem do marketing
Não existe uma origem concreta sobre o surgimento do marketing. Alguns dizem que surgiu como uma prática na troca de mercadorias nas primeiras civilizações.
Foi durante a Revolução Industrial que, com o surgimento das fábricas, começaram a surgir teorias e métodos de administração de empresas, ao buscar maior produtividade.
No início do século XX, o marketing se consolidou como uma disciplina ao surgir os primeiros cursos em institutos como a Universidade de Nova York, ao definir a relação entre produtores e compradores.
No entanto, ainda era uma ferramenta apenas para vender. Não havia os métodos de conhecimento do público-alvo, satisfazer as necessidades e os desejos, além de segmentar o mercado.
Philip Kotler aponta o fato de que as empresas precisam considerar a satisfação dos seus consumidores, e não apenas focar na venda. As empresas precisam se voltar para o cliente e o mercado, além de sua produção.
É a partir daí que surge o marketing atual, em que o consumidor é o ponto central das atenções. No entanto, o marketing está sempre evoluindo e acompanhando as atenções da sociedade junto da tecnologia.
2. Marketing digital
São as ferramentas utilizadas para entregar valor aplicadas aos meios eletrônicos, em canais, como: sites, redes sociais, blogs, e-mails, buscadores, etc.
Mesmo sem um orçamento extravagante, os escritórios agora têm a possibilidade de medir os resultados e segmentar o seu público-alvo de acordo com seus interesses.
3. Marketing Jurídico
O mkt jurídico são várias ações utilizadas para construir valor aos serviços de um escritório, departamento jurídico ou até mesmo um advogado autônomo dentro do meio digital ou fora dele.
É uma forma de fazer com que a sua marca seja reconhecida no mercado, além de fidelizar clientes e parceiros, e fazer a prospecção de novos clientes na advocacia.
Junto de algumas ferramentas de gestão, o mkt jurídico auxilia o escritório com a administração ao apresentar resultados em que as métricas são confiáveis e as respostas se tornam satisfatórias.
Sem que o Código de Ética e Disciplina da OAB seja violado, o mkt jurídico utiliza-se de ferramentas para adquirir novos clientes e se destacar frente à concorrência.
Como a maioria das ferramentas, o mkt jurídico necessita de estratégia e planejamento. Deve-se manter as ações em conformidade com as do escritório para que os resultados obtidos sejam satisfatórios.
Qual a importância do marketing jurídico?
Diferentemente do marketing de conteúdo, que é o material publicitário, o marketing jurídico visa um material informativo e que eduque sobre os serviços que a sua empresa oferece.
- Confiança;
- Fidelização de clientes;
- Autoridade;
- Visibilidade.
1. Confiança
Um profissional de Direito precisa estar atualizado sobre as normas, a jurisprudência e o novo código de ética. Ao apresentar algum tipo de conteúdo na web, o marketing jurídico é imprescindível.
O advogado digital pode utilizar o marketing jurídico para mostrar quais são seus pontos fortes para o cliente, além de fornecer informações sobre que tipo de profissional o cliente está contratando.
2. Fidelização de clientes
Da mesma forma que se busca adquirir novos clientes, é importante ter contato e disponibilizar conteúdo para manter e fidelizar os atuais clientes.
Sendo assim, aumenta a possibilidade de sua empresa ser indicada, o que tem se tornado cada vez mais comum no ramo.
3. Autoridade
O marketing jurídico ajuda a construir uma certa autoridade quando sua empresa tira dúvidas, auxilia o seu público-alvo e oferece informações corretas que ajudam a audiência.
4. Visibilidade
É importante que o seu escritório esteja visível, seja novo ou com mais experiência. A ADVBOX ressalta que visibilidade com autoridade e coerência é indispensável.
Quais são os benefícios de marketing?
- Competitividade;
- Reputação;
- Qualidade;
- Feedback;
- Conteúdo legível.
Lembra quando falamos sobre planejamento e estratégia? Pois é, muitos escritórios têm conseguido resultados impressionantes com o marketing jurídico ao utilizar de estratégias inteligentes.
Um apontamento da FindLaw.com, empresa de soluções de marketing para escritórios de advocacia, publicou em 2005 que 65% das pessoas que buscaram advogados no começo do século utilizavam a fórmula do “boca a boca”.
Em 2015, a mesma empresa fez um novo levantamento e chegou ao resultado de que 38% das pessoas buscam profissionais de Direito na internet. Isso foi há oito anos atrás, atualmente esse modelo de propaganda continua se revolucionando.
1. Competitividade
Já que cada vez mais as pessoas buscam os advogados digitais, é importante utilizar o marketing jurídico como uma vantagem para destacar-se nas disputas que se tornam cada vez mais frequentes.
A competitividade não é mais apenas sobre quem consegue mais clientes, mas sobre quem tem mais qualidade e autoridade.
As pessoas buscam pelo melhor profissional em suas regiões, então mensurar o marketing jurídico e utilizar estratégias de acordo com a localização se tornam viáveis e importantes.
2. Reputação
Ao obter prestígio com o seu serviço e conteúdo de qualidade, você ganha respeito de outros lugares e as indicações acontecem de forma mais rápida do que você imagina.
Sem contar que o meio digital possibilitou que o escritório fizesse sua marca online e offline, deixando específico seus serviços, seus objetivos e a autoridade que possui em determinado assunto, seja em eventos ou nas redes sociais.
3. Qualidade
O material que você disponibiliza e os serviços que você oferece devem ser simples, agradáveis e construídos através da técnica e da ética.
A maneira como você faz a diagramação da sua página na web, um blog, um cartão de visitas, influencia na forma como as pessoas percebem não apenas o conteúdo que está sendo divulgado, mas a sua empresa em si.
4. Feedback
É importante que o cliente receba um feedback com as informações requeridas o mais rápido possível, mas a empresa vai começar a receber feedbacks que precisam ser organizados e tratados da maneira mais adequada.
5. Conteúdo legível
Nem todo mundo entende o juridiquês ou a maneira como o mundo do Direito funciona. Então é essencial que ao lidar com o pagamento dos honorários, haja clareza e transparência.
Conclusão
Portanto, cada vez mais o marketing jurídico está sendo utilizado pelos escritórios e os advogados digitais. É uma ferramenta útil que pode ajudar a todos com suas ações.
Deve-se sempre lembrar que a Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) lançou um novo provimento permitindo a publicidade na advocacia de acordo com alguns critérios.
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