Você sabe como aumentar a base de clientes do seu escritório de advocacia?
Esse é o desejo de muitos advogados, porém, nem todos conhecem técnicas que ajudam a alcançar esse objetivo. Contudo, adotando as estratégias corretas, essa tarefa se torna mais simples.
E por isso, estamos aqui para te apresentar 10 estratégias que vão te ajudar a aumentar a sua base de clientes. Confira o artigo abaixo para conhecer técnicas que vão facilitar o serviço da sua equipe no momento de tornar seu escritório mais popular.
Boa leitura!
Como aumentar minha base de clientes
Como dito antes, nem todo advogado conhece as técnicas necessárias para aumentar sua base de cliente. Entretanto, existem algumas dicas simples que podem ajudar qualquer profissional que deseja se aventurar por esse caminho.
Confira!
1. Invista em um blog para seu escritório
Se você procura saber como aumentar a base de clientes, investir em um blog pode ser o que precisa. Afinal, hoje em dia, boa parte do público que precisa de serviços jurídicos, antes de contratar um escritório, procura se informar sobre como o processo é feito.
Assim, durante esse período, eles caem em uma série de textos, presentes em blogs, e produzidos por diversos escritórios. Este que você está lendo neste momento, por exemplo, se encaixa nessa categoria e foi criado para solucionar algum problema.
Dessa forma, é interessante notar que um texto em um blog faz com que você seja visto como uma referência pelo público. Quanto mais o cliente te ver como uma autoridade no assunto, maiores são as chances dele te contratar, o que aumenta o seu lucro.
De toda forma, essa é uma das principais estratégias de marketing jurídico digital praticada nos dias de hoje. Se você não quer ser deixado para trás pela concorrência, e quer aumentar a base de clientes, não deixe de começar a trabalhar no seu blog.
2. Peça indicações para aumentar a base de clientes
Para aumentar a base de clientes, você pode pedir a indicação de pessoas. Vindo da opinião de um conhecido, a consideração que envolve ambos, e um feedback positivo já existente com a sua empresa, acabam pesando positivamente.
Por isso, não deixe de entrar em contato com os seus clientes para solicitar indicações de pessoas. Qualquer um que possa precisar de serviços jurídicos, seja amigo, familiar, ou de qualquer outro grupo, pode acabar se tornando um novo cliente.
Porém, para que isso consiga ter bons resultados, não deixe de oferecer algumas bonificações para seus clientes. Um mês de serviço gratuito, 50% de desconto em X serviços, ou uma outra premiação, são sempre interessantes.
Isso vai incentivar o seu cliente a indicar pessoas, e você aumenta a sua base de contatos de maneira mais simples. Tudo isso é muito positivo para o seu escritório, afinal de contas, a propaganda de um consumidor é mais efetiva do que a de uma empresa.
3. Ofereça algo a mais para o seu público
Quando falamos sobre como aumentar a base de clientes do seu escritório, é importante pensar na atração de pessoas. Fazer com que o seu negócio consiga atingir um público que antes não conhecia o seu trabalho, é o grande objetivo dessas estratégias.
E para isso, uma técnica eficaz é a de oferecer algo diferente, o que nós podemos chamar de isca digital. Isso porque estamos falando de materiais ricos, que trazem informações realmente valiosas para quem está precisando de assistência.
Alguns exemplos de materiais que podem se enquadram nessa categoria são os seguintes:
- Infográficos;
- Planilhas;
- Ebooks;
- Webinars;
- Podcasts;
- Vídeos exclusivos;
- quiz;
- Lives para retiradas de dúvidas sobre a área.
Por meio desses materiais, o indivíduo vai entender que o seu escritório pode, realmente, ajudá-lo de alguma forma. Dessa maneira, as chances de conseguir aumentar a sua base de clientes sobe, o que é positivo para o seu negócio.
4. Como aumentar a base de clientes com um site
Quando procuramos como aumentar a base de clientes do escritório de advocacia, logo nos deparamos com a criação de um site. Hoje, esse tipo de ferramenta é essencial para garantir maior visibilidade para seu negócio dentro da internet.
Atualmente, boa parte das pessoas, quando vão procurar por algum serviço, usam a internet para fazer uma primeira pesquisa. E se o seu escritório não está presente dentro da rede, as chances de que se encontre ele são bem pequenas.
Ou seja, não deixe de buscar desenvolver o seu próprio site, para disponibilizar seus serviços mais facilmente na internet. A saber, algumas das abas mais comuns dentro dessas páginas, para garantir um bom uso, são as seguintes:
- Página principal: onde o conteúdo principal é colocado, levando o cliente direto para a contratação dos serviços;
- Contato: página que conta com um local para envio de mensagens, além de número de telefone, endereço e e-mail do escritório;
- Sobre: conta um pouco mais sobre a história do seu escritório, o que ajuda a criar uma conexão entre os dois lados;
- Blog: local onde textos são postados, para nutrir seus clientes com informações valiosas;
- Serviços: aba que define quais são os serviços prestados pelo seu escritório, e como eles podem ser contratados.
Enfim, a criação de um site é essencial no cenário atual, e vai te ajudar a ter resultados mais expressivos. Além disso, essa ferramenta permite que você explore gatilhos mentais, para aumentar ainda mais a sua base de clientes.
5. Tenha uma equipe preparada para lidar com os clientes
É essencial treinar a sua equipe para conseguir ter mais clientes no seu escritório de advocacia. Assim, é preciso ministrar treinamentos frequentes, visando garantir que todos realmente conheçam o serviço que será oferecido.
Além disso, garantir um bom atendimento ao cliente é essencial para qualquer escritório atual. Saber demonstrar interesse, tratar o público com cordialidade, entre outros aspectos básicos, é essencial para aumentar suas chances de sucesso.
De toda forma, otimizar o atendimento jurídico é muito importante para o crescimento do seu escritório. Se você pretende aumentar a sua base de clientes, é essencial oferecer treinamento para a sua equipe lidar melhor com o seu público.
6. Contatos inativos podem ajudar a aumentar a base de clientes
Retomar contato com clientes inativos pode ser uma boa oportunidade de aumentar sua base de clientes. Envie mensagens sugerindo novos serviços que podem ser úteis para garantir uma maior interação entre os dois lados.
Recuperar um cliente que já conhece a sua marca é mais fácil do que conquistar alguém que nunca teve contato com a sua equipe. Por isso, o envio de mensagens para esse grupo de pessoas pode acabar sendo mais proveitoso do que imaginam.
Em todo caso, isso pode ajudar a aumentar a sua meta de novos clientes, desde que a abordagem seja feita da maneira correta. Seja amigável, ofereça condições especiais de pagamento, e mostre como a sua empresa melhorou desde o último contato.
7. Base de clientes pode aumentar com parcerias
Uma boa dica para aumentar a base de clientes é promover parcerias com outros tipos de escritórios. Uma empresa do ramo contábil, por exemplo, pode acabar tendo o mesmo grupo de clientes que o seu, e por isso, pode ser algo positivo.
Oferecer descontos caso o cliente seja indicado pela empresa X, por exemplo, é uma boa estratégia a ser adotada. Por mais que você tenha que diminuir a margem de lucro em um primeiro serviço, isso te ajuda a ter um número maior de clientes.
Em todo caso, parcerias na advocacia são muito comuns, e podem acabar sendo extremamente positivas. Tudo isso é essencial para aumentar a sua capacidade de atuação, ajudando a ter um número maior de clientes em geral.
8. Faça seu escritório estar no Google
Cadastrar o seu escritório no Google Places é essencial para tornar seu negócio mais relevante na região. Mesmo que você tenha a atuação focada no ambiente digital, ainda assim, é recomendado estar presente dentro da plataforma.
Isso porque, o Google e outros motores de busca posicionam melhor os escritórios que estão cadastrados na plataforma. Além disso, aspectos geográficos, e o número de informações que são dadas sobre empresas em geral, também pesam nisso.
Essa prática faz com que, quando alguém pesquise por “advogados” na sua cidade, o seu escritório apareça antes dos outros. Sendo assim, é essencial cadastrar seu negócio nessa ferramenta, que pode ajudar a dar mais visibilidade para o escritório.
De toda forma, por mais que possa parecer algo sem impacto, isso é essencial para o seu sucesso em geral. A transformação digital na advocacia já é real, e você precisa buscar formas de se adaptar a essa nova realidade.
9. Esteja presente em eventos jurídicos
Uma boa forma de fazer o seu escritório ser visto pelo público é estando presente em eventos jurídicos. Seja digital ou presencialmente, é interessante marcar presença, para que possíveis parceiros e clientes vejam o seu negócio.
No entanto, você se engana se pensa que apenas advogados frequentam esse tipo de evento. Muitas vezes, potenciais clientes, em busca de respostas para seus problemas, marcam presença nesse tipo de evento, para suprir suas necessidades.
Sendo assim, é possível fazer contato direto com esse público, ou, no mínimo, ser visto por eles. De qualquer forma, se a conversa com um potencial cliente não acontecer, na pior das hipóteses, você ao menos adquire algumas dicas para aumentar a produtividade da equipe.
10. Softwares jurídicos podem ajudar a aumentar a base de clientes
Nossa última dica de como aumentar a base de clientes do seu escritório fala sobre o uso de um software jurídico. Dentro do universo advocatício, o uso de ferramentas que facilitam o trabalho dos advogados vem se tornando cada vez mais comum.
Por meio dessas ferramentas, é possível diminuir o número de erros na sua rotina, automatizar processos, entre outros procedimentos. Sendo assim, esses programas trazem vantagens consideráveis para os escritórios que investem nessas soluções.
Contudo, se você quer aumentar a produtividade da equipe, o que reflete no aumento de clientes, é preciso investir na ferramenta certa. E para isso, o sistema taskscore utilizado pela ADVBOX pode ser a solução perfeita para o seu escritório.
Com essa ferramenta, você consegue verificar a produtividade de cada membro da equipe, o que afeta diretamente no serviço prestado aos clientes. O sistema acompanha os advogados em tempo real, dando pontos ao realizar tarefas, o que incentiva o colaborador.
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