Você sabe o que é a captação indevida de clientes na advocacia?

A captação indevida de clientes na advocacia vem sendo debatida ao longo dos anos, ela consiste na busca inadequada do advogado para obter novos clientes.

A procura por novos clientes é algo inevitável, porém a OAB determina a forma como o advogado pode fazer uso de propagandas.

Ter um ótimo networking é uma alternativa, mas isso deve fazer com que você se pergunte se existem outras opções além dessa, certo? Por enquanto vamos relembrar o que a OAB não permite. Para a divulgação do seu trabalho os seguintes meios de divulgação são proibidos:

  • Panfletos;
  • Outdoors;
  • Comerciais de televisão.

De acordo com a OAB, a captação indevida de clientes configura infração ética, nos termos do artigo 34.

Quais as punições possíveis aos advogados?

Como você já sabe, quem descumpre a lei precisa ser julgado por isso. Dessa forma é determinado que o advogado, ao infringir o código de ética, pode receber as seguintes punições:

  • Censura;
  • Suspensão;
  • Exclusão;
  • Multa.

A censura é a punição mais leve e consiste apenas no registro nos assentamentos, contudo, em alguns casos a censura pode se converter para uma advertência.

A suspensão impede que o advogado exerça sua profissão em todo o território nacional. Nesse caso, a exclusão pode ocorrer caso o advogado tenha recebido três suspensões. 

Multa não pode ser aplicada de forma isolada, ela pode ocorrer se a justiça determinar como sendo necessário, juntamente com a censura e a suspensão.

1. Quais são os motivos para isso ocorrer?

A propaganda tem como objetivo a persuasão, enaltecendo o produto ou serviço e busca estimular a compra.

Portanto, você deve estar pensando que, já que não pode divulgar seu trabalho, precisa depender exclusivamente de indicações, não é mesmo?

Mas isso está longe da verdade!

O artigo 39, busca esclarecer que o advogado tem o direito de divulgar o seu trabalho, desde que seja da forma correta, por meio de um conteúdo informativo e que o mesmo valorize a discrição.

\"setor

2. Exemplo de uma captação indevida de clientes na advocacia

Imagine a seguinte situação: uma pessoa foi indicada para dois advogados e entrou em contato com eles.

No primeiro caso, ela marca uma consulta e diz para o advogado que foi demitida da empresa, mas que não recebeu todos os direitos que acredita possuir. Entretanto ela afirma não possuir certeza sobre isso.

O advogado então se prontifica a questionar mais sobre o assunto e busca esclarecer as dúvidas do cliente. Este agradece e vai à procura do segundo advogado para ter certeza sobre qual profissional irá contratar.

Ao chegar no escritório do segundo advogado ela opta por dizer as mesmas coisas, fala que não entende muito sobre os seus direitos mas que queria saber tem direito a outros benefícios.

O segundo advogado não esclarece as dúvidas do cliente, ele foca apenas em se promover, diz para o cliente que o mesmo tem direito a tudo, mas não pede um único documento do cliente, além dos necessários para abrir o processo.

O cliente agradece e vai embora.

O mesmo já tem certeza de qual advogado vai contratar para resolver suas demandas.

Você conseguiu entender como isso se encaixa nas propagandas? Ao contratar um serviço você busca saber apenas um nome qualquer ou prefere alguém que demonstre conhecimento sobre o serviço? O mesmo ocorre com os seus clientes.

Além da captação indevida devido ao código de ética, é imprescindível levar em consideração durante o dia a dia o que o cliente realmente precisa no momento.

3. Captação de clientes na advocacia

Agora que você já sabe o que é a captação indevida de clientes na advocacia, é necessário saber a maneira correta de atrair os seus clientes. Como foi mencionado anteriormente, a captação de clientes por meio da indicação não é a única forma de realizar essa tarefa. Veja outros exemplos:

  • Publicações de artigos de carácter informativo;
  • Ministrar palestras com conteúdo informativo para o seu público alvo;
  • Usar as redes sociais ao seu favor, buscando disseminar conteúdos relevantes para o seu público.

Você já deve ter escutado ao menos uma vez na sua vida o ditado “Quem não é visto, não é lembrado”.

Assim, ministrar palestras e usar as redes sociais pode parecer um bicho de sete cabeças para aqueles que são tímidos. Mas a regra é clara: se alguém gosta do conteúdo produzido, quando precisar, se lembrará de você.

É fundamental que você saiba quem é o seu público-alvo, e o que você espera conquistar com isso, tenha em mente o que você deseja ao ministrar palestras ou publicar nas suas redes sociais.

Se você ainda está com dúvidas faça a seguinte pergunta: eu quero aumentar o meu networking ou aumentar a minha clientela? Nesse primeiro momento de divulgação é essencial que você foque em apenas um público-alvo.

Lembre-se de postar semanalmente e com o passar do tempo, além das postagens, busque mostrar quem você é, além dos seus conhecimentos busque transmitir seus valores para o seu público.

4. Benefícios da captação de clientes

Alguns dos benefícios de realizar uma captação adequada de clientes são:

  • Credibilidade;
  • Novos clientes;
  • Melhores honorários.

Assim como a captação indevida ocasiona o afastamento dos clientes, a captação correta irá consequentemente atrair mais clientes, pois você demonstrará para os seus clientes que eles podem confiar em você.

O seu esforço resultará no reconhecimento, e isso é algo que a maioria dos profissionais buscam.

Além disso, ocorrerá o aumento dos seus honorários devido ao acréscimo de clientes.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
\"Google