O Marketing Jurídico Digital foi o principal responsável, aliado a outras estratégias, em impulsionar a produtividade do escritório Koetz Advocacia como referência nacional ao se tornar o primeiro escritório 100% digital do Brasil.
O início e as transformações
O escritório começou de maneira simples, mas muito organizada. Por volta de 2013 e 2014, uma única pessoa com conhecimento de marketing digital iniciou a estratégia. A partir do momento em que se notou um resultado ainda discreto, porém real, o advogado gestor Eduardo Koetz enxergou o que isso poderia se tornar lá na frente.
A partir da progressão e avanço da estratégia da publicitária Juliana Koetz, designou a diretora de arte Vívian Albanus para trabalhar a identidade visual de tudo que acontecia no escritório.
Os avanços progrediram ainda mais, recebendo na equipe a também publicitária Andressa Spohr, que se especializou na gestão de mídias sociais. Após um ano e meio de estruturação e já com a média de 25 mil visitantes por mês consumindo conteúdos no site, o time de marketing da Koetz Advocacia foi complementado pelo jornalista e analista SEO Lucas Steinmetz.
No ano que veio a seguir, com todos os ajustes feitos e a máquina girando, o time aprendeu na prática que o crescimento em marketing jurídico digital é exponencial, e não linear…
O que mudou após o marketing jurídico digital?
Os resultados dos próximos doze meses após a implementação do marketing jurídico com alta performance multiplicaram em mais de 10 vezes os números dos doze meses anteriores.
Após um ano e meio de luta para chegar em 25 mil visitas, o que se seguiu foi um crescimento cada vez maior. Primeiro, 30 mil, depois 35, passando para 42, seguindo para 56… A progressão mostrava saltos maiores, resultantes do trabalho desenvolvido desde o início e ampliado pelo aperfeiçoamento do conteúdo e dos profissionais.
E foi assim que, após o segundo ano com a equipe formada, a Koetz Advocacia bateu a marca de 315 mil visitantes únicos em um só mês. Esse resultado corresponde a uma multiplicação de 12,6 vezes. Um crescimento de 1200%.
Veja abaixo um vídeo explicativo sobre marketing jurídico digital.
Quais problemas isso trouxe?
De fato, apenas um problema. Um problema que todo advogado gostaria de ter. Clientes demais.
A alta demanda de consultas e atendimentos passou a ser um problema. Através do marketing jurídico digital, um oceano de oportunidades surgiu. O primeiro obstáculo era aprender a identificar quais oportunidades trariam mais resultado para o escritório.
Sendo a Koetz Advocacia um escritório de Direito previdenciário, muitas pessoas chegavam até o atendimento com problemas que poderiam ser resolvidos na esfera administrativa. Ou seja, sem a necessidade de entrar com um processo judicial.
Então, foi necessário criar um sistema de qualificação dessas pessoas para responder estes casos administrativos com novos conteúdos que orientassem sobre os procedimentos. Enquanto isso, os casos que demandavam ação seriam encaminhados para atendimento específico.
Mas, ainda assim, eram muitas pessoas. Neste caso, também foi necessário contratar duas novas pessoas apenas para atendimento dos clientes que chegavam através do conteúdo na internet, conduzindo ao fechamento do contrato.
Por fim, a Koetz Advocacia pode realizar a transição e atender apenas online, uma vez que a demanda que o marketing jurídico digital trazia permitia essa opção. Tornou-se, dessa forma, o primeiro escritório a fazer atendimento 100% digital no país.
Como o marketing jurídico digital atingiu o financeiro?
Com essa demanda alta, a possibilidade de qualificar as melhores oportunidades e a capacidade de atender essas pessoas, o reflexo financeiro foi natural.
A quantidade de fechamento de contratos também foi multiplicada. Mas além de aumentar em quantidade, também foi verificado que o perfil de público que procura advogado pela internet é aquela faixa da população que possui uma renda maior, o que implica em maiores resultados.
Ao passo que muitas pessoas, através do conteúdo publicado, conseguiram resolver problemas administrativos sem a necessidade de contratar o escritório, o atendimento passou a ser de situações realmente complexas e que exigiam especialidade aprofundada.
Logo, a lucratividade foi fortemente impactada (sem deixar ninguém desamparado).
Para compreender melhor como o marketing jurídico digital pode influenciar diretamente no fechamento de contratos, veja abaixo um vídeo especial sobre esse tema.
A Koetz Advocacia é um dos diversos escritórios que se beneficiam dia após dia com a advocacia digital. Além disso, sustenta números que impedem a contestação da eficiência do marketing jurídico digital.
É um método que pode ser aplicado em escritórios consolidados ou iniciantes, respeitando a capacidade de investimento de cada um, e feito dentro do tempo possível de cada realidade.