Marketing jurídico: Quais as vantagens de usar CRM?

Não dá mais pra negar todas as vantagens trazidas pelo Marketing Jurídico para os escritórios de advocacia que almejam destaque no mercado jurídico.

Porém, como é de se esperar, os escritórios têm se especializado cada vez mais nessa área. Isso gera uma concorrência desleal e traz dificuldades principalmente para os advogados iniciantes. Afinal, como concorrer com quem já está estabelecido no mercado?

Uma das soluções buscadas por muitos profissionais e que tem se mostrado cada vez mais relevantes é a implementação de um CRM.

As vantagens de usar CRM, ou Customer Relationship Management em inglês, são inúmeras. É por isso que ele tem se tornado uma das principais tendências atuais no que diz respeito ao Marketing Jurídico Digital.

O que significa as iniciais CRM?

O CRM (Customer Relationship Management) é uma estratégia de gestão em 360 graus que engloba todos os pontos de contato entre os clientes e aqueles que ofertam o serviço a ele.

Dessa forma, o gestor jurídico do escritório consegue ter controle sobre as ações tomadas por seus colaboradores e garantir que o fluxo de trabalho está fluindo da melhor forma. Isso tem um impacto direto na produtividade da sua equipe.

Além disso, os advogados conseguem manter um relacionamento eficaz com os clientes, mantendo-os informados acerca do andamento da sua causa e sanando possíveis dúvidas que possam surgir.

Por consequência, os clientes ficam muito mais satisfeitos com o trabalho prestado. A tendência é que eles tenham a tendência de indicar os serviços da sua equipe a mais pessoas, gerando um ciclo extremamente benéfico para o seu escritório.

O que é CRM na advocacia?

Ainda que seja muito popular entre empresas de diversos segmentos, o CRM tem um papel especial na advocacia. Em virtude de essa ser uma área que compreende um contato íntimo com seus clientes, esse sistema se mostra cada vez mais essencial.

Essa é provavelmente um dos grandes destaques entre a advocacia e outras áreas de atuação. O advogado é o profissional responsável por lidar com problemas pessoais no momento em que seu cliente está mais fragilizado.

Portanto, é fundamental que ele esteja munido de ferramentas que facilitem ao máximo esse contato e permitam que aqueles que utilizam de seus serviços se sintam acolhidos. As automações e otimizações trazidas pelo CRM cumprem esse papel com excelência.

Para que serve CRM jurídico?

Otimizar o fluxo de atendimento e automatizar os contatos entre advogados e clientes estão entre as principais vantagens trazidas pelo CRM tanto para o fluxo de trabalho interno de um escritório quanto para seu Marketing Jurídico.

Uma vez que o escritório passa a utilizar o CRM no seu dia a dia os benefícios são notados não só pelos profissionais que o utilizam, como pelos próprios clientes.

Como resultado da sua utilização há a otimização do relacionamento do cliente. Ainda que não seja padrão em todos os escritórios, esse deveria ser um objetivo geral pelo motivos já citados anteriormente.

Qual o conceito de CRM?

Um CRM adequado deve centralizar todas as informações dos clientes em uma única plataforma. Isso para que toda a equipe do escritório seja capaz de acessar esses dados e ter consciência da situação em que o atendimento se encontra.

Assim, o atendimento fica muito mais rápido e efetivo. Além da satisfaçõ do cliente permanecer acima da média do mercado, isso facilita muito o trabalho de gerenciamento realizado pelo gestor do escritório.

Isso se dá pelo fato de que com as informações necessárias disponíveis, o administrador não tem a necessidade de gastar tempo recolhendo esses dados para realizar sua análise. Com a ferramenta adequada, tudo está disponível a qualquer momento e em qualquer lugar.

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Quais são os 3 tipos de CRM?

Existem três tipos de CRM no mercado:

  • CRM de marketing;
  • CRM de vendas;
  • CRM de suporte.

Porém, uma ferramenta adequada deve englobar as tarefas dessas três variantes em apenas um sistema. Dessa forma, todo o fluxo de trabalho do escritório estará centralizado e sua otimização será muito mais simples.

Uma das principais funções cumpridas pelo CRM em um escritório de advocacia está relacionada à definição e identificação do seu público alvo. Com isso, a equipe do Marketing Jurídico é capaz de elaborar as melhores estratégias de prospecção e captação de clientes.

O que faz um profissional de CRM?

É importante compreender que o CRM é um sistema, mas também uma estratégia. Dessa forma, todos os profissionais do escritório devem utilizá-lo para que os resultados atingidos sejam os mais significativos.

A fim de compreender quais os problemas e necessidades do escritório, o CRM coleta os dados de perfil e de hábitos dos clientes. E isso só é possível se todos os profissionais estiverem engajados em utilizar o CRM na sua rotina profissional diária.

Essa é a maneira mais eficaz de garantir que o sistema será alimentado constantemente com os dados e as métricas necessárias. Assim, as ações de relacionamento direcionadas pelo CRM apresentam bem mais resultados e vantagens.

Como fazer o marketing jurídico?

Com todos os dados coletados pelo CRM é possível montar estratégias de Marketing Jurídico que sejam realmente eficazes. Com o fim de melhorar a prospecção e aumentar a captação de clientes é preciso saber como agir.

O Marketing Jurídico de Conteúdo é um dos que mais tem se destacado por sua facilidade de implementação. Basta que o advogado transforme em conteúdo aquilo que já pratica no dia a dia.

Essa produção pode ser através de blog, perfil nas redes sociais ou qualquer outro meio. Algo que vale ser mencionado é que a produção de conteúdo informativo está enquadrada nos normas da OAB.

Contudo, a produção deve estar focada em áreas específicas para não se tornar desgastante.

E a maneira mais eficaz de saber onde concentrar o foco do conteúdo é através de dados que mostrem o interesse do seu público e clientes, fato que é proporcionado com o CRM.

Onde o CRM pode ser usado?

No Brasil, o CRM é muito utilizado na organização dos times de vendas das empresas. No entanto, cada vez mais os escritórios de advocacia estão adotando essa prática para gerir novas negociações de contratos.

Quando um advogado fica responsável pelo fechamento de contratos em tempo integral passa a fazer o gerenciamento das negociações. Essa medida é responsável por otimizar o fluxo de trabalho do escritório e aumentar a quantidade de contratos fechados mensalmente.

Em média, um fechador de contratos atua em um número de 40 a 60 negociações por mês, com uma média de 20 a 30% de contratos fechados.

Isto é, é muita informação para gerir! Esse é um dos principais motivos para se optar por um CRM para área de vendas.

No caso da ADVBOX, desenvolvemos o CRMBOX, um CRM desenvolvido de acordo com as necessidades e especificidades do mercado jurídico. Com ele, é possível centralizar todos os dados e informações referentes à toda a tramitação do processo.

Qual é o principal objetivo do CRM?

É possível afirmar que o principal objetivo do CRM Jurídico é a automação do relacionamento entre o escritório e seus clientes.

Isso porque uma das estratégias de marketing digital de fidelização e indicações mais eficazes é a integração do CRM com a automação de relacionamento ao cliente.

Essa automação consiste no envio de mensagens programadas para os clientes do escritório. Diminuindo o esforço realizado pelos advogados para uma comunicação eficaz e aumentando o grau de satisfação dos clientes.

Assim, com uma compreensão completa dos perfis, ações e dos contatos do cliente, a automação de relacionamento pode oferecer resultados surpreendentes.

Ou seja, com todos os dados fornecidos pelo CRM, os gestores são capazes de compreender melhor quem são os clientes, quais suas suas preocupações e quais seus canais de comunicação, se utilizam mais e-mail, SMS ou redes sociais, por exemplo.

Com esse detalhamento de informações, a automação realizada pelo CRM consegue suprir uma série de demandas que normalmente ocupam muito tempo dos profissionais jurídicos.

Em outras palavras, utilizar o CRM tem efeitos que vão desde o aumento da produtividade até a melhora na satisfação dos clientes.

Como utilizar o CRM com os clientes?

A fidelização de clientes, o reconhecimento do escritório, a otimização do do fluxo de trabalho e, consequentemente da produtividade de modo geral, já são motivos suficientes para que os gestores pelo menos considerem a implementação desse sistema.

Mas além disso tudo, também é imprescindível notar que a diminuição de custos e de esforço necessário para a conclusão de metas é muito diminuído.

Assim, a aquisição de novos clientes que sejam mais rentáveis fica mais simples.

Ademais, é possível automatizar envio de mensagens por etapas de processos, reduzindo custos de comunicação com clientes, aumentando sua satisfação e diminuindo a carga de tarefas da equipe.

Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!

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