Concorrência no mercado de Advocacia no Brasil

Hoje em dia, é comum ouvir que, “se você chutar uma moita, saem 5 advogados”. Talvez essa frase não seja tão exagerada, uma vez que o Brasil é um dos países com maior quantidade de advogados do mundo.

O que fazer, então, para se destacar no mercado de advocacia no Brasil, cada vez mais concorrido?

Algumas qualidades individuais possibilitam aos advogados terem mais sucesso em sua profissão do que aqueles com maior conhecimento técnico. Isso porque ser advogado envolve mais do que apenas estudar exaustivamente – na realidade, essa é a parte mais fácil.

A advocacia é a profissão jurídica que está mais ligada às pessoas. Ou seja, sua reputação e sua forma de comunicação contam (e muito) para seus resultados.

É justamente por isso que separamos 10 qualidades indispensáveis para se sobressair no mercado de advocacia no Brasil 

1. Posicionamento no mercado de advocacia no Brasil 

Quando você começa a atuar, as pessoas querem saber como se referir ao novo advogado. Isso significa que você deve criar uma identidade profissional.

Uma dica é focar em algo que lhe interesse e falar sobre esse tema em rodas de amigos e eventos profissionais, trazendo o assunto para si. Esse é o primeiro passo para se tornar referência na área.

O marketing digital pode ser um catalisador muito poderoso nesse processo, pois permite que você possua uma lista de clientes e outros contatos.

Assim, você pode mantê-los informados sobre novidades da área e novas decisões judiciais de interesse. Por isso, é essencial ter um cadastro de clientes digital e atualizado.

2. Seja especialista em uma área do Direito

Em decorrência do que citamos no ponto anterior, é válido afirmar que ninguém sabe tudo sobre todos os temas. É por esse motivo que a especialização ajuda você a se destacar em meio à concorrência.

Escolha uma área e estude bastante sobre ela: aprofunde-se, participe de eventos, faça postagens em redes sociais. Quando menos esperar, você já será referência na sua cidade.

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3. Saiba cobrar pelo seu trabalho

Aqui não estamos falando sobre cobrar um valor exorbitante ou um muito baixo. O importante é saber mensurar o valor do seu trabalho em relação aos demais, mantendo um valor um pouco acima da média.

É preciso ser justo com seus clientes e parceiros. Para isso, você deve informar o valor a ser pago sempre antes da ação e ter um contrato escrito assinado por ambas as partes.

Não acertar os valores antes pode permitir que você consiga cobrar mais, mas deixará seu cliente ou parceiro ressentido. Abusar financeiramente fará com que você ganhe um detrator do seu nome, e isso não há dinheiro que pague.

4. Construa um ótimo relacionamento com clientes e parceiros

Na sociedade da informação em que vivemos, é fundamental manter suas relações claras e transparentes. Isso porque a verificação de informações é algo fácil e rápido de ser feito.

Não pense em enganar para obter ganhos imediatos: pense em relações sólidas. A automação do relacionamento com o cliente pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo sem comprometer seu tempo.

5. Não pegue ações que você não saiba fazer

Fazer ações sem conhecimento jurídico pode gerar uma enorme perda de tempo e dinheiro. Isso tudo pode levar a uma má reputação e um atraso no crescimento do profissional. Por isso, priorize apenas ações que você possa conduzir.

Caso haja a oportunidade de se envolver com ações que você mal sabe por onde começar, dê preferência a uma nova parceria aderindo à Advocacia em Rede. Dessa forma, você garante um parceiro especialista na área e que saiba lidar bem com o caso do seu cliente.

6. Hiperespecialização: Um diferencial no mercado de advocacia no Brasil

Já é comum a prática de uma advocacia especializada. Porém, com a universalização do acesso ao ensino superior se formaram inúmeros advogados nos últimos anos, aumentando a concorrência e exigindo mais. Dados do exame da ordem contabilizam quase um milhão de profissionais registrados no país.

A hiperespecialização se mostra um diferencial quase indispensável. Nesse contexto, tratar de Direito Tributário, por exemplo, é generalista demais. Seria necessário encontrar algumas teses específicas para se aprofundar. Assim, o advogado passa a ser referência e maior será o número de clientes que o contratará.

No entanto, é importante salientar que advogados os quais atuem em pequenas cidades, de até 15 mil habitantes, não precisam se preocupar com isso, pois não haveria demanda suficiente para hiperespecialização.

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7. Fragmentação do trabalho do advogado

O segundo item da metodologia que pode lhe transformar em um advogado mais eficiente é a fragmentação do trabalho.

Atualmente a maioria dos escritórios possui a ideia de que um processo pertence a um único advogado. Isso gera uma série de problemas. Primeiro porque sobrecarrega o advogado com atividades que poderiam ser facilmente delegadas aos estagiários.

Segundo, porque ao final da ação, quando precisa dividir os honorários entre os sócios, há uma sensação de injustiça. Afinal, você teve todo o trabalho, certo?

A solução seria fragmentar o trabalho do advogado em várias etapas. Administrativo seria responsabilidade de uma pessoa, cálculos de outra, atendimento, petições, encontrar jurisprudência, audiências, de outras. Enfim, cada etapa seria responsabilidade de uma pessoa diferente.

A fragmentação condiz também com a hiperespecialização, pois além de saber mais sobre determinados tipos de ações, o advogado seria especialista em determinadas etapas processuais.

8. Automação de relacionamento

Já comentamos aqui no blog quais são as melhores práticas de relacionamento entre escritórios de advocacia e seus clientes. Dentre elas está a automação de relacionamento.

Automatizar o relacionamento enviando mensagens simples, que não necessitam de explicações complexas, é fundamental para fortalecer o elo com o cliente e a confiança que ele tem no seu escritório, além de “aliviar” a sua agenda.

9. Gestão de Processos Digitais

Com o aumento de tribunais virtuais viabilizando o andamento de processos inteiramente pela internet a digitalização deixa de ser apenas um diferencial e começa, aos poucos, a se tornar uma obrigação.

Assim, digitalizar documentos se tornou algo comum. Porém, o gerenciamento da documentação e de cadastros dos clientes como regra nem sempre é aplicado.

Centralizar os dados e documentos dos seus clientes em um sistema organizado, apropriado para a gestão, é um passo importante para acelerar tarefas e atendimento, além de evitar o constrangimento de não encontrar os dados dos clientes.

É o fim da perda de documentações e com certeza um diferencial hoje no mercado de advocacia no Brasil. 

10. Atendimento virtual

O atendimento virtual conta muito para a melhor execução do trabalho do advogado. Você terá registro de todas as conversas com seus clientes, evitará que eles se desloquem até o escritório (o que colabora, inclusive, para o meio ambiente) e, algumas vezes, se decepcionem ao verificar que você não está lá.

Mas há ainda outra vantagem de ouro para realização de um trabalho com os melhores resultados: Você poderá ter mais foco.

Isso porque será possível se dedicar às suas tarefas inteiramente, sem interrupções longas ou, às vezes, desnecessárias.

A utilização de canais de atendimento virtuais possibilita a realização do atendimento no melhor horário que você encontrar, ao mesmo tempo em que o cliente pode enviar suas dúvidas no melhor horário para ele.

Ainda, você poderá ter total foco para investigar as respostas e relembrar o caso do cliente. Dessa forma as respostas terão maior qualidade e seu trabalho de rotina não será prejudicado.

O que você achou das nossas dicas? Com elas, acreditamos que você terá uma grande vantagem no mercado de advocacia e caminhará na direção certa para gerenciar sua carreira como um empreendedor consciente. 

Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!

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