Redes sociais: como atrair mais clientes?

Você sabe como atrair mais clientes para o seu escritório de advocacia usando as redes sociais? Atualmente, esses canais são extremamente poderosos, porém, muitos advogados ainda enfrentam dificuldades em se adaptar ao ambiente digital.

Contudo, com um conhecimento melhor dessa área, é possível se alcançar bons resultados ao investir nas mídias sociais. Conhecer dicas estratégicas, além de conferir dados que podem auxiliar em seu direcionamento, é o básico para conseguir se destacar nas plataformas.

E para você conferir tudo isso e outras informações valiosas para atrair mais clientes, não deixe de ler o texto a seguir!

Quais são as redes sociais mais populares?

Antes de falarmos sobre como atrair mais clientes usando as redes sociais do escritório, vamos falar sobre as mídias em si. É interessante conhecer o número de usuários que cada um dos canais têm, para direcionar os seus esforços em quem pode trazer retorno.

Segundo dados recentes, os números de usuários das principais redes sociais no Brasil são os seguintes:

  • YouTube: 142 milhões;
  • Instagram: 113 milhões;
  • Facebook: 109 milhões;
  • TikTok: 82 milhões;
  • Messenger: 62 milhões;
  • LinkedIn: 59 milhões;
  • Twitter: 24 milhões.

Investir seus esforços nas redes mais populares pode acabar te fazendo atingir um público ainda mais amplo. Porém, para atrair novos clientes, é mais importante entender onde estão os potenciais clientes do seu escritório.

Para isso, não deixe de realizar pesquisas entre os seus clientes, buscando descobrir quais são os canais utilizados por eles. Dessa maneira, você direciona melhor seus esforços, e melhora os resultados obtidos em sua estratégia de marketing.

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Quais são os benefícios do seu escritório usar as redes sociais?

O escritório que está presente nas redes sociais pode usufruir de uma série de benefícios diferenciados. Isso porque, investir esforços nesse tipo de mídia pode trazer bons resultados para o seu negócio, principalmente na internet.

Enfim, alguns dos principais benefícios do seu escritório estar presente nas redes sociais são os seguintes:

  • Reforça a marca no mercado, de forma orgânica, o que ajuda a atrair mais clientes para o escritório;
  • Torna possível o contato mais íntimo com o seu público, por meio de interações em postagens ou por mensagens privadas;
  • É possível segmentar as suas postagens para atingir a quem realmente se interessa pelos seus serviços, economizando esforços e recursos do escritório;
  • Torna mais simples analisar dados valiosos para melhorar as suas campanhas de marketing, por exemplo;
  • Ensina o advogado a se modernizar e a adaptar a sua linguagem para dialogar melhor com o seu público.

Em todo caso, o uso das redes sociais faz com que o seu escritório aumente o número de clientes, de forma geral. E como os processos devem aumentar, é bom se preparar para fazer uma melhor gestão de produtividade entre os colaboradores.

Como atrair mais clientes para o escritório usando as redes sociais?

A seguir, vamos te apresentar algumas dicas para atrair mais público, ajudando na prospecção de clientes na advocacia. As redes sociais podem parecer complicadas para quem não as conhece, porém, com um pouco de conhecimento, ficam mais simples.

Em todo caso, confira 5 dicas que preparamos para te ajudar a atrair mais clientes para o seu escritório usando essas mídias!

1. Use pessoas próximas a seu favor

Se você não sabe como atrair mais clientes nas redes sociais, você pode apelar para as pessoas próximas em primeiro lugar. A divulgação boca a boca feita por sua família e grupo de amigos é essencial para que se obtenha melhores resultados.

Em muitos casos, você pode até mesmo prestar serviço para esse grupo antes de atingir novos clientes. O sucesso em processos que envolvam pessoas próximas pode ser interessante para criar experiência e ter bons feedbacks para postar.

Em todo caso, não deixe de pedir ajuda das pessoas nesse primeiro momento, mesmo que não seja confortável. Solicitar que repostem o que você coloca em seu perfil, entre outras ações de divulgação, é importante para conseguir crescer nos canais digitais.

2. Tenha perfis profissionais nas redes

Se você quer atrair mais clientes, você precisa transmitir profissionalismo para quem entrar em contato com sua equipe. Para isso, é necessário ter um perfil profissional/comercial em todas as redes sociais que o seu escritório esteja presente.

Hoje, praticamente toda rede social conta com um perfil pessoal, e um profissional, que conta com funções diferenciadas. No Instagram e no Facebook, por exemplo, é possível analisar métricas valiosas para a sua estratégia de marketing, ao adotar o perfil comercial.

Isso, além de te ajudar a definir quais estratégias tomar, também é essencial para transmitir uma imagem mais profissional, como dissemos. Ao notar que está conversando com um perfil empresarial, o cliente dá mais prestígio ao que é dito.

Em todo caso, cada rede social tem a sua própria forma de disponibilizar o perfil comercial para seus usuários. Contudo, o processo de mudar de pessoal para profissional é bem simples e não costuma exigir mais do que poucos minutos do dia para que se faça a mudança

3. Use a plataforma para informar o público

Para quem quer saber como atrair mais clientes usando as redes sociais do escritório, sabia que informar o público é essencial. E isso deve ser feito por meio de conteúdo de qualidade, que deverá ser postado nos canais utilizados pela sua equipe.

Fazer postagens que vão além de apenas oferecer os seus serviços é essencial para conseguir se destacar. Postar um artigo jurídico, memes, material de valor para o seu público, entre outros conteúdos, é algo básico para se destacar.

Isso porque, hoje, um conteúdo de valor é muito valorizado pelo público, ajudando a convencer clientes. Essa estratégia é extremamente comum no mercado atual, e pode ser facilmente notado se você entrar no Instagram de grandes marcas, por exemplo.

Um advogado com foco no Direito da Família, por exemplo, pode dar dicas de como melhorar o relacionamento familiar. Esse tipo de postura mostra que, além de oferecer serviços, você também está preocupado com o bem-estar do cliente.

4. Esteja atento ao que não pode ser feito

Entender como atrair mais clientes é essencial, porém, de nada adianta se você não respeitar a Lei ao fazer isso. E saiba que o Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já explicitou alguns pontos interessantes sobre essa questão.

É permitido que advogados e escritórios usem a publicidade para atrair o público, porém, é preciso ter cuidado. Isso porque, não é permitido fazer a oferta de serviço ou divulgar o valor dos honorários cobrados por você ou sua equipe, por exemplo.

Os posts nas redes sociais de quem trabalha na área jurídica devem ser, sempre, em tom informativo, para aumentar a educação do público sobre o tema. Ao fugir dessa temática, você acaba desrespeitando o que é colocado como regra pela OAB.

Por esse motivo, o mais indicado é que você revise o Código de Ética da OAB, para garantir que não irá fugir daquilo que é permitido. Em caso de penalização, apenas você e sua reputação vão acabar sendo afetados por isso.

5. Prepare-se para o aumento de demanda

Enfim, nossa última dica de como atrair mais clientes usando as redes sociais, não é bem voltado para a atração. Isso porque, vamos falar sobre como você deve lidar com tudo o que vai acontecer ao aumentar o alcance da sua marca na internet.

Ao investir nas mídias sociais, você deve ter ciência de que será necessário exigir uma maior produtividade do seu time. Isso porque, o número de contratos deve aumentar, afinal de contas, é para isso que o escritório está investindo nesse canal.

Acompanhar a performance de cada um dos seus colaboradores é essencial nesse período, e, para isso, você pode contar com o taskscore ADVBOX. A ferramenta ajuda equipes a entenderem o quanto cada um dos advogados está trabalhando.

Isso porque ela determina um número X de pontos para a realização de cada tarefa, segundo a sua complexidade. Isso faz com que seja possível criar uma meta a ser atingida por cada advogado, incentivando-os a atingir resultados mais expressivos.

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