Direito Imobiliário: confira estratégias para conseguir clientes!

O mercado do Direito Imobiliário sempre trará oportunidades, uma vez que acompanha uma necessidade presente na vida de todos os cidadãos. De que forma você pode utilizar a tecnologia e os meios digitais para se destacar em meio a essas oportunidades?

Seus clientes vêm de onde?

Antes de qualquer coisa, é muito importante saber por qual meio os clientes encontram seus serviços. Cada vez mais os escritórios têm diferentes fontes de clientes e diferentes formas de como captar clientes na advocacia.

Organizar a origem deles em planilhas ou arquivos digitais pode ser um tanto quanto complicado. Pode ficar difícil encontrar tais informações, principalmente em casos de escritórios ou advogados com uma quantidade maior de clientes.

A centralização dessas informações em uma plataforma de qualidade e simples de usar ajuda muito no fluxo de trabalho. Isso pode ser feito pela separação dos clientes em diferentes categorias que indicam sua origem.

Exemplos de categorias que podem ser usadas pelos advogados são:

  • Clientes Dativos;
  • Indicação de parceiro (incluir o nome do parceiro também);
  • Indicação de cliente;
  • Indicação família/amigos;
  • Associações e sindicatos;
  • Marketing Digital;
  • Palestras e Eventos;
  • Atendimento no Balcão.

Organizar esses clientes e os dados deles, bem como as informações das ações, é de suma importância. A análise deles permite que você compreenda qual é a sua fonte mais efetiva de aquisição de clientes. A partir disso, terá muita facilidade para desenvolver estratégias para atrair mais clientes.

Quem é seu público?

Definir o seu público é o primeiro passo para começar a construção do conteúdo. Antes de falar, você precisa saber para quem está falando.

Com a segmentação, é possível definir perfis aproximados de pessoas que estarão interessadas nos seus serviços. Após isso, basta buscar por eles na internet.

Mas como definir o público que pode necessitar de um advogado imobiliário? Não pode ser qualquer pessoa?

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Sim e não. Sim, qualquer pessoa pode necessitar de auxílio de Direito Imobiliário. Mas não significa que você não deva traçar um perfil específico. Por isso mesmo a importância de ter informações organizadas sobre seus processos e clientes.

Através da análise desses dados, comentados no item anterior, você consegue traçar o perfil que mais traz sucesso para a realidade do seu escritório. Quais tipos de ações trazem maior retorno? Os clientes que mais ajudam no seu crescimento possuem qual idade, quais interesses, moram em que regiões?

A definição da persona não limita quem pode buscar seus serviços. Mas orienta para quem o seu discurso será direcionado. É nesse perfil que você irá pensar quando criar seu conteúdo.

Essa é a importância de ter os seus dados organizados e centralizados.

Conteúdo atrativo de Direito Imobiliário

E de que forma é possível desenvolver um conteúdo que atraia a atenção das pessoas falando de Direito Imobiliário? Na realidade, qualquer tema é atrativo quando você entende do assunto e fala sobre algo que vai ser útil para as pessoas.

No cotidiano de um condomínio, por exemplo, há dezenas de questões que podem ser abordadas para esclarecer aos condôminos sobre a legislação que afeta o ambiente que eles vivem.

Outra ideia é falar sobre tratativas em imobiliárias e curiosidades legais que o público geral talvez não tenha conhecimento.

Estes dois exemplos (entre tantos outros possíveis através da sua criatividade) já podem trazer ao seu público a percepção de diversos direitos e deveres que eles não faziam ideia que existiam.

A partir desse momento, a sua relevância aumenta. Você deixa de ser a pessoa que fez um texto, uma publicação em rede social ou um vídeo, e passa a ser a pessoa que mostrou a solução de um problema.

Um problema que, muitas vezes, as pessoas nem sabem que existe!

E é nisso que consiste um conteúdo de qualidade: ser útil e fácil de compreender.

Atraindo clientes de Direito Imobiliário

O meio para atrair clientes pela internet vai ser, sempre, a qualidade do seu conteúdo e o alinhamento das suas estratégias de marketing digital. Mas é preciso adequar isso à linguagem do cliente.

Não use termos típicos da linguagem jurídica. Lembre-se que você não está tentando atrair outros advogados. Se você quer atrair clientes, precisa falar o idioma deles.

No caso do Direito Imobiliário, é preciso simplificar um tema que já bastante complexo por si só. Portanto, cuidado redobrado ao não utilizar linguajar técnico demais. Se for necessário, encontre um profissional de comunicação para trabalhar nessa área.

O seu conhecimento técnico e teórico faz de você um bom profissional. Mas é a qualidade e a clareza do seu conteúdo que vai fazer com que você ganhe seguidores do seu trabalho. O que resulta no contante acompanhamento do seu conteúdo pelo seu público… Uma poderosa maneira de fechar contratos.

Marketing Jurídico Digital no Direito Imobiliário

O marketing jurídico digital é uma forma de atrair seus clientes pela internet. Não basta ter presença digital. Você deve ainda estudar e aplicar essas estratégias. É assim que atingirá o público certo, fazendo com que eles busquem não apenas informações, mas informações que venham através de você!

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E, com um bom projeto de marketing, você não fica mais preso a barreiras geográficas. Não se prender a um cenário local afasta a preocupação de que faltará oportunidades de mercado.

Você tem alguma rede social? Usa ela como canal de atendimento? Faz marketing digital pela internet? Certifique-se de que seu conteúdo é feito para atrair clientes, não outros advogados!

Publique informações e dicas que sanem as dúvidas mais comuns do seu público. Não tenha medo de usar a base de informações que você obtém nos seus atendimentos do dia-a-dia. Quanto mais clara, importante e útil, maior será o potencial de atingir cada vez mais pessoas.

É assim que publicações virais nascem.

Se seu escritório ainda não tem redes sociais e site, certamente está nos seus planos esse investimento. Se já tem, como você produz conteúdo?

Com todas as limitações da OAB fica difícil saber o que pode ou não fazer. Assim, é comum que os escritórios produzam conteúdo jurídico a partir de notícias. Ou, ainda, compartilhem decisões e postagens de páginas de tribunais, conselhos ou da própria OAB.

Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!

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